Foi autorizada recentemente a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão para que elas comecem a ser imunizadas é ainda neste mês de janeiro. Com isso, muitos pais e responsáveis estão com dúvida se é preciso esperar a vacina da covid em crianças antes de matricular os seus filhos.
O site G1 entrevistou especialistas que dizem que não é necessário esperar a vacina para enviar as crianças para a escola. O pediatra e infectologista, Marcelo Otsuka, alega que se na família não há casos de problemas respiratórios e se a criança não tiver câncer nem possuir alguma doença imunossupressora, não é preciso esperar a vacina da covid em crianças para que elas voltam à aula. Ele diz ainda que:
"As crianças precisam ir para a escola. Elas estão sendo extremamente prejudicadas por não irem. Grande parte delas não têm acesso adequado à internet ou sequer têm acesso à internet".
+ Veja como conseguir bolsas de estudo de até 80% para o seu filho
Além disso, sabe-se hoje em dia que as crianças fora da escola geram muito mais prejuízos. Visto que o número de agressões infantil aumentou muito durante a pandemia, sem contar no fato de que é na escola onde que muitas crianças fazem a sua refeição principal.
Para Ana Escobar, pediatra e professora da Faculdade de Medicina da USP, diz que, muitas vezes, as escolas podem ser muito mais seguras do que a própria casa das crianças. Porém, é muito importante sempre averiguar se as escolas estão tomando todas as medidas necessárias contra a covid-19.
Portanto, podemos ver que, segundo tais especialistas, é recomendado que as crianças continuem indo a escola para que os dados na educação sejam recuperados. Assim, os pais devem ficar tranquilos pois não precisam esperar a vacina da covid em crianças para que eles voltem às aulas.
Como será a vacinação da covid-19 para crianças?
De acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros lotes das vacinas irão chegar ao Brasil no dia 13 de Janeiro. Sendo assim, se você estava se perguntando quando vão aplicar a vacina contra a covid-19 nas crianças, a previsão é de que nos dias 14 e 15 de janeiro já se comece a aplicar as doses da vacina.
A vacinação infantil irá ocorrer de acordo com as seguintes normas:
Em ordem decrescente de idade, ou sejam das crianças mais velhas para as mais novas.
Terão prioridade para crianças com comorbidade ou deficiência permanente e também para crianças quilombolas e indígenas;
Não será necessário ter uma autorização por escrito, desde que pais ou responsáveis vão com as crianças no dia da vacinação;
O intervalo entre as doses será maior do que o previsto em bula, passando de três semanas para oito semanas.
Tem-se a previsão de que 3,75 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 sejam disponibilizadas em janeiro para as crianças entre 5 a 11 anos.
A importância da vacinação infantil
A vacinação de crianças contra a covid-19 é muito importante para ajudar a diminuir as formas graves e óbitos gerados pela da doença. Segundo estudo feito pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), apesar das crianças adoecerem menos por causa da Covid-19, elas transmitem o vírus na comunidade escolar e também fora dela.
Além disso, o número de mortalidade infantil pela covid-19 está aumentando consideravelmente. Desde o primeiro caso da doença no país, até o dia 6 de dezembro de 2021, foram 2.625 mortes de pessoas entre zero e 19 anos. Isso dá uma média de 4 mortes por dia. Com isso, podemos notar que é muito importante a vacina de covid para crianças pois pode ajudar a reduzir a propagação do vírus e suas demais variações.
Veja também: + Covid-19: como manter a saúde mental das crianças durante a quarentena