Biblioteca infantil: veja 6 dicas de como montar em casa

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Quando se tem crianças em casa, é comum ter uma infinidade de brinquedos. E eles são importantes para o desenvolvimento infantil. No entanto, é igualmente essencial incentivar o hábito da leitura desde cedo. Infelizmente, muitas vezes, os livros são negligenciados como forma de entretenimento, e a presença de uma biblioteca infantil em casa é pouco comum.

|+ Saiba como conseguir bolsas de estudo com o Melhor Escola

O hábito da leitura é benéfico em qualquer idade. Livros são fontes de conhecimento enriquecedoras, capazes de ampliar o vocabulário de quem lê e estimular a imaginação. Neste artigo, apresentaremos dicas valiosas para montar uma biblioteca infantil em sua casa, com o objetivo de encantar as crianças e estimular o amor pela leitura. Continue acompanhando até o final.

Qual a importância de montar uma biblioteca infantil em casa?

1. Desenvolvimento da linguagem e alfabetização:

A leitura proporciona uma exposição constante à linguagem escrita, auxiliando no desenvolvimento da linguagem oral, vocabulário e na compreensão da estrutura da língua. Isso contribui para a alfabetização das crianças, pois elas entram em contato com diferentes palavras, expressões e estruturas linguísticas.

2. Estímulo à imaginação e criatividade:

Os livros contêm histórias e personagens que estimulam a imaginação e a criatividade das crianças. Ao ler, elas são transportadas para outros mundos, vivem aventuras e exploram novas ideias, o que é essencial para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e criativas.

Veja também: + Leitura para crianças: veja os benefícios e saiba como incentivar o hábito de ler

3. Ampliação do repertório cultural:

Através dos livros, as crianças têm a oportunidade de conhecer diferentes culturas, realidades e perspectivas. A leitura amplia seu repertório cultural, permitindo que elas compreendam e apreciem a diversidade presente no mundo.

4. Estímulo ao pensamento crítico:

A leitura é uma atividade que desafia as crianças a refletirem, interpretarem e analisarem as informações presentes nos textos. Isso desenvolve o pensamento crítico, a capacidade de questionar, formar opiniões fundamentadas e desenvolver um senso crítico em relação ao mundo ao seu redor.

Agora que já conhecemos alguns benefícios e a importância de ter a sua própria biblioteca infantil em casa, vamos entender na prática qual o passo-a-passo para construir a sua.

6 dicas para montar a sua biblioteca infantil em casa

1. Crie um espaço aconchegante para a leitura:

Encontre um espaço especial para a biblioteca infantil. É ideal que seja um local onde as crianças se sintam confortáveis e acolhidas. Pode ser um cantinho com poltronas ou almofadas, bem iluminado e com estantes ou prateleiras para os livros. Dessa forma, você cria um ambiente propício para momentos de leitura prazerosa.

2. Ofereça uma variedade de livros:

Monte uma coleção diversificada de livros infantis, que inclua histórias, contos de fadas, fábulas, livros ilustrados, poemas e livros informativos. Procure selecionar obras adequadas à faixa etária das crianças e que despertem seu interesse. Quanto maior a variedade de temas, mais chances de agradar diferentes gostos e despertar a curiosidade dos pequenos leitores.

3. Faça escolhas atrativas:

Escolha livros com ilustrações coloridas e chamativas, capas atrativas e textos adequados à idade das crianças. Livros interativos, com abas para levantar, pop-ups e texturas, também são ótimas opções para envolver os pequenos leitores e tornar a experiência da leitura mais estimulante.

4. Incentive a participação das crianças:

Permita que as crianças façam parte do processo de escolha dos livros. Leve-as às livrarias ou bibliotecas, deixe que explorem as prateleiras e escolham os livros que mais chamam sua atenção. Ao permitir que participem ativamente, você estimula o senso de propriedade e interesse pela leitura.

5. Crie momentos de leitura em família:

Estabeleça momentos regulares de leitura em família, nos quais todos possam desfrutar de um bom livro juntos. Além de proporcionar um momento de convivência, isso reforça a importância da leitura e do compartilhamento de histórias. Leia também: + Parceria escola e família: entenda como ela interfere no desenvolvimento infantil

6. Estimule a imaginação e a criatividade:

Ao ler histórias para as crianças, encoraje-as a imaginar e criar suas próprias imagens mentais. Faça perguntas sobre os personagens, os cenários e os desfechos das histórias, incentivando a reflexão e o desenvolvimento da imaginação.

Biblioteca Virtual: alternativa que cabe na sua casa (e no seu bolso!)

Um bom ambiente de leitura não precisa ser muito grande ou mesmo envolver um alto investimento financeiro. O mais importante é construir um espaço que seja convidativo para os pequenos leitores!

Portanto, se for confortável para vocês, vale de tudo, inclusive criar uma biblioteca infantil virtual, afinal, uma biblioteca infantil com a carinha das crianças também vai ajudar a tornar a leitura ainda mais agradável.

A biblioteca virtual infantil é uma excelente oportunidade para os pais que desejam incluir o hábito da leitura aos filhos, mas não têm espaço disponível para uma biblioteca física.