Saiba como tirar a mamadeira da madrugada do seu filho

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Para garantir que o desmame seja gentil, o aconselhado é fazer aos poucos, respeitando o tempo da criança e também dos pais. Saber como tirar a mamadeira da madrugada pode ser o primeiro passo para o desmame total. 


+ Encontre bolsas de estudos do ensino infantil ao ensino médio


A maioria das crianças têm apego à mamadeira, pois entendem o objeto como um item que traz tranquilidade e relaxamento, além de oferecer o alimento. Por isso, na hora da fome ou antes de dormir, a mamadeira é tão atraente para os pequenos. 


Quando devo tirar a mamadeira da madrugada? 


Tirar a mamadeira não quer dizer que a criança vai parar de se alimentar ou ingerir líquidos. Na verdade, a ideia é fazer a substituição do objeto por um copo. Para isso, o ideal é que a criança já tenha um bom desenvolvimento da coordenação motora, para conseguir segurar o copinho com firmeza. Outro momento que pode ser propício é na retirada da chupeta, assim as duas etapas são concluídas paralelamente. 




Saiba mais: +Veja dicas de como tirar a chupeta dos bebês


6 dicas de como tirar a mamadeira da madrugada


Como vimos nos tópicos anteriores, tirar a mamadeira da madrugada pode ser um desafio para muitos pais e cuidadores, mas é um passo importante para o desenvolvimento saudável das crianças, é um processo que todas as crianças que utilizam mamadeiras precisarão passar. Por isso, a transição pode requerer paciência e estratégias adequadas para garantir que a criança se adapte bem à mudança. Nesta seção, apresentaremos 6 dicas práticas e eficazes sobre como tirar a mamadeira da madrugada do seu filho (a), promovendo um sono mais tranquilo e saudável para toda a família.


Confira: 


1) Garanta uma noite de sono inteira para a criança

O pequeno não vai pedir pela mamadeira de madrugada se ele não acordar. Além disso, garantir uma noite de sono completa traz benefícios para a saúde da criança e suaviza a rotina dos pais. 


Caso essa tarefa seja difícil, reveja como está a rotina do seu filho: quais atividades ele faz durante o dia? A alimentação tem sido suficiente, para que ele não acorde com fome? Como está o uso de telas antes de dormir? 


2) Reduza a quantidade de leite gradualmente

Mesmo que a criança acorde de madrugada e peça pela mamadeira com leite, tudo bem, a alternativa aqui é ir reduzindo a quantidade de leite, o que aos poucos poderá dar espaço para a água e outros líquidos. 




3) Troque o leite por água no copinho

Quando a criança estiver se adaptando à redução do leite, experimente oferecer água para ela de madrugada. Ao respeitar esse progresso, você pode até tentar sucos naturais ou vitaminas. Mas lembre-se: sempre no copo! 


4) Ofereça objetos atraentes 

E por falar nos copinhos, opte por aqueles que possam atrair mais a criança. Como dito acima, elas têm apego aos objetos, então o copo precisa agradá-la. Deixe que ela participe dessa escolha e entenda isso como um presente, não como algo imposto.


5) Use outras alternativas ao invés da mamadeira

Se o pequeno acordar de madrugada, e, principalmente, se houver choro ou estresse, tente acalmá-lo com música, carinho ou mesmo uma conversa rápida. A ideia é desviar o foco da mamadeira e usá-la como resolução para essas situações. 


6) Converse com a criança

O diálogo pode fazer toda a diferença! Explique para seu/sua filho(a) que essa etapa faz parte do crescimento dele, diga que novas coisas virão. Mostre que você também está participando desse processo e que estão juntos nessa. 


Invista no lado lúdico: conte para a criança que a mamadeira será plantada e se tornará uma linda flor/árvore, ou que um passarinho irá pegar o item e semeá-lo por outros espaços, por exemplo. 


A consistência é o segredo para garantir o sucesso, seja sobre como tirar a mamadeira da madrugada ou do tempo integral, é preciso paciência e disciplina em se manter firme. 


Mantenha uma rotina de consultas


Buscar orientações de um pediatra ou especialista é fundamental no processo de “como tirar a mamadeira da madrugada”. Cada criança tem suas particularidades e pode reagir de maneiras diferentes às mudanças na rotina alimentar. Um pediatra pode avaliar o desenvolvimento da criança, considerar fatores como idade, peso, hábitos alimentares e padrões de sono, além de oferecer orientações personalizadas para garantir uma transição suave e segura.

Especialistas em desenvolvimento infantil também podem fornecer estratégias práticas e recomendações baseadas em evidências. Eles podem ajudar a identificar métodos eficazes para reduzir a dependência da mamadeira, abordar questões emocionais e comportamentais associadas ao desmame noturno e promover um ambiente de sono saudável.

Além disso, o acompanhamento profissional pode prevenir problemas de saúde como cáries dentárias, obesidade infantil e distúrbios do sono, que podem ser exacerbados pelo uso prolongado da mamadeira durante a noite. 

Consultar especialistas garante que a transição seja feita de maneira segura, respeitando o ritmo e as necessidades da criança, oferecendo suporte adequado para os pais durante esse processo.

Veja também:

+ As melhores atividades para bebês

+ É normal o cabelo do bebê cair com um mês?

E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que queiram saber mais detalhes sobre como tirar a mamadeira da madrugada. Aproveite e leia outros artigos do nosso blog.