10 brincadeiras folclóricas para fazer com as crianças

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As brincadeiras folclóricas são uma forma de transferir as tradições culturais para as próximas gerações, ajudando as crianças a se conectarem com suas raízes e a conhecerem a riqueza de sua identidade cultural, valorizando a diversidade. 


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Neste artigo, vamos explorar 10 brincadeiras folclóricas para fazer com os pequenos e estimular o desenvolvimento de sua coordenação, agilidade, cooperação e espírito esportivo.


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Brincadeiras folclóricas para a criançada se divertir 


As brincadeiras folclóricas promovem o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional ao oferecer uma forma saudável e educativa de entretenimento. Neste tópico, vamos explorar diversas brincadeiras folclóricas que irão garantir momentos de alegria e aprendizado para a criançada, resgatando memórias afetivas e incentivando o valor das tradições.


Confira 10 brincadeiras folclóricas para fazer com as crianças: 

  1. Amarelinha

Usando giz, as crianças desenham no chão um diagrama numérico com uma sequência de números que vai de um a 10. Elas jogam uma pedrinha na primeira casa e pulam até o fim, pisando com apenas um pé em cada quadradinho, evitando aquele em que a pedrinha caiu. 


Para repetir a brincadeira, é preciso jogar a pedra no próximo número da sequência, até chegar ao 10. Perde a vez aquele que tropeçar, cair ou pular por cima de alguma casa.

Além de ajudar no desenvolvimento do equilíbrio e força das pernas, essa recreação ensina sobre a cooperação, tendo em vista que as crianças precisam esperar por sua vez, e promove o aprendizado dos números.


  1. Pega-pega

Uma criança é escolhida como "pegador" e deve correr atrás das outras com o objetivo de tocar nelas, ou seja, “pegá-las”. Quem for tocado, vira o próximo pegador e os outros jogadores, assim como o pegador antigo, devem fugir dele.

Pega-pega é uma brincadeira folclórica que melhora a agilidade, resistência cardiovascular e incentiva aprendizados de trabalho em equipe, estratégia e o bom espírito esportivo. É uma brincadeira muito tradicional em diversas gerações e, com certeza, você já brincou! 

  1. Pique-esconde

Um dos pequenos da turma deve fechar os olhos e ficar em um ponto específico, o pique que geralmente é uma parede ou muro. Ele deve contar até um número pré-determinado enquanto os outros se escondem. Ao acabar de contar, a criança deve avisar aos outros jogadores, gritando: “um, dois, três, lá vou eu” e tentar encontrá-los antes que eles corram até o pique e salvem-se ao tocar nele.

Entre as brincadeiras folclóricas, essa envolve corrida e movimentos rápidos, desenvolvendo a agilidade, a resistência e a paciência ao esperar uma oportunidade de vencer e não ser encontrado. Ela também estimula o pensamento crítico ao escolher esconderijos estratégicos.

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  1. Cabra-cega

Uma criança tem os olhos vendados e deve tentar pegar as outras, que podem se mover, mas sem sair de um espaço delimitado. Para tornar a brincadeira mais desafiadora, o grupo deve tentar fazer silêncio ou sabotar outros jogadores, avisando a cabra-cega para onde ir.

Nessa atividade, são desenvolvidos o equilíbrio, a percepção espacial e sensorial e a capacidade de agir sem o uso da visão, além de melhorar a coordenação motora e a cooperação, pois as crianças precisam orientar e ajudar a cabra-cega.

  1. Brincadeiras de roda

Os pequenos formam uma roda onde realizam movimentos e recitam poesias com o ritmo de uma canção, como "Ciranda, Cirandinha", “Escravos de Jó” e "Atirei o Pau no Gato", músicas clássicas e presentes em outras brincadeiras folclóricas de diversas gerações. 

Ao brincar de roda, são praticadas as habilidades de coesão, memorização e ritmo, além de haver um estímulo à arte da música.

6) Corre cotia

As crianças sentam em círculo enquanto uma delas corre ao redor do grupo com um objeto. O corredor deve soltar o objeto nas mãos de uma das pessoas sentadas, que então deve pegá-lo, levantar-se e correr atrás da primeira criança de quem entregou o item. O objetivo de quem deixou o objeto é sentar no lugar vazio, mas se essa pessoa for pega, deverá ficar em pé novamente.  

O incentivo à corrida e o movimento rápido fazem parte dessa diversão, melhorando a agilidade, a cooperação, interação em grupo e incentivo à paciência e atenção ao esperar por sua vez.

7) Pula corda

Duas crianças seguram as extremidades de uma corda e a giram enquanto outras pulam. Pode-se acrescentar desafios para tornar a brincadeira mais divertida, como pular com um pé só, alternar os pés, corda dupla ou “entrar” na corda quando ela já estiver girando. Se preferirem, as crianças podem cantar cantigas que progridem junto com a quantidade de pulos certeiros.

Pular corda desenvolve, principalmente, o equilíbrio e a resistência cardiovascular, sincronizando os movimentos. Há também o estímulo à contagem e à memória, por isso, pular corda é uma das brincadeiras folclóricas mais populares entre diversas gerações. 


8) Batata quente

Os pequenos se sentam em círculo e um objeto é escolhido para ser a “batata quente”. Eles passam a batata para a pessoa ao lado, enquanto somente uma delas canta, com os olhos vendados: “batata quente, quente, quente…”. Em qualquer momento, a criança que estiver cantando vai dizer: “queimou!” e aquela que estiver com a batata na mão, nesse momento, é eliminada.

A melhora da agilidade e a coordenação olho-mão são as principais características dessa brincadeira, além do incentivo à paciência e reação rápida.

9) O mestre mandou

Uma criança, escolhida para ser o "mestre", deve ficar na frente das outras e dizer: "o mestre mandou…", completando a frase com um comando de sua escolha. As outras devem seguir o comando e ficar atentas para evitar ordens que não começam com a frase “o mestre mandou”, do contrário, são eliminadas do jogo.

O “mestre mandou” pode envolver movimentos físicos variados, dependendo das ordens do mestre, promovendo estímulo da atenção, memória e obediência às regras e instruções.

10) Dança das cadeiras

Deve-se colocar cadeiras em círculo, com uma cadeira a menos que o número de pessoas, e, em seguida, tocar uma música. Quando a música parar, cada criança deve tentar sentar em uma cadeira. Quem ficar sem cadeira é eliminado, e uma cadeira é removida para a próxima rodada.

“Dança das cadeiras” melhora a agilidade, atenção e velocidade de reação ao se mover rapidamente para pegar um lugar, além de ensinar a importância de seguir regras.

Essas brincadeiras folclóricas não só proporcionam diversão, mas também ajudam no desenvolvimento físico, social e cognitivo das crianças. São essenciais para compreensão de conceitos chave como trabalho em equipe, aceitação da derrota de forma esportiva e aprendizado da cultura regional, como a música.

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