Desenho para colorir e imprimir: veja 10 temas

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Captar a atenção das crianças pode ser uma tarefa difícil nos dias de hoje, devido à constante presença das telas de celulares, televisões e computadores. Porém, atividades como desenho para colorir e imprimir podem interessar os pequenos.

Isso porque esse tipo de exercício possibilita eles soltarem a imaginação, colocar a criatividade para trabalhar e ainda terem acesso a ferramentas que, nem sempre, usarão todos os dias, como tinta, giz de cera e até lápis coloridos.

Além disso, os desenhos para colorir infantil estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo dos mais novos, devido aos movimentos curtos e concentração. Atividades relacionadas à pintura podem ser feitas tanto na sala de aula quanto em casa.

Desenho para colorir e imprimir: 10 opções

1) Filmes

Toda criança tem um filme preferido e um protagonista inspirador. No papel, o pequeno pode dar novas características para esse personagem ou colorir ele da forma mais fiel possível. Confira os principais filmes e desenho para colorir e imprimir:

2) Desenhos animados

Semelhante à ideia dos filmes, os desenhos animados também costumam inspirar os pequenos e estão até mais presentes no dia a dia. Abaixo, faça download dos desenhos para colorir e imprimir PDF:

3) Animais

Que tal dar a possibilidade da criança imaginar os animais em cores novas? O desenho para colorir e imprimir também pode ser associado aos estudos dos animais para as aulas de ciência.

4) Personagens famosos

Alguns personagens marcam nossas vidas, principalmente durante a infância. Além disso, existem aqueles que atravessam gerações. Selecione os personagens favoritos para você colorir junto com a criança, seja em casa ou para atividade na sala de aula.

5) Jogos

Os games estão cada vez mais em alta, porém é importante que as crianças façam atividades manuais também. Para motivá-las, escolha um desenho para colorir e imprima o jogo preferido do seu filho!

6) Espaços

Que tal pintar o desenho de uma casa da mesma forma que é a residência do pequeno? Ou então, personalizar um castelo do jeito que ele gostaria que fosse. Além desses espaços, outros ambientes também podem ser coloridos, como a praia.

7) Datas especiais

As datas especiais merecem desenhos para colorir e imprimir PDF, principalmente se for no ambiente escolar, como forma de trabalhar o significado do dia.

8) Natureza

Falar sobre meio ambiente fica muito mais fácil com um lápis colorido em mãos! Para isso, imprima alguns desenhos relacionados à natureza e apresente para as crianças.

Em relação aos desenhos para colorir infantil, você pode separá-los para uma turminha mais nova e propor que eles pintem de acordo com a imaginação: como os pequenos imaginam que sejam as cores reais das estrelas?

9) Objetos

Esta é uma ideia para facilitar o reconhecimento dos objetivos mais comuns no dia a dia das crianças. Você pode dar liberdade para eles criarem as cores que desejarem ou seguirem modelos reais, como por exemplo o relógio da sala de aula ou da cozinha.

10) Temas variados

Além das sugestões acima, outros assuntos podem ser trabalhados com lápis de cor, giz, tinta ou qualquer outro material que você queira.

Na hora de escolher o tipo de desenho para colorir e imprimir, leve em consideração a faixa etária e os gostos de quem vai fazer a atividade. Abaixo, separamos ainda mais temas para aumentar o seu leque de opções:

Onde encontrar desenho para colorir e imprimir?

As sugestões acima pertencem ao site desenhos&colorir e são todas gratuitas. Porém, existem muitas outras páginas on-line em que é possível encontrar esse tipo de conteúdo e adaptá-lo para a sua turma ou filho.

• Freepik

Nesta plataforma, estão disponibilizadas mais de 100 mil imagens para colorir. Apesar de algumas serem pagas ou estarem para download apenas para quem tem a versão Premium do Freepik, muitas opções são totalmente gratuitas.

Basta procurar na barra de pesquisa por “desenho para colorir e imprimir” e você encontrará diversas opções ou até mesmo pastas próprias, já criadas por outras pedagogas ou mamães.

• Amor de Papéis

Mais um site totalmente dedicado aos desenhos infantis! Além das opções para colorir, existem também alguns desenhos gigantes para comprar e até modelos de inspiração para a criançada que quer desenhar as próprias ilustrações.

• Variboo

Este é um catálogo completo de desenho para colorir e imprimir, o qual promete agradar todos os gostos. É só procurar pelo tema de interesse, nome de personagens, filmes ou qualquer outra vontade que a criança tiver para pintar.