Como educar os filhos e colocar limites?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Entender a maneira correta de como educar os filhos e colocar limites definitivamente não é um processo fácil. Quando falamos em educação e disciplina infantil, é fundamental situar nosso lugar como pais e educadores na vida de nossas crianças, assim como atentar às características de nossa sociedade e do mundo em que vivemos atualmente.


| + Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)


É preciso ter em mente que alguns comportamentos mudaram em relação à vivências anteriores, como o avanço da internet, o acesso e rapidez das informações e redes sociais, assim como os impactos trazidos pelo distanciamento e isolamento social frente à pandemia da COVID-19. Não menos importante, é necessária a reflexão sobre os aspectos psicológicos nas vivências anteriores dos próprios pais, na época em que ainda eram filhos e que, sem dúvida alguma, poderá influenciar na construção do papel materno e paterno.


Dessa forma, é necessário compreender qual é o tipo de disciplina que pretendemos inserir na educação das crianças, visto que os limites são essenciais para auxiliar na formação de um adulto mais independente e maduro e do caráter para o enfrentamento dos desafios do mundo atual. Assim, os limites ou restrições devem ser inseridos de forma planejada e estratégica, através de comunicação clara, bem definida, em sintonia e concordância por ambos os pais. Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre como educar os filhos e colocar limites.

10 dicas para ajudar a colocar limites nas crianças:

1) Evite agressões

Mesmo quando alguma situação parece insustentável, é importante evitar qualquer tipo de agressão física. Uma simples “chinelada” recorrente pode trazer repercussões negativas para os pequenos segundo os especialistas. 


Crianças que apanham podem crescer mais antissociais, desafiadoras, agressivas e podem ter problemas cognitivos. Então, apesar de parecer um caminho fácil e eficiente, evite bater na criança para impor limites.

2) Incentive a comunicação

Os limites na educação de filhos podem ser trabalhados tendo como base o diálogo. O caminho da conversa é recorrente e exige um esforço maior por parte das famílias.


Nem sempre é fácil ser firme e seguro ao dar uma ordem. Muitas vezes, a criança pode não entender e os pais ficam confusos, sem saber o que fazer. Portanto, repetir e educar vai fazer parte da rotina dos responsáveis.

3) Combine os comportamentos 

Para a grande maioria das crianças, os “combinados” ou “acordos” relativos a algum comportamento costumam funcionar bem. É interessante trabalhar a ideia de causa e efeito, ou consequências dos comportamentos. Nesse sentido, firma-se uma “parceria” antes de algum evento importante, no qual a criança precisa atingir um objetivo estipulado. 

4) Atente-se para a faixa etária da criança

Outro ponto que pode interferir no processo de estabelecer limites é o respeito à faixa etária. No processo de educação, é importante que os pais conheçam e adequem seu comportamento perante os filhos. 


Visando minimizar o impacto negativo da palavra “castigo” que foi utilizada durante muitas décadas, hoje os especialistas usam o termo “retirar o direito” de algo. Isso causa um impacto positivo na vida da criança. 


Tais “retiradas de direito” podem ser altamente eficientes para colocar limites, pois como as crianças são bem apegadas com alguns objetos, ao perdê-los temporariamente, elas rapidamente assimilam que é necessária uma mudança de comportamento para que não ocorra a privação.

5) Coloque a criança para “pensar”

Apesar desse método ser questionado por alguns especialistas, colocar a criança “para pensar” sobre uma atitude ruim pode ser uma boa maneira de colocar limites. Mas não basta pensar, é preciso que os pais conversem com a criança depois de um tempo para verificar se ela assimilou o que aconteceu de errado. Assim, ajudam na compreensão das consequências de um comportamento ruim.


Veja também: + Cantinho do pensamento vs. cantinho da calma: qual é melhor?

6) Seja consistente

Estabeleça regras claras e consistentes para seus filhos. Isso ajuda a criar um ambiente previsível e seguro para eles.

7) Dê o exemplo

Seja um modelo positivo para seus filhos. Eles aprendem mais observando seu comportamento do que apenas ouvindo suas palavras. Demonstre os valores e comportamentos que você deseja que eles adotem.

8) Estabeleça limites razoáveis

Defina limites claros e apropriados para o comportamento de seus filhos. Isso os ajuda a entender o que é aceitável e o que não é. Lembre-se de levar em consideração a idade e o desenvolvimento individual de cada criança ao estabelecer limites.

9) Ofereça consequências e recompensas

Defina consequências apropriadas para comportamentos inadequados e recompense comportamentos positivos. Isso ajuda seus filhos a entender as consequências de suas ações e a desenvolver responsabilidade.


Veja também: + Castigo: será que funciona?

10) Demonstre amor e apoio

Mostre a seus filhos que você os ama incondicionalmente. Elogie seus esforços e conquistas e esteja presente para apoiá-los emocionalmente.

11) Esteja disposto a negociar

À medida que seus filhos crescem, é importante permitir que eles expressem suas opiniões e se envolvam na tomada de decisões. Esteja disposto a negociar quando apropriado, para ajudá-los a desenvolver habilidades de pensamento crítico e senso de responsabilidade.


Lembre-se de que cada criança é única, e as formas de como educar os filhos e colocar limites podem variar de acordo com sua personalidade e necessidades individuais. A flexibilidade e a adaptação são essenciais para criar um ambiente saudável e equilibrado para seus filhos. Continue acessando nossos conteúdos para entender mais sobre temáticas como essa. Não se esqueça de compartilhá-los para que eles cheguem a mais pessoas.