Atualizado em 20/06/2024.
As habilidades sociais exercem papel fundamental na formação da criança. Afinal, a socialização é um processo essencial para a integração do indivíduo na sua sociedade. Por esse motivo, é importante trabalhar desde cedo a interação social na educação infantil.
Para que isso aconteça, o pequeno deve ter acesso a espaços com diferentes oportunidades de socialização. Nesse contexto, a escola é um ambiente ideal para incentivar a interação entre crianças de realidades distintas, ainda mais nos dias de hoje, em que as famílias têm menos filhos, diminuindo o número de irmãos e primos no convívio da criança.
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Qual a importância das interações na educação infantil?
O teórico sócio-interacionista Lev Vygotsky defende que “a interação social é a origem e o motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual”. Nesse sentido, a interação na educação infantil é importante pois ajuda no aprendizado das crianças.
A infância é um período em que os pequenos começam a descobrir o mundo ao seu redor e a reconhecer sensações e pessoas. Dessa forma, as amizades desempenham um papel fundamental nessa fase da vida.
Portanto, a escola se torna um espaço no qual, involuntariamente, as habilidades sociais são praticadas, aprimoradas e testadas. Afinal, ela representa, na maioria das vezes, o primeiro contato das crianças com outras.
Assim, a interação e as amizades têm um papel essencial nessa fase da vida. É por meio da socialização que elas constroem o conhecimento de mundo, passam a se autoconhecer e aprendem a respeitar o próximo.
Qual o objetivo de trabalhar a socialização na educação infantil?
O objetivo de fazer com que as crianças tenham interações umas com as outras é para que elas desenvolvam sua própria identidade e autonomia. Além disso, a socialização auxilia no desenvolvimento de habilidades importantes para a formação delas como pessoas. Vamos ver quais são essas habilidades?
Cooperação
A capacidade de cooperar é requisitada ao longo de toda a vida adulta de uma pessoa. Por isso, quanto mais cedo ela aprender, mais chances terá de construir relacionamentos sólidos e duradouros. Na vida profissional, por exemplo, a habilidade de trabalhar em grupo é fundamental.
Capacidade de compartilhar
As relações sociais de convivência implica o compartilhamento de alguns bens e a ajuda mútua entre as pessoas. Por isso, saber dividir o espaço e os objetos é importante. Além de ser gentil e educado, a capacidade de compartilhar é também uma habilidade social valorizada.
Expressão
A interação na educação infantil pode ajudar na capacidade de transmitir ideias e de dizer o que pensa e sente. Isso é fundamental para a construção de diálogos.
Pessoas que conseguem se expressar bem tendem a ter sucesso quando querem incentivar outras pessoas a persistirem por um objetivo comum.
Respeito
Respeitar alguém é agir de modo empático, cordial e compreensivo com outra pessoa. Ter respeito não significa agir com formalidade, mas com senso de humanidade. As crianças devem aprender que cada pessoa é única, tendo um modo de agir e pensar próprios, não podendo ser desrespeitada por isso.
O que a BNCC fala sobre as interações?
Na escola, os educadores e professores sabem que cada criança possui um modo próprio de agir, pensar e se relacionar, afinal, elas são pessoas. Outro fator que faz a escola ser um lugar importante na socialização infantil é o fato dela ser um espaço com várias crianças, já que estudos da área de Educação indicam que uma criança ensina a outra.
Atualmente, a educação brasileira valoriza atividades que incentivem o contato e a interação entre os alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem entre as suas competências a “Empatia e cooperação” e “Responsabilidade e cidadania”, que prevêem o direito da criança de conviver com outras crianças e com adultos.
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A BNCC faz esse destaque porque a relação adulto-criança costuma ser valorizada, já a relação criança-criança, às vezes, é vista como secundária, como se fosse apenas uma companhia para brincar, não para ensinar.
Como estimular a interação social na educação infantil?
As brincadeiras são, sem dúvidas, umas das melhores formas de como estimular a interação social na educação infantil. Veja a seguir 7 atividades que podem ser feitas em casa, no parque ou na escola:
1. Olho no olho
É comum os pequenos terem dificuldade em manter contato visual durante uma conversa. Sendo assim, a brincadeira de olhar fixo um para o outro (ou até mesmo aquela de “não poder piscar”) pode ajudá-los a desenvolver essa questão.
2. Histórias improvisadas
Essa atividade incentiva as crianças a colaborarem e criarem uma narrativa de improviso. Para iniciar, coloque cartões com imagens ou palavras viradas para baixo e cada uma deve escolher três desses cartões e deve incorporar os objetos ou temas selecionados na história que está contando. O jogo termina quando todos os cartões forem usados ou quando as crianças concluírem suas histórias.
3. Brincando com personagens
As crianças adoram personagens e essa é uma ótima forma de fazer com que elas socializem umas com as outras. Usando bichos de pelúcia ou bonecos, você pode interagir com elas. Além disso, os brinquedos ajudam as crianças a reconhecerem comportamentos e a comunicarem seus sentimentos.
4. Jogo de construção
Quando as crianças colaboram para construir algo, como uma torre de blocos, elas precisam se comunicar, revezar e entender umas às outras. Elas devem trabalhar juntas para desenvolver um método de construção. Dessa forma, celebram juntas quando completam o projeto com sucesso.
5. Plantação de alimentos
A horta comunitária se distingue de outras atividades de habilidades sociais ao ensinar as crianças a cuidar de seres vivos. A jardinagem aumenta a competência social, pois envolve responsabilidade e cuidado contínuo das plantas. Além disso, essa atividade mantém as crianças ao ar livre, o que pode contribuir para acalmá-las.
6. Atividades físicas coletivas
Participar de esportes coletivos ensina às crianças a trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum e a manter o foco no jogo. Elas também aprendem a reconhecer emoções, como quando alguém se machuca ou marca um gol, e a reagir de maneira apropriada em situações de vitória ou derrota.
7. Caça ao tesouro
Na caça ao tesouro, enquanto trabalham para alcançar seu objetivo, as crianças aprendem sobre trabalho em equipe, organização e tomada de decisões positivas. Elas podem escolher se dividir, se mover em grupo e colaborar para completar o jogo. Essa atividade também desenvolve suas habilidades criativas de resolução de problemas.
8. Pega-pega
Essa é uma brincadeira simples que ajuda na socialização infantil. Além disso, ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras e de exercício físico, já que o objetivo é que as crianças corram para evitar serem pegas.