Como lidar com a mentira infantil?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Quem nunca ouviu falar sobre o Pinóquio, um personagem da Disney conhecido pelo seu nariz de madeira crescendo cada vez que mente? Com o ser humano e as crianças, o nariz não cresce mas é importante saber como lidar com a mentira infantil.

Veja também: + Saiba como conseguir bolsas de estudos em escolas particulares

Você já contou uma mentira? Seja para preservar sua intimidade, evitar um constrangimento ou até para não decepcionar alguém. A verdade é que, a maioria de nós, já mentiu em algum momento da vida. Mas e quando o seu filho mentir para você? O que deve ser feito?

Se você também está enfrentando essa situação desafiadora, saiba que você não está sozinho! Separamos algumas dicas que podem te auxiliar a lidar com situações como essa e como elas podem ser evitadas. Continue a leitura e entenda mais sobre como lidar com a mentira infantil.

Porque meu filho esconde as coisas de mim?

É importante entender que assim como os adultos, as crianças podem mentir por razões diferentes: seja para evitar o desapontamento de alguém, conquistar algo que desejam, fugir das responsabilidades, chamar a atenção dos pais, impressionar alguém ou até para evitar punições e castigos. Ou seja: nem sempre a mentira vai significar ser por um motivo ruim.

Entretanto, no caso de crianças mais novas, a mentira também pode representar uma certa confusão entre realidade e imaginação. Ou seja, ela aparece como uma resposta para algo que os pequenos e pequenas ainda não entendem ou que interpretaram errado.

Existe outro dado interessante: às vezes as crianças não sabem o que é uma mentira: segundo o estudo da Dra. Victoria Talwar, da Universidade McGill, no Canadá, cerca de 38% das crianças de 5 anos acham que xingar é mentir. Por isso, cabe aos pais mostrar como é importante contar sempre a verdade e explicar aos poucos as consequências de uma mentira.

Leia também: + Criança falando palavrão: veja o que fazer

Esteja atento e observe com cuidado se as mentiras contadas pelas crianças são intencionais ou não. Em seguida, busque compreender os motivos que levaram a criança a mentir. Afinal, as mentiras podem ser formas de esconder angústias, frustrações ou medo. Outro motivo é que as crianças podem imitar certos comportamentos dos adultos, então fique de olho se não existem outros “mentirosos” dentro de casa, incentivando essa prática.

O que fazer quando seu filho mente para você?

Antes de mais nada, é importante entender que os adultos têm um papel fundamental na hora de demonstrar a importância da honestidade para as crianças. Portanto, desde muito cedo, deixe claro que as mentiras não são uma saída aceitável e que elas não podem ser usadas como recurso para se livrar de alguma situação.

Outra dica importante que vale para o restante das relações entre pais e filhos, independente da idade, é criar uma relação de confiança com as crianças. Dessa forma, quando algo inesperado acontecer, a criança se sentirá confortável e, principalmente, segura para contar a verdade para você. Para isso, converse muito com seus filhos e filhas, mas também invista em momentos especiais em família. Que tal brincar com crianças em casa? Assistir filmes infantis? Ou ler antes de dormir?

Como saber se seu filho está mentindo para você?

Existem alguns sinais que você pode observar que ajudam a identificar quando o seu filho está mentindo. Se atente a eles:

1- Não existe muito contato visual

Assim como as crianças, esse é um sinal de mentira na parte dos adultos também. Quando os olhos se desviam, pode ser um sinal de uma mentira.

2- Repetição

Outro sinal comum de que a criança está mentindo é repetir parte das perguntas feitas como resposta para o que ela está tentando inventar. Preste atenção na repetição de informações.

3- Reações defensivas

Uma criança que mente pode agir de maneira desproporcional a qualquer acusação sua, com choro, alteração de voz ou acusações que você não confia nele.

Como lidar com a mentira infantil?

A melhor maneira de lidar com a mentira infantil é mostrar a importância da verdade e educar a criança com respeito, honestidade e carinho. Conheça 6 ações que podem te ajudar a lidar com as mentiras das crianças.

1. Dê o exemplo

Antes de mais nada, é preciso dizer que a melhor forma de educar segue sendo o exemplo! Por isso, reflita: quais são as mentiras que você mesmo conta para a sua criança no dia a dia?

Os pequenos observam tudo aquilo que os adultos fazem e costumam imitar esses comportamentos. Então, muito cuidado! Não vale dizer para as crianças que é errado mentir e, ao mesmo tempo, fingir que está ocupado para não atender o telefone ou até mentir que não está em casa, por exemplo.

Para construir uma relação de confiança, aposte nas verdades. E isso começa do básico: ao invés de dizer “Na volta a gente compra”, diga: “Essa compra não é uma prioridade para nossa família agora, mas você pode pedir esse brinquedo de presente no seu próximo aniversário. Que tal?” Muito melhor, não é mesmo?

2. Mantenha a calma

A criança poderá se sentir ainda mais insegura e amedrontada se os adultos estiverem nervosos ou agitados. E, com esse clima, ela certamente terá mais dificuldade para assumir a mentira. Então, mantenha sempre a calma. Inclusive, se puder, se afaste e lide com a situação somente quando você estiver mais tranquilo(a), tudo bem?

3. Não crie armadilhas para contradizer a criança

Se você perceber que a sua criança está mentindo, fale abertamente sobre o assunto. Por exemplo: se os pais sabem que seu filho não fez a tarefa da escola, em vez de perguntar “Você fez a lição de casa?”, podem dizer “Vi que você não fez a lição de casa. O que aconteceu?”. Converse abertamente e tranquilamente, sem apontar o dedo.