10 brincadeiras com palavras para fazer com crianças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Muita gente não imagina, mas as brincadeiras com palavras são ferramentas importantíssimas para o desenvolvimento infantil. Elas não apenas distraem e divertem os pequenos, mas também contribuem para as habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais das crianças.

Nesse artigo você vai ver:

  • Como as brincadeiras com palavras podem ajudar na alfabetização?

  • 10 brincadeiras com palavras para fazer com crianças

  • Como ensinar as letras para crianças pequenas?

Afinal, durante as brincadeiras com palavras, as crianças conseguem expressar seus sentimentos, aprendem a socializar, exploram o ambiente, se movimentam e ainda conseguem adquirir conhecimento sobre vários assuntos. Por esse motivo, as escolas da educação infantil utilizam diversos tipos de brincadeiras e atividades com palavras para ajudar no ensino.

Como as brincadeiras com palavras podem ajudar na alfabetização?

O processo de alfabetização da criança é um momento marcante em que elas começam a reconhecer as letras do alfabeto, as sílabas e dar significado às palavras. Durante essa fase em que os pequenos estão aprendendo a ler e escrever, pais e professores devem trabalhar em conjunto para tornar o aprendizado muito mais produtivo e divertido.

Nesse contexto, as brincadeiras com palavras podem ser uma excelente alternativa para ajudar os pequenos nessa fase repleta de descobertas. Os livros, desenhos, músicas e filmes infantis também auxiliam bastante durante o crescimento dos pequenos. Essas atividades favorecem o desenvolvimento da linguagem, estimulam a imaginação, aumentam a concentração e o raciocínio, tornando a aprendizagem muito mais dinâmica.

Confira 10 brincadeiras com palavras para fazer com crianças:

  1. Brincar de Forca: Um jogador escolhe uma palavra secreta e os outros tentam adivinhar quais letras estão na palavra, com um número limitado de tentativas.


  2. Caça-palavras: Um quebra-cabeças com letras onde as crianças devem encontrar palavras escondidas na grade.




  3. Batalha das palavras: Cada jogador diz uma palavra que começa com a última letra da palavra dita pelo jogador anterior.


  4. Adivinhe a palavra: Uma pessoa pensa em uma palavra e as outras tentam adivinhar dando palpites sobre as letras que fazem parte da palavra.


  5. Palavras cruzadas: Um jogo em que palavras são colocadas em uma grade de acordo com dicas sobre cada palavra.


  6. Rimas: Os jogadores tentam encontrar palavras que rimem com outra específica.


  7. Jogo das categorias: Nesta brincadeira com palavras, você deve escolher uma categoria (por exemplo: animais, frutas, países) e os jogadores devem dizer palavras que se encaixam na categoria, alternadamente.


  8. História cooperativa: Cada jogador adiciona uma palavra à história, criando uma narrativa coletivamente.


  9. Telefone sem fio: Uma criança sussurra uma frase para a próxima criança, que sussurra para a seguinte, e assim por diante, até que a frase seja dita em voz alta para ver como ela mudou depois de passar de um lado para o outro.




  10. Jogo das palavras opostas: Os jogadores tentam encontrar palavras que sejam opostos de uma palavra dada (por exemplo: alto/baixo, quente/frio).

Todas as brincadeiras com palavras citadas acima são divertidas e ajudam no desenvolvimento do vocabulário, na criatividade e na comunicação das crianças.

Como ensinar as letras para crianças pequenas?

As brincadeiras com palavras também podem ser feitas com as crianças que ainda não estão na fase da alfabetização. Geralmente, por volta dos 2 ou 3 anos, já é possível ajudá-los a reconhecer as letras do alfabeto e as vogais. Isso pode ser feito por meio da leitura de livros infantis ou com elementos visuais do cotidiano, como placas, letreiros ou embalagens.

Os adultos podem fazer brincadeiras com palavras ao mostrar para as crianças o formato das vogais com desenhos e figuras. Mesmo que  elas ainda não tenham o domínio da escrita, essa aproximação com as palavras certamente vai beneficiar o letramento no futuro.

Uma sugestão interessante é oferecer folhas de papel e tintas coloridas. Depois, é só pedir para a criança pintar as letras do alfabeto utilizando cores diferentes. Essa brincadeira desenvolve a coordenação motora e o reconhecimento visual das letras. Outra opção de brincadeira com palavras para crianças que ainda não sabem ler, é imprimir atividades de cobrir pontilhados com diferentes opções de vogais, consoantes e figuras. Vale, ainda, ajudar a criança a identificar as letras presentes em seu próprio nome.

Em entrevista ao Portal R7, a especialista em alfabetização e assessora pedagógica Nádia Moya destacou que o período da primeira infância, que vai do nascimento aos seis anos de idade, é mais eficaz quanto aos estímulos no processo de aprendizagem.

“Durante essa fase, o cérebro está em constante modificação, em resposta a experiências e estímulos, o que enriquece esse momento da formação. É nesse período, que é muito mais fácil expor as crianças a diferentes tipos de estímulos e competências, aumentando a absorção de conhecimentos e, por consequência, o desenvolvimento de habilidades cognitivas diversas”, explicou Nádia.

Na opinião da professora de música Mariana Manse, as atividades com jogos e brincadeiras com palavras colocam o estudante como protagonista do processo de aprendizado, possibilitando a vivência de vários estímulos e a criação de memórias afetivas que serão levadas por toda a vida.

"O mundo das crianças é o mundo do brincar. A linguagem delas é a linguagem da brincadeira, do faz-de-conta, da imaginação. Quando se traz o lúdico para desenvolver uma habilidade, adquirir um conhecimento ou para criar uma trilha investigativa, acessamos, com muito mais sentido e com muito mais verdade, o universo da Infância”, esclareceu a professora.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre brincadeiras com palavras? Recentemente, publicamos um artigo com várias opções de atividades manuais para crianças.Vale a pena conferir e aproveitar o tempo livre com muitas brincadeiras!