7 vantagens de ter bolsa de estudo

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Muitos pais possuem o sonho dos filhos estudarem em escolas particulares de qualidade. A bolsa de estudo permite que alunos, sobretudo aqueles de famílias de baixa renda, tenham acesso a escolas de qualidade por um valor mais baixo.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Algumas instituições possuem políticas que garantem descontos de até 100% na mensalidade para determinados grupos de estudantes. Assim, isso acaba sendo uma opção extremamente vantajosa para os responsáveis.

Em tempos de pandemia, crise econômica e desemprego em alta no país, conseguir uma bolsa de estudo em uma escola particular se torna um alívio e tanto para os responsáveis.

Por que vale a pena procurar uma bolsa de estudo para seu filho?

Os benefícios de uma bolsa de estudo são muito significativos. Para os pais, representam a chance de ver os filhos conquistando uma educação de qualidade, sucesso no mercado de trabalho e nas provas de vestibular.

Sendo assim, se você tem dúvidas se vale a pena buscar uma escola com desconto para o seu filho, veja abaixo porque é importante ficar atento às oportunidades. A bolsa de estudo garante:

1. Mais chances de qualificação e aprendizado para os alunos.

2. Acesso a projetos pedagógicos diferenciados.

3. Redução da inadimplência escolar.

4. Diminuição do endividamento das famílias.

5. Mais oportunidades para os pais manterem irmãos na mesma escola.

6. Incentivo para o aluno manter o rendimento escolar em alta.

7. Acesso dos estudantes a professores capacitados e a escolas atentas aos desafios da educação.

Outro diferencial interessante da bolsa de estudo nas escolas particulares é a possibilidade dos pais matricularem os filhos em atividades extras. Assim, ao economizarem com a bolsa, eles têm mais recursos para arcar com aulas de inglês, natação ou cursos técnicos.

Além disso, os adultos podem direcionar o dinheiro do desconto na mensalidade escolar para outros casos. Por exemplo, fazer uma reserva financeira ou simplesmente para melhorar as condições de vida em casa.

Como ganhar bolsa de estudos em uma escola particular?

As escolas privadas contam com diferentes programas de descontos para captar alunos na fase de matrícula. Com isso, os critérios para concessão de bolsas podem variar de acordo com o perfil da instituição.

Dessa forma, a seguir vamos te mostrar quais são as formas mais comuns que as famílias podem conseguir bolsa de estudos para seus filhos. Confira:

• Processo seletivo: nesta modalidade os alunos fazem uma prova para conseguir o desconto. Assim, é comum que a bolsa seja equivalente a quantidade de acertos que o estudante fez.
  • Familiar: há algumas instituições de ensino básico que oferecem bolsas para famílias que vão matricular mais de um filho no mesmo colégio. Apesar de ser uma boa opção para aqueles pais que desejam que os filhos estudem no mesmo lugar, é importante lembrar que cada criança é de um jeito. Ou seja, a escola pode ser boa para um, mas não para o outro.
  • Social: este tipo de bolsa de estudo é garantida àquelas famílias que não possuem condições financeiras nem para arcar com a mensalidade e nem com materiais como apostila e uniforme. Nesses casos, é comum que as instituições de ensino façam uma avaliação socioeconômica da família antes de garantir o desconto.
  • Esportiva: muito comum em universidades estrangeiras, esta modalidade está ganhando espaço no Brasil no ensino básico. Assim, há colégios que ofertam descontos para alunos que se destacam em esportes.
  • Programas de empresas: há algumas empresas voltadas para a educação que possuem Programas de Bolsas. Um bom exemplo é o Melhor Escola, maior marketplace de educação básica do Brasil. Nele, escolas de todo o Brasil fazem parceria com o portal para oferecer descontos para os usuários do site.

Como encontrar bolsas de estudos nas escolas da minha cidade?

Visando beneficiar estudantes e ampliar a competitividade da instituição, alguns colégios possuem parcerias com empresas ou com sites específicos do segmento educacional.

No Melhor Escola, por exemplo, os pais conseguem pesquisar gratuitamente as escolas parcerias de cada cidade com bolsas de estudo de até 80%. A plataforma conta com mais de 7 mil escolas parceiras e alunos beneficiados em todas as regiões do país.

Todo o procedimento de consulta de bolsas é feito em poucos cliques e sem burocracia.

Ao encontrar o colégio com um desconto interessante, o responsável pode ver depoimentos e a avaliação da instituição em quesitos como: Motivação dos estudantes, Estrutura física da escola, Participação da comunidade, Desenvolvimento Socioemocional e Ensino Remoto.

Clique aqui e saiba mais!