Comunicação alternativa na escola: inclusão e aprendizado

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Atualizado em 27/08/2024 A comunicação é tão essencial em nossas vidas que é difícil imaginar um mundo sem enxergar, escutar ou falar. No entanto, essa é a realidade de muitas pessoas que, devido a uma deficiência ou enfermidade, não conseguem se expressar efetivamente por meio da escrita e da fala. 

Ao se tratar dessas crianças e adolescentes em fase escolar,  a comunicação alternativa na escola é vital, pois lhes permite transmitir pensamentos e sensações, garantindo que a mensagem seja compreendida.

Neste artigo você vai ver:


  • O que é Comunicação Alternativa?

  • Qual a importância da comunicação alternativa na educação especial?

  • Principais recursos da Comunicação Alternativa

  • São exemplos de comunicação alternativa?

  • Como a CAA pode auxiliar um aluno com dificuldades?

  • O que é comunicação alternativa na educação especial?

  • Uma chave para a inclusão

O que é Comunicação Alternativa?

A Comunicação Alternativa (CA) ou Comunicação Ampliada e Alternativa (CAA) é um conjunto de sistemas direcionados a pessoas sem fala ou escrita funcional, ou que têm uma defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.


O que significa CAA na educação?
A CAA na educação especial visa promover a independência das pessoas com necessidades comunicativas, facilitando sua inclusão no meio social. Ela utiliza diferentes recursos, como gestos manuais, expressões faciais e corporais, símbolos gráficos e voz, ampliando as habilidades de expressão e comunicação dos indivíduos.

Quando falamos sobre educação, os meios alternativos de comunicação se tornam ferramentas fundamentais no processo de inclusão de alunos com deficiência e no seu processo de ensino-aprendizagem. 


Implementar a Comunicação Alternativa na escola não é uma tarefa fácil; exige a participação e comprometimento de todos os envolvidos, instituição de ensino, profissionais, pais e estudantes, mas veremos a seguir os benefícios que ela promove na educação e na construção de uma sociedade acolhedora e democrática.

Qual a importância da comunicação alternativa na educação especial?

A comunicação alternativa na educação especial desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na inclusão de estudantes com necessidades especiais. Ela não só facilita o processo de ensino-aprendizagem, mas também promove a autonomia dos alunos, permitindo que eles participem ativamente do ambiente escolar e da sociedade.

Telma Pileggi Vinha, especialista em educação inclusiva, ressalta: 

“O desenvolvimento de habilidades de comunicação em crianças, particularmente naquelas com deficiências, é vital para seu desenvolvimento integral e inclusão social. Essa abordagem reforça a necessidade de estratégias educacionais inclusivas que reconheçam e atendam às diversas necessidades de comunicação de todos os alunos.”

Principais recursos da Comunicação Alternativa

Quais são os métodos que fazem parte da comunicação alternativa?
Diversas ferramentas ampliam o repertório comunicativo de uma pessoa. Os recursos são personalizados conforme as necessidades específicas de cada usuário. Abaixo estão alguns dos principais sistemas de comunicação alternativa na educação especial:

Recursos da Comunicação Alternativa

Descrição

Cartões de comunicação

Símbolos gráficos organizados por categorias.

Pranchas de comunicação

Divididas por temas específicos como animais e objetos.

Pranchas alfabéticas

Alfabetos, pontuação e expressões comuns.

Vocalizadores

Aparelhos que emitem voz para expressar mensagens.

Softwares e aplicativos

Tecnologias que reúnem diversos recursos de CA.


São exemplos de comunicação alternativa?

A comunicação alternativa engloba uma variedade de métodos e ferramentas que ajudam pessoas com deficiências a se expressarem. Exemplos incluem:


  • Gestos manuais e expressões faciais: Formas básicas de comunicação não verbal.

  • Símbolos gráficos e pranchas de comunicação: Utilizadas para representar ideias e sentimentos.

  • Vocalizadores e aplicativos de comunicação: Dispositivos que emitem voz e ajudam na expressão verbal.

  • Sistemas pictográficos como PCS: Conjunto de imagens para criar recursos de comunicação personalizados.

PCS: Símbolos de Comunicação Pictórica

Os PCS (Picture Communication Symbols) são um conjunto de imagens e desenhos usados em pranchas e cartões de comunicação alternativa na educação especial. Criados em 1980 nos Estados Unidos pela fonoaudióloga Roxanna Mayer Johnson, esses símbolos têm sido amplamente utilizados para atividades educacionais, atendendo pessoas de todas as idades.

A educação, considerada um direito fundamental pela UNESCO, deve ser inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 assegura a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas regulares.

Como a CAA pode auxiliar um aluno com dificuldades?
Nesse contexto, a comunicação alternativa na escola se torna essencial para incluir crianças com deficiência nas salas de aula. Ela não apenas facilita o processo de ensino-aprendizagem, mas também melhora a compreensão e expressão dos alunos, garantindo sua participação ativa.

Telma Pileggi Vinha, especialista em educação inclusiva, comenta: 

“Então cabe à Comunicação Alternativa dar voz aos deficientes, permitindo que eles possam expressar seus sentimentos, pensamentos e vontades. O papel do interlocutor é garantir que esses indivíduos sejam inseridos na sociedade, participando ativamente como sujeitos.”

O que é comunicação alternativa na educação especial?

A implementação da comunicação alternativa na escola exige a cooperação de todos: pais, professores, alunos e especialistas. O recurso deve ser adaptado às características individuais de cada aluno, como capacidades cognitivas, auditivas, visuais e motoras, e deve estar alinhado com os objetivos pedagógicos do professor.

Como saber se uma escola trabalha com Comunicação Alternativa

Para saber se uma escola utiliza a comunicação alternativa, é importante verificar se ela já trabalhou com alunos que têm dificuldades de comunicação. Durante visitas à escola, converse com professores, pais e funcionários para entender como essa ferramenta é aplicada.


Além disso, você pode usar o site do Melhor Escola para procurar instituições que atendam às suas necessidades e ler depoimentos de outros pais sobre a experiência com a comunicação alternativa na escola.

Uma chave para a inclusão

A comunicação alternativa na escola é fundamental para garantir a inclusão de todos os alunos no ambiente educacional. Sua implementação melhora a qualidade de vida e a autonomia dos estudantes com necessidades especiais, ao mesmo tempo em que promove uma sociedade mais inclusiva. 

Se este conteúdo fez sentido para você, compartilhe com outros pais e educadores interessados em saber mais sobre comunicação alternativa na escola. E não deixe de acompanhar outros conteúdos do nosso blog.