Chegou o mês de dezembro e junto com ele, as férias escolares. O término das aulas pode gerar alguma tensão para quem não planeja viajar com as crianças, optando por passar esse período em casa. No entanto, é possível se divertir no nosso lar. Por isso, vamos te dar uma lista de brincadeiras para fazer nas férias.
| + Encontre bolsas de estudo de até 80%
As férias com as crianças têm um papel crucial em sua saúde física e emocional, oferecendo um período de descanso, lazer e fortalecimento dos vínculos familiares. Mesmo para os pais que continuam trabalhando, é possível conciliar as férias dos filhos com as responsabilidades profissionais.
Reservar alguns momentos do dia para brincadeiras divertidas ou para incentivar a independência das crianças, ensinando tarefas simples como arrumar a cama ou preparar o próprio café da manhã, é uma maneira de garantir qualidade nos momentos em família, algo mais valioso do que a quantidade de tempo dedicado.
Durante as férias, é comum que as crianças sintam saudades dos coleguinhas da escola. Nesse contexto, convidar os amigos do seu filho para brincar em casa ou organizar encontros com outras mães para que eles se divirtam juntos pode ser uma excelente opção, mesmo que resulte em alguma bagunça.
Os momentos de diversão são preciosos, seja em casa, nos parques ou praças. A interação com amigos, brincadeiras, atividades na cozinha e jogos são oportunidades para aprendizado e diversão. Por isso, as famílias podem explorar alternativas criativas para entreter as crianças, seja com passeios culturais, atividades manuais ou jogos educativos, promovendo uma experiência enriquecedora durante as férias.
Continue a leitura e conheça as melhores brincadeiras para fazer nas férias das crianças.
As 10 melhores brincadeiras para fazer nas férias das crianças
1- Organize uma feira de trocas de brinquedos
Que tal reunir os vizinhos e amigos da escola para uma divertida feira de trocas de brinquedos? Além de ser uma atividade divertida, ela promove o consumo consciente. O valor afetivo dos brinquedos é o que importa, permitindo que as crianças troquem aqueles que não despertam mais interesse, incentivando uma atitude sustentável.
2- Crie um boliche com materiais recicláveis
Estimule a criatividade do seu filho transformando materiais recicláveis em um divertido jogo de boliche. Para isso, você precisará de 6 garrafas PET e uma bolinha de plástico.
Além disso, você pode acrescentar cores ao brinquedo cortando papéis coloridos (como crepom) e colocando dentro das garrafas. Dessa forma, essa brincadeira para fazer nas férias ficará muito mais divertida.
3- Monte um acampamento dentro de casa
Durante as férias, permita um pouco mais de bagunça em casa ao deixar as crianças explorarem outros ambientes. Utilizando lençóis, grampos, cadeiras e sofás, crie uma cabana acolhedora com travesseiros e almofadas.
Dentro da cabana, você também pode contar histórias para os pequenos, fazer brincadeiras para estimular a imaginação e comer guloseimas.
4- Faça o “dia do pijama”
A ideia dessa brincadeira para fazer nas férias é reservar um dia para descanso total. Por exemplo, em um domingo chuvoso, passe o dia todo de pijama com as crianças, assistindo a filmes e preparando receitas na cozinha. Dessa forma, ao invés de fazer a tradicional noite do pijama, você pode criar mais memórias afetivas com o “dia do pijama” para os pequenos.
Veja também: + Alimentação saudável para crianças: veja como incentivar
5- Pular amarelinha
Tem um espaço na sua casa ou no seu quintal? Então, desenhe a amarelinha com giz ou fita adesiva colorida. A criança joga uma pedrinha no número 1 e, sem pisar na casa da pedra, atravessa o diagrama pulando com dois pés ou em um pé só. A cada rodada, uma casa é retirada, adicionando desafio ao jogo clássico.
6- Dança das cadeiras
Essa é uma atividade para chamar os coleguinhas da escola do seu filho. Crie um círculo de cadeiras e, ao som de música, os pequenos caminham ao redor delas. Quando a música para, cada participante busca uma cadeira para sentar. Retire uma cadeira a cada rodada, eliminando quem ficar em pé. A diversão continua até restar apenas um vencedor.
7- Estátua
Com um mestre controlando o som, os jogadores formam um círculo. Quando a música diminui, todos ficam em posição de estátua. O mestre tenta fazer caretas para fazer rir ou mexer os participantes. Quem resistir às tentativas é declarado vencedor.
8- Explorar o jardim
Aproveite a natureza para atividades educativas. Regar plantas, retirar folhas e flores secas ou criar comidinhas com barro são maneiras de envolver as crianças com o meio ambiente. Incentive o contato com a natureza para promover consciência ecológica.
9- Guerra de água
Aproveite o calor para brincadeiras refrescantes. Encha bexigas com água e promova uma animada guerra. Outras opções incluem barquinhos de papel em uma piscina, futebol de sabão ou o jogo "Bexiga quente", uma variação do pique com bexigas d'água.
10- Jogos de mãos
Explore brincadeiras simples com as mãos, como adoletá. Esses jogos tradicionais promovem diversão sem a necessidade de materiais extras.
Aproveite para resgatar também as brincadeiras da sua infância, e promova um momento de nostalgia para os pais e diversão para os pequenos. Além disso, piqueniques ao ar livre e sessões de fotos temáticas são atividades que unem a família e proporcionam lembranças duradouras.