Autodisciplina: como desenvolver nas crianças?

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A autodisciplina é uma habilidade vital que ajuda as crianças a se tornarem adultos responsáveis e bem-sucedidos. Desenvolver o senso de autodisciplina desde cedo é fundamental para que elas possam enfrentar desafios, manter o foco em seus objetivos e tomar decisões conscientes e saudáveis ao longo da vida. 


Neste artigo você vai ver:


  • O que é autodisciplina?

  • O que é disciplina para uma criança?

  • Como exercer a autodisciplina?

  • Qual é a diferença entre disciplina e autodisciplina?

O que é autodisciplina?

A autodisciplina é a capacidade de controlar impulsos, emoções e comportamentos para alcançar metas a longo prazo. Diferente da disciplina imposta por terceiros, a autodisciplina é uma habilidade interna que permite à pessoa regular suas próprias ações, mesmo quando enfrenta tentações ou distrações. 

Para as crianças, desenvolver a autodisciplina é crucial, pois essa habilidade as ajuda a aprender a adiar a gratificação, a persistir diante das dificuldades e a assumir responsabilidades por suas ações.

O desenvolvimento do senso de autodisciplina é um processo gradual que começa na infância e continua ao longo da vida. Crianças que são auto disciplinadas tendem a ser mais capazes de:

  • Gerir o tempo; 

  • Priorizar tarefas;

  • Lidar com a pressão de maneira saudável. 

Esse senso de autodisciplina também as prepara para o sucesso acadêmico, social e emocional, pois elas aprendem a controlar suas emoções e comportamentos de forma a atingir resultados positivos em diversas áreas de suas vidas.

O que é disciplina para uma criança?

Disciplina para uma criança é o conjunto de regras e diretrizes que ajudam a moldar o comportamento e a promover o desenvolvimento de hábitos positivos. 

Quando falamos em disciplina, geralmente nos referimos ao processo de ensinar a criança a entender a diferença entre certo e errado, estabelecendo limites claros e consistentes que guiam seu comportamento.


A disciplina é uma forma de educação comportamental, e não apenas um sistema de punições. Ela envolve a aplicação de consequências lógicas e naturais para ações inadequadas, com o objetivo de ensinar as crianças a tomar melhores decisões no futuro. 

Por exemplo, se seu filho quebra um brinquedo por estar jogando de maneira agressiva, uma consequência natural seria que ele não poderá mais brincar com esse brinquedo. Essa abordagem ensina responsabilidade e autocontrole.

Além disso, a disciplina eficaz deve ser baseada no respeito mútuo e na comunicação aberta. Quando as regras são claras e explicadas de forma compreensível para a criança, ela tem mais chances de entender o porquê das regras e a importância de segui-las. 

A consistência é outro aspecto crucial; as regras e as consequências devem ser aplicadas de maneira uniforme para evitar confusão e reforçar o senso de autodisciplina na criança.

Como exercer a autodisciplina?

Exercer a autodisciplina envolve a prática constante de hábitos e comportamentos que reforcem o controle pessoal. Para as crianças, isso pode começar com pequenas tarefas diárias que exigem responsabilidade e consistência. 

Aqui estão algumas maneiras de ensinar autodisciplina às crianças:

1) Estabelecer Rotinas: 

Rotinas na educação infantil são uma ótima maneira de ensinar autodisciplina. Quando as crianças sabem o que esperar em determinados momentos do dia, elas começam a internalizar a importância do tempo e da ordem. 

Por exemplo, definir horários fixos para acordar, comer, estudar e brincar ajuda a criança a compreender a importância de seguir um cronograma.

As rotinas proporcionam estrutura e segurança, elementos essenciais para o desenvolvimento do senso de autodisciplina.

Quando as crianças sabem que existe um horário para cada atividade, elas começam a entender o conceito de prioridade e a importância de cumprir suas obrigações antes de se envolver em atividades recreativas. 

Além disso, uma rotina bem estruturada reduz o estresse e a ansiedade, criando um ambiente mais propício para o aprendizado e a prática da autodisciplina.

2) Definir Objetivos: 

Ensinar as crianças a definir e perseguir metas, mesmo que pequenas, é uma excelente forma de desenvolver autodisciplina. Pode ser algo simples, como terminar uma tarefa antes de brincar ou guardar parte da mesada para comprar algo especial. Esses objetivos ensinam a importância do esforço e da paciência.

As metas funcionam como uma motivação interna para que o pequeno exerça sua autodisciplina. Para tornar o processo mais eficaz, é importante que os objetivos sejam claros, alcançáveis e desafiadores. 

Quando a criança atinge um objetivo, é essencial reconhecer e celebrar sua conquista, destacando o esforço e a persistência necessários para alcançá-lo. Esse reconhecimento reforça o valor da autodisciplina e encoraja a criança a continuar praticando-a em outros aspectos de sua vida.

3) Incentivar o Autocontrole: 

O autocontrole é um componente chave da autodisciplina. Incentive seu filho(a) a pensar antes de agir, especialmente em situações que possam provocar uma reação impulsiva. Por exemplo: se ele estiver com raiva, ensine técnicas de respiração ou peça para contar até 10 antes de responder pode ajudar a regular suas emoções.

Exercícios simples de autocontrole podem ser praticados diariamente em diversos lugares. Inclusive, durante as refeições, você pode pedir que o pequeno espere um momento antes de comer para refletir sobre o que está sentindo, como a fome ou a gratidão pelo alimento. 

Esses momentos de reflexão ajudam a criança a desenvolver a paciência e a resistência à gratificação imediata, elementos fundamentais da autodisciplina.

4) Modelar Comportamentos Positivos: 

Crianças aprendem muito pelo exemplo. Se os responsáveis demonstram autodisciplina em suas próprias vidas, é mais provável que elas sigam esse exemplo. 

Portanto, mostrar como você lida com desafios, cumpre compromissos e mantém a calma sob pressão ensina às crianças que a autodisciplina é uma prática diária. 

Quando as crianças veem seus pais planejando, priorizando tarefas e lidando com as adversidades de maneira controlada e responsável, elas internalizam esses comportamentos e começam a aplicá-los em suas próprias vidas.

5) Recompensar o Esforço e o Progresso: 

Reconhecer o esforço e o progresso dos filhos em desenvolver a autodisciplina é essencial. Em vez de focar apenas no resultado final, valorize o processo. Então, se ele conseguiu economizar para comprar algo que desejava, celebre essa conquista, destacando o valor do autocontrole e da paciência.

Recompensas podem ser simples e não precisam ser materiais. Um elogio, um tempo extra de brincadeira ou uma atividade especial em família podem ser incentivos poderosos. 

O importante é que a criança perceba que seu esforço e autodisciplina são valorizados. Isso não apenas reforça o comportamento desejado, mas também ajuda a construir a autoestima e a confiança na capacidade de alcançar objetivos por meio do autocontrole.

6) Incentivar a Solução de Problemas:

Em vez de resolver todos os problemas das crianças, incentive-as a pensar em soluções por conta própria. Isso as ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões informadas, aspectos essenciais da autodisciplina.

7) Promover a Independência: 

Dê às crianças a oportunidade de assumir responsabilidades apropriadas para a sua idade, como escolher suas roupas ou ajudar nas tarefas domésticas. Isso promove o senso de competência e o desejo de se autorregular.

8) Usar Histórias e Exemplos: 

Histórias sobre personagens que demonstram autodisciplina podem ser uma maneira poderosa de ensinar essa habilidade. Use livros, filmes ou exemplos da vida real para mostrar como a autodisciplina leva ao sucesso e à felicidade.

9) Praticar a Gratidão: 

Ensinar as crianças a serem gratas pelo que têm pode ajudar a reduzir impulsos consumistas e a promover uma mentalidade de autocontrole. 

Qual é a diferença entre disciplina e autodisciplina?

A diferença entre disciplina e autodisciplina está na fonte do controle. A disciplina geralmente é externa, sendo imposta por pais, professores ou outras figuras de autoridade para guiar o comportamento da criança.

Porém, ela é fundamental para ensinar aos pequenos as regras básicas de convivência, respeito e responsabilidade. A autodisciplina, por outro lado, é interna e depende do desenvolvimento pessoal da criança. Ela é a capacidade de uma criança, ou de um adulto, de se regular sem a necessidade de uma figura externa impondo regras. 

Enquanto a disciplina pode ser vista como o primeiro passo no ensino de comportamentos corretos, a autodisciplina é o estágio seguinte, onde a criança assume o controle sobre suas próprias ações e decisões.

Vale reforçar que a disciplina e a autodisciplina são complementares. A primeira estabelece a base de comportamentos desejáveis e cria o ambiente necessário para que a segunda floresça. 

Sem a estrutura fornecida pela disciplina, as crianças podem ter dificuldades para entender os limites e as expectativas, o que torna mais difícil desenvolver a autodisciplina. 

Por outro lado, sem autodisciplina, as crianças podem se tornar excessivamente dependentes da orientação externa e ter dificuldades em tomar decisões independentes ou em se autorregular.

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