Entenda como estimular a interação na educação infantil

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Atualizado em 21/03/2025.

A interação na educação infantil desempenha um papel essencial no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças. Desde os primeiros anos de vida, a socialização permite que elas aprendam a se comunicar, cooperar e lidar com diferentes situações do cotidiano. 

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Por isso, é fundamental que pais e educadores estimulem esse processo desde cedo. E para que isso aconteça, é necessário expor a criança a ambientes que incentivem o contato e a troca entre elas. 

A escola, nesse sentido, é um espaço privilegiado para ensinar sobre a importância das interações na educação infantil, especialmente em um cenário social em que as famílias estão menores e as oportunidades de convivência com irmãos e primos são reduzidas.

Continue a leitura até o final e saiba mais sobre a importância das interações na educação infantil e como estimular desde cedo de forma eficaz


Neste artigo você vai ver:

  • Qual a importância das interações na educação infantil?

  • Como é o processo de interação da criança? 

  • Qual o objetivo de trabalhar a socialização na educação infantil?

  • O que a BNCC fala sobre as interações?

  • Como estimular a interação na educação infantil?

crianças brincando ao ar livre dando as mãos em acordo

Qual a importância das interações na educação infantil?

A importância das interações na educação infantil vai muito além do simples convívio entre as crianças. 

De acordo com o teórico Lev Vygotsky, a interação social é a base para o desenvolvimento intelectual e a construção do conhecimento. Isso significa que o aprendizado ocorre, principalmente, a partir das trocas entre os indivíduos.

Na infância, essa troca é indispensável para que a criança explore o mundo ao seu redor, reconheça emoções e desenvolva habilidades essenciais para a vida em sociedade. 

É ainda na infância que surgem as primeiras amizades, que contribuem para a formação da identidade e para o fortalecimento de valores como empatia, cooperação e respeito.

A escola, nesse contexto, assume um papel central. Muitas vezes, é o primeiro ambiente em que a criança interage com outras da mesma faixa etária e experimenta diferentes formas de comunicação, convivência e resolução de conflitos. 

Por meio dessas interações, os pequenos aprendem a expressar sentimentos, compartilhar experiências e compreender regras sociais de maneira natural.

Assim, ao estimular a interação na educação infantil, a criança fortalece o aprendizado, se desenvolve emocionalmente e se prepara para os desafios do futuro.

Como é o processo de interação da criança?

O processo de interação da criança acontece de forma gradual e se transforma conforme ela cresce e ganha novas experiências. Desde os primeiros meses de vida, o contato social é essencial para o desenvolvimento emocional, cognitivo e comunicativo. 


Inicialmente, a interação ocorre principalmente entre a criança e os adultos de referência, mas, com o tempo, ela passa a interagir cada vez mais com outras crianças, ampliando suas habilidades sociais.


Podemos dividir a interação na educação infantil em dois tipos principais:


  • Interação criança-adulto: esse é o primeiro vínculo social da criança. Pais e responsáveis desempenham um papel fundamental, pois servem como modelos de comportamento e segurança.


O tom de voz, os gestos, as expressões faciais e a forma como os adultos respondem às necessidades infantis influenciam diretamente o desenvolvimento da linguagem, da autonomia e da autoestima.


  • Interação criança-criança: a convivência com outras crianças permite que os pequenos desenvolvam habilidades essenciais, como comunicação, cooperação e resolução de conflitos. 


Através do brincar, das conversas e das atividades em grupo, os pequenos aprendem a compartilhar, respeitar regras e a lidar com diferentes sentimentos e situações. Essa troca fortalece a construção do conhecimento e ajuda na socialização.


Além disso, é importante considerar que a personalidade e o temperamento influenciam diretamente na forma como a criança interage socialmente


Algumas crianças são naturalmente mais extrovertidas e se envolvem facilmente em interações, enquanto outras podem ser mais reservadas e precisar de mais tempo para se sentir à vontade em grupos. Respeitar esse ritmo, sem forçar interações, é essencial para que o desenvolvimento social ocorra de maneira saudável. 


O papel dos adultos é observar se a dificuldade na socialização faz parte do tempo natural da criança ou se há sinais de que ela precisa de um suporte maior, como o acompanhamento de um profissional especializado.


Compreender e estimular esses diferentes tipos de interação de forma equilibrada, com paciência e no momento adequado contribui para o desenvolvimento saudável da criança e garante que ela construa vínculos e se sinta segura para explorar o mundo ao seu redor.

Qual o objetivo de trabalhar a socialização na educação infantil?

O objetivo da interação na educação infantil é garantir que as crianças desenvolvam habilidades essenciais para sua formação pessoal e social. 

Como vimos, o estímulo à socialização desde os primeiros anos permite que as crianças  aprendam a se comunicar, a conviver em grupo e a compreender regras e limites. 

É por isso que trabalhar a interação de forma intencional ajuda a criança a construir sua própria identidade e a se tornar mais autônoma, segura e preparada para os desafios da vida em sociedade.

Na prática, os principais objetivos da interação na educação infantil incluem:

crianças interagindo com professora em atividade física

Autonomia e resolução de problemas

A interação com outras crianças e adultos permite que os pequenos experimentem novas situações e tomem decisões dentro do ambiente escolar. Isso fortalece a capacidade de resolver problemas, fazer escolhas e agir com independência, habilidades essenciais para a vida adulta.

Aprendizado sobre regras e limites

Conviver em grupo ensina a criança sobre regras de convivência e limites. Saber quando esperar a vez, respeitar os colegas e compreender as consequências de suas ações são aprendizados fundamentais para seu desenvolvimento social.

Habilidades emocionais e empatia

A interação na educação infantil cria oportunidades para a criança aprender a lidar com diferentes emoções, como frustração, alegria e empatia. Com o tempo, ela desenvolve inteligência emocional e capacidade de administrar sentimentos em diversas situações.

O que a BNCC fala sobre as interações?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a importância das interações na educação infantil BNCC para o desenvolvimento das crianças. O documento destaca que a convivência com outras crianças não é apenas um momento de lazer, mas uma oportunidade de aprendizado e construção de identidade.

Entre suas diretrizes, a BNCC estabelece competências como "Empatia e cooperação" e "Responsabilidade e cidadania", que garantem o direito da criança de interagir tanto com adultos quanto com seus pares. 

Nesse sentido, o convívio diário com outras crianças na escola possibilita a troca de experiências, o aprendizado coletivo e a formação de vínculos essenciais para a socialização.

Ao valorizar as interações na educação infantil BNCC, confirmamos que a relação entre crianças vai além da brincadeira, e se coloca como um pilar essencial para o processo de humanização e desenvolvimento social.

Como estimular a interação na educação infantil?

As brincadeiras são, sem dúvidas, umas das melhores formas para estimular a interação na educação infantil


Veja a seguir 5 atividades com esse objetivo, que podem ser feitas em casa, no parque ou na escola:

1 - Olho no olho

É comum os pequenos terem dificuldade em manter contato visual durante uma conversa. Sendo assim, a brincadeira de olhar fixo um para o outro (ou até mesmo aquela de “não poder piscar”) pode ajudá-los a desenvolver essa questão. 

2 - Histórias improvisadas

Cada criança pega um cartão com uma imagem ou palavra e precisa incorporá-lo à história que está sendo criada em grupo. Essa atividade incentiva a comunicação e a criatividade coletiva.

3- Brincando com personagens


Usar bonecos ou bichos de pelúcia para encenar situações do cotidiano ajuda as crianças a expressarem emoções e interagirem umas com as outras.

4 - Jogo de construção


Construir algo em grupo, como uma torre de blocos, exige cooperação, paciência e turnos de participação, fortalecendo o senso de equipe.

5 - Atividades coletivas ao ar livre

crianças brincando de caça ao tesouro


Brincadeiras ao ar livre como pega-pega, futebol, caça ao tesouro ou dança em grupo ensinam sobre colaboração, respeito às regras e trabalho em equipe.


No fim das contas, a infância é feita de interações. Seja na roda de conversa, na brincadeira no parque ou no simples ato de dividir um lápis de cor, cada interação na educação infantil ajuda a construir quem a criança será no futuro. 


Por isso, criar oportunidades para que os pequenos convivam, expressem seus sentimentos e aprendam uns com os outros é o melhor caminho para que cresçam seguros e conectados com o mundo ao redor.


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