10 livros infantis ilustrados em PDF para download gratuito

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A leitura é uma ótima aliada no desenvolvimento da criança pois, através de histórias e fantasias elas aguçam sua imaginação e passam a compreender melhor o mundo que as rodeia. Por isso, preparamos uma lista com dicas de livros infantis ilustrados em PDF gratuitos para você ler com os seus filhos. Confira!

Para as famílias que não podem comprar as obras físicas, há a opção de livro infantil em PDF que pode proporcionar momentos de aprendizado e diversão. Vamos conferir a lista?

10 livros infantis ilustrados em PDF

Os títulos abaixo são uma coletânea de obras disponíveis, gratuitamente, em diversos sites, e trazem histórias de aventura e amizade para ler com os seus filhos.

1) Bichos, coisas, e lugares - Equipe da Secretaria de Alfabetização

Com texto simples e ilustrações coloridas, este livro de história infantil em pdf está disponível para download gratuito. Ele é uma ótima pedida para dar asas à imaginação e  introduzir os bichos, as coisas e os lugares para as crianças de 0 a 2 anos de idade.

Faça o download do livro "Bichos, coisas, e lugares".

2) Tirrim e Cocoricó - Sandra Aymone

Tirrim - o relógio despertador - e Cocoricó - um galo - disputam o privilégio de acordar o dono todas as manhãs. Esta história, contada através de poesias, fala sobre a importância da amizade e como a competitividade excessiva pode causar problemas. Essa obra é indicada para crianças de 6 a 8 anos de idade, uma fase na qual a amizade começa a criar vínculos mais fortes.

Baixe o livro infantil em pdf "Tirrim e Cocoricó".

Leia também: + Descubra como conseguir bolsas de estudos para o ensino básico

3) O Livro dos Sorrisos - Antônio de Araújo

Mesmo quando tudo parece dar errado, precisamos seguir em frente. Nesta obra infantil - mas pertinente para todos -  Antônio de Araújo aborda como sorrir é importante mesmo em frente aos desafios da vida.

Faça o download do livro "O Livro dos Sorrisos".

Além disso, por meio de diferentes sorrisos, o livro consegue mostrar uma ideia bem importante: a diversidade.

Veja também: + Biblioteca infantil: veja 6 dicas de como montar em casa Escolinhas particulares em São Paulo com bolsas de estudo

4) O Jovem e o Gigante - Ricardo Moreira Figueiredo Filho

No livro “O jovem e o gigante”, vemos a importância da família em nossas vidas por meio do  mundo mágico dos contos de fadas, com seus mistérios, desafios e conquistas. A obra faz parte da “A Coleção Conta pra Mim” que é dedicada à família — mães, pais, filhas, filhos, avós, avôs…

Baixe o livro infantil em pdf "O Jovem e o Gigante".

5) O Livro que Não Tinha Fim - Sandra Aymone

Essa é uma história infantil em PDF que nos faz refletir acerca do aquecimento global e do cuidado com a natureza. Além disso, o livro apresenta ilustrações lindas para você mostrar para seu filho quando estiver lendo.

Faça download da obra "O Livro que Não Tinha Fim".

6) Quando a Minha Escola Abrir - Vários autores

Este livro ilustrado em PDF grátis traz a história tocante de sete crianças enfrentando as incertezas trazidas pela pandemia, uma realidade totalmente nova e desafiadora em comparação com o que estavam acostumadas. Com a escola fechada, elas se veem diante de dúvidas e situações nunca antes vivenciadas, navegando por emoções e pensamentos que surgem ao terem que se adaptar a uma nova forma de vida.

Baixe o livro "Quando a Minha Escola Abrir".

A narrativa não só expõe os sentimentos naturais de quem precisa se ajustar a um novo cotidiano, mas também apresenta estratégias para lidar com essa fase complicada. Apesar dos obstáculos, há uma mensagem de esperança que permeia o enredo: um dia, a escola vai reabrir, e tudo vai ficar bem!

7) Por quê? Por quê? e Porque! - Ana Cristina

Bento apresenta com humor a curiosidade inata de todas as crianças com suas perguntas sobre o mundo. Nesse sentido, esse é um livro de história infantil divertido, cheio de ilustrações, voltado para crianças entre 6 e 8 anos de idade.

Faça download do livro "Por quê? Por quê? e Porque!".

8) Outra História de Iracema - Domar Vieira

A clássica história da índia Iracema de José de Alencar ganhou ilustrações e uma repaginada para as crianças. Dá uma olhadinha na sinopse: “Muito além daquela serra, em maio, mês das novenas, bem num belo dia de sol, nasceu a linda Iracema. E pra decidir o nome, imagine a confusão”.

Baixe o livro "Outra História de Iracema".

9) O Vestido Azul - Sandra Aymone

Este livro infantil em PDF é recomendado para crianças de 7 a 9 anos e conta a emocionante história de Talita, uma menina inteligente e aplicada que, apesar de morar em uma casa que parecia mal-assombrada com paredes sujas e jardim descuidado, nunca deixava de ir à escola e sempre se destacava por suas notas excelentes. Apesar de ser extremamente gentil, ela enfrentava dificuldades para se integrar com as outras crianças, principalmente porque sua aparência, com roupas rasgadas e o rosto frequentemente sujo, a fazia ser deixada de lado nas brincadeiras.