Conheça 5 podcasts de história infantil para ouvir com as crianças

Não sabe mais o que fazer com as crianças nessa quarentena? Os podcasts podem ser a solução! Confira dicas de programas voltados especialmente para os pequenos.


Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Após tantos dias de isolamento social, fica cada vez mais difícil manter as crianças entretidas dentro de casa. Brincadeiras, filmes, desenhos, videogames, jogos, haja criatividade, não é mesmo? Felizmente, a tecnologia e a internet disponibilizam diversos de conteúdos que, além de serem divertidos, também ajudam no desenvolvimento educacional das crianças, que é o caso dos podcasts de história infantil.  


+ Descubra como conseguir bolsas de estudo


Quer saber mais sobre o mundo dos podcasts e os programas ideais para as crianças? Continue lendo o post!


O que é um podcast?

O podcast é como se fosse um programa de rádio, a diferença é que ele não tem uma hora certa para ir ao ar, ou seja, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser, gratuitamente. 

Os conteúdos de áudio podem ser encontrados em diferentes plataformas como Spotify, YouTube, iTunes e até mesmo no WhatsApp. Com duração média de 15 a 30 minutos, os temas abordados variam: os episódios podem falar sobre educação, curiosidades do mundo, música e narração histórias infantis.


Os melhores podcasts de história infantil

De acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada em maio do ano passado, quatro em cada dez internautas brasileiros já ouviram podcasts. O mercado de áudio no país cresceu muito nos últimos anos e, quando o assunto é infância, o que não falta é conteúdo interessante. Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas de podcasts voltados especialmente para os pequenos. Confira:

E se...podcast

Um podcast criado por crianças e para crianças! Com a ajuda do seu pai Samuel Leite, Bruno (8 anos) e Luiza (5 anos) - uns dos podcasters mais novos do Brasil - criaram um programa que traz perguntas e histórias divertidas sobre o mundo imaginário da garotada, como: “E se pudéssemos voar?”, “E se dragões existissem?”. Em 2019, o podcast ficou entre os mais ouvidos na plataforma iTunes dentro da categoria “Crianças e Família.” Os mini-apresentadores são de uma fofura imensa e os temas, muito divertidos! São episódios curtos, com no máximo 15 minutos de duração, uma ótima pedida para incentivar a criatividade da garotada.


Deixa que Eu Conto

“Deixa que Eu Conto” é um podcast educativo criado pela UNICEF e apresentado por Carol Levy e Kiara Terra. Com episódios diários, o programa é repleto de atividades voltadas para as crianças em fase de alfabetização. Disponível no YouTube e até para download no WhatsApp, este é um podcast especial, que une brincadeira e educação. 


Coisa de Criança

Sabe aquela mania que as crianças têm de perguntar o porquê das coisas e acabam pegando os adultos de surpresa? Por que o céu é azul? De onde vêm as ondas? O "Coisa de Criança" responde! A primeira temporada do podcast aborda temas relacionados aos fenômenos da natureza de maneira educativa e brincalhona. Os episódios são curtinhos, apenas 5 minutos cada, o que facilita a concentração das crianças. 


Conta Pra Mim?

O “Conta pra mim” é uma ótima opção para quem ama ouvir histórias! Toda segunda-feira, Fafá e Thiago narram contos cheios de suspense, aventura, comédia e amor. Um podcast de história infantil autêntico e divertido!


Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

O nome pode soar esquisito, mas o conteúdo é maravilhoso. Baseado no best-seller escrito por Elena Favilli e Francesca Cavallo, “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes” é um podcast de contos de fadas sobre mulheres extraordinárias que marcaram o mundo em suas áreas de atuação: cientistas, políticas, atletas e cantoras. O objetivo aqui é inspirar milhões de garotas a sonhar grande, mirar distante e lutar com bravura. 


E aí, gostou? Aproveite essas dicas de podcasts de história infantil e divirta-se com os os seus filhos! 


Veja também:

+ Construtivismo: confira a história e os conceitos desse método de ensino

+ Entenda como fica a cobrança da mensalidade escolar durante a quarentena