As atividades manuais com crianças são uma excelente maneira de estimular a criatividade, a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo na educação infantil. Além de aprimorar as habilidades, esse tipo de atividade com as mãos promove a interação e o fortalecimento dos laços afetivos entre pais, professores e alunos, criando memórias para o resto da vida.
Saiba mais: +Encontre bolsas de estudo para o ensino básico
Em linhas gerais, incorporar as atividades manuais na rotina diária da criança pode tornar o aprendizado mais prazeroso e significativo para os pequenos. A psicoterapeuta e especialista em atendimento familiar, Helena Monteiro, explica que existem diversos estudos clínicos comprovando as vantagens das atividades manuais para o público infantil.
Essas atividades também oferecem uma oportunidade para as crianças trabalharem em grupo, promovendo habilidades sociais como a cooperação, o compartilhamento e a comunicação. Além disso, elas proporcionam uma forma de lazer saudável, permitindo que as crianças relaxem e desfrutem do processo de criação.
"Quando as crianças fazem atividades manuais como corte e colagem ou artesanato com argila, por exemplo, desenvolvem algumas capacidades como a concentração e a criatividade. Mas o mais surpreendente é que esse aprimoramento de habilidades manuais é capaz de fazer a criança se tornar mais disciplinada", disse a psicoterapeuta em entrevista à Revista da Mulher.
Por que vale a pena fazer atividades manuais com crianças?
Como foi dito anteriormente, as atividades manuais contribuem para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança, mas não é só isso. Esse tipo de brincadeira tem baixo custo e pode se tornar um momento de diversão para toda a família.
Com as atividades manuais na educação infantil, é possível estimular a imaginação, o controle emocional, fortalecer os músculos das mãos, além de ensinar sobre texturas, explorar as cores e os formatos. É, ainda, uma excelente opção para manter as crianças pequenas longe das telas ou dos celulares durante o tempo livre.
+ Crianças no celular: seu filho passa muito tempo no aparelho?
Incorporar essas atividades no currículo da educação infantil não só enriquece a experiência de aprendizagem das crianças, mas também contribui para seu desenvolvimento global de forma lúdica e prazerosa. Nesse sentido, vale a pena usar as atividades manuais com crianças nas escolas para aprimorar a concentração, a paciência e a autoestima entre elas.
“Quem nunca fez amizade e desenvolveu uma boa conversa enquanto fazia uma tarefa manual, como um artesanato ou mesmo uma organização de uma prateleira? Sem esse tipo de atividade, as crianças podem não se desenvolver plenamente, além de terem uma parte considerável do seu direito à aprendizagem negada”, enfatizou Caio Augusto Carvalho Alves, coordenador de graduação nas Licenciaturas de Pedagogia e Ciências e Letras do Senac EAD, em um artigo sobre o assunto.
Quais atividades manuais posso fazer com crianças?
Abaixo, listamos 10 sugestões de atividades manuais divertidas que podem ser realizadas em casa, na escola ou no condomínio, proporcionando momentos únicos de diversão para todas as idades.
Confira!
1. Fazer pintura com os dedos no papel.
Utilize tinta colorida e papel para estimular a criatividade das crianças. Essa atividade é interessante para elas conhecerem cores, formas e texturas.
2. Brincar de massinha de modelar.
Brincar com massinha de modelar é uma atividade divertida, que estimula a coordenação motora, a concentração e permite que a criança explore a imaginação para criar diferentes tipos de modelagens.
3. Fazer colagem com recortes de revista.
Essa atividade é bastante interessante para manter a criança distraída. Basta usar uma tesoura sem ponta, cola e folhas em branco para fazer as colagens.
4. Brincar de construir blocos com caixas de papelão, tampinhas de garrafas e outros objetos.
A construção de blocos ajuda a criança a ter uma maior percepção de espaço, cores e tamanho. Também é uma ótima atividade para estimular a concentração.
5. Confecção de máscaras de papel ou dobraduras de cartolina.
Nessa atividade, as crianças podem criar máscaras de animais, personagens e muito mais. Vale a pena usar cartolina colorida e canetinhas para decorar as máscaras ainda mais bonitas.
6. Plantar sementes e praticar a jardinagem infantil.
O plantio de sementes e o cuidado com as plantas é ótimo para a criança ter contato direto com terra, além de entender a importância do cuidado com a natureza.
7. Criação de brinquedos com materiais recicláveis (caixas de leite, garrafas plásticas, rolos de papel higiênico, caixa de papelão, etc).
Com os materiais recicláveis, é possível trabalhar com as crianças os conceitos de sustentabilidade. Tudo isso de um jeito divertido e dando asas à imaginação.
Veja também: Brinquedos de sucata: veja 5 dicas e a importância da reciclagem
8. Montagem de Quebra-Cabeças.
O jogo de quebra-cabeça incentiva a imaginação e fortalece a capacidade cognitiva da criança. Existem diferentes tipos e níveis de dificuldade que se adequam a todas as idades. Os professores podem usar essa atividade em sala de aula e os pais podem recorrer aos quebra-cabeças para divertir toda a família nos fins de semana.
9. Teatro de fantoches.
O teatrinho de fantoches é uma atividade feita com as mãos que pode dar vida a diferentes personagens, levando diversão às crianças dentro e fora da sala de aula. Essa brincadeira pode ser feita para contar histórias, cantar canções, ensinar conceitos e muito mais.
10. Desenhos com giz de cera.
Fazer desenhos com giz de cera ajuda a criança no aprendizado da escrita e no desenvolvimento da coordenação motora. Além disso, é uma excelente alternativa para ensinar as cores.
Veja também: Dia das Crianças: faça brincadeiras ao ar livre!
E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros pais e mães que queiram saber mais sobre atividades manuais na educação infantil. Aproveite para conhecer outros conteúdos do nosso blog.