A escola pública é ruim? Entenda as dificuldades das instituições

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Atualizado em: 09/04/2025

O pensamento de que “escola pública é ruim” é muito comum entre os brasileiros e encontrar uma boa instituição é um grande desafio para os responsáveis de todo o país.

Os investimentos em educação ainda são precários em diversas cidades brasileiras, dificultando a evolução das instituições.

Isso acaba fortalecendo a ideia de que a escola pública é ruim e apenas as escolas particulares têm condições de oferecer um ensino eficaz às crianças. 

Nesse contexto, é comum ver cada vez mais responsáveis em busca de bolsas de estudos ou outras alternativas para manter os filhos na rede privada.

Quer entender quais são as dificuldades enfrentadas pela educação pública no Brasil e como escolher a melhor escola para seu filho? Então olha só o que vamos conversar durante esse texto:

  • Quais são os problemas da escola pública?;

  • Porque a escola pública é tão criticada?;

  • Como saber se a escola pública é boa ou ruim?;

  • Quais são as desvantagens da escola pública?;

  • Existe alternativa para as escolas públicas?

Mas antes, você sabia que o Melhor Escola é o maior buscador de escolas do Brasil? 

Aqui, você consegue encontrar escolas públicas e particulares de todo o Brasil e entender como é o dia a dia daquela instituição.

Além disso, contamos também com mais de 7 mil escolas parceiras com descontos de até 80% na mensalidade. Clique aqui para conhecer mais!


Quais são os problemas da escola pública?

Primeiro é preciso entender o porquê escolas públicas são ruins pelos olhos de muitos brasileiros.

A lista de problemas e desafios a serem vencidos é bem grande. Além da falta de investimentos financeiros, as escolas enfrentam altos índices de reprovação e superlotação das salas de aula.

Outros problemas comuns na educação brasileira que faz as pessoas pensarem que a escola pública é ruim são:

  • Falta de acesso em novas tecnologias;

  • Pouco envolvimento das famílias com a escola;

  • Altas taxas de abandono de alunos;

  • Desigualdade de ensino entre as escolas públicas e privadas;

  • Baixo rendimento escolar;

  • Falta de interesse e comprometimento dos alunos;

  • Carência de condições financeiras dos alunos;

  • Falta de manutenção na estrutura física das escolas;

  • Falta de materiais didáticos para os alunos.


De acordo com o Censo Escolar de 2023, apenas 55% das escolas municipais disponibilizam internet para os alunos do Ensino Fundamental com intuito de ensino e aprendizado.


Além disso, apenas 39% possuem computadores de mesa para os estudantes, contra 77% das instituições privadas.


Os dados também demonstram que, atualmente, o Brasil conta com quase 6% dos estudantes de Ensino Médio evadindo das instituições de ensino.

Os desafios para os professores da rede pública

É comum que os professores da rede pública lide com alguns desafios no dia a dia escolar.

Além da falta de valorização e salários baixos, os profissionais também enfrentam casos de violência verbal e física, deixando-os cada vez mais sobrecarregados e desmotivados.

De acordo com a Associação Nova Escola, 66% dos professores já se afastaram por problemas de saúde, sendo as principais causas:

Ansiedade

68%

Estresse e dores de cabeça

63%

Insônia

39%

Dores no corpo

38%

Alergias

28%

Depressão

28%


Segundo Frida Fischer, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, isso se deve justamente à falta de investimento em estrutura dentro das escolas públicas.

“As doenças relacionadas ao trabalho estão diretamente relacionadas às condições de trabalho [..] Quando as condições de trabalho são precárias, tanto em infraestrutura quanto em recursos ou exigências, e quando existe um desequilíbrio entre o que o professor tem de fazer e aquilo que é possível ser feito dentro daquelas condições, as pessoas vão adoecer”.

Porque a escola pública é tão criticada?

No portal do Melhor Escola é possível compreender as principais críticas a instituições públicas específicas. 


Muitos dos comentários levantam as questões sobre a escola pública ser ruim, entretanto, também é possível observar instituições que se esforçam para realizar o melhor possível para os seus estudantes.


Apesar das muitas dificuldades é preciso compreender que nem toda escola pública é ruim, mas é preciso pesquisar para escolher a melhor da sua região.



Como saber se a escola pública é boa ou ruim?

Para saber se uma instituição de ensino é boa e confiável, a dica número um é visitar pessoalmente o local e checar as condições da escola.

Os pais devem observar, por exemplo, as condições das salas de aula, a higiene dos banheiros e dos refeitórios, bem como o mobiliário disponível para os alunos. 

Caso você perceba sinais de abandono ou insegurança na escola, repense se vale a pena manter seu filho matriculado na instituição.

Outro ponto que deve ser observado são os projetos pedagógicos oferecidos aos alunos, o material didático e as informações gerais sobre os professores. 

Nesse contexto, é importante conversar com outros pais, ouvir a opinião de outros professores e da vizinhança sobre a escola. 

Além desse olhar crítico, os responsáveis também devem pesquisar os indicadores da escola no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o índice de aprovação dos alunos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os pais devem apurar se o colégio tem iniciativas voltadas para envolver os familiares dos alunos nas ações educacionais.

Além disso, o Melhor Escola, o maior buscador de instituições públicas e particulares do Brasil também conta com uma aba de avaliações, é possível consultar algumas opiniões na página individual da escola.

Quais são as desvantagens da escola pública?

Conforme mencionamos anteriormente, apenas dizer que a escola pública é ruim é algo bastante relativo, mas ainda assim, é importante pontuar quais são as desvantagens da mesma:


Infraestrutura e recursos

As escolas particulares tendem a ter uma infraestrutura melhor, com prédios mais novos, adaptados para atividades internas e externas, além de tecnologia apropriada.

Tamanho das turmas

Com turmas maiores, o professor tem uma tendência a se dedicar menos a cada aluno de forma individual.

Valorização e formação do corpo docente

A valorização do corpo docente interfere diretamente na qualidade das aulas, afinal, isso permite e incentiva que os mesmo busquem mais especialização.

Currículo e atividades extracurriculares

Com um currículo mais amplo os alunos possuem mais oportunidades de se apropriarem para a vida adulta e vestibulares.

Segurança e disciplina

Em geral, as escolas particulares possuem um controle maior na disciplina dos alunos, oferecendo um ambiente mais seguro e tranquilo.


Quer saber mais sobre as diferenças entre escola pública e particular? Neste conteúdo falamos sobre esse questionamento de forma mais abrangente, clique para ler o artigo completo!

 

Existe alternativa para as escolas públicas?

O Melhor Escola, o maior e mais completo site de buscas de escolas do Brasil, com o objetivo de ajudar os responsáveis que estão procurando uma escola de qualidade para os filhos, criou um sistema de avaliação. 

Assim, ao entrar no site, você consegue ver a avaliação que outros pais, alunos, ex-alunos e professores deram para a instituição. 

Para isso, basta você entrar no site do Melhor Escola, digitar a sua cidade e ver todas as escolas que foram avaliadas no portal. 

Além disso, você encontra escolas parceiras que oferecem bolsas de estudos de até 80% de desconto. Clique no botão abaixo e saiba mais


Encontre bolsas de estudo