10 filmes infantis antigos para assistir com os filhos

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Você tem alguma expressão favorita que veio de algum filme infantil da época que era criança? Essa é apenas uma das formas de como esses filmes nos marcam. Os clássicos infantis tem um charme especial, são histórias marcantes que nos transportam no tempo direto à infância e que não precisam ficar só no passado. São diversas as tramas que possuem entretenimento de qualidade e lições importantes que podem ser transmitidas às novas gerações.

Saiba mais: Encontre bolsas de estudo para o ensino básico

Exibir alguns desses clássicos em casa pode ser uma excelente maneira de apresentar ótimas histórias para as crianças, estimular a criatividade, gerar conhecimento e troca entre as gerações. Vamos embarcar nesta jornada nostálgica e explorar os 10 melhores filmes infantis antigos que merecem ser exibidos. Continue a leitura para saber mais!

10 filmes infantis antigos e porquê devem ser exibidos

1. O Mágico de Oz (1939)

Sinopse: Dorothy Gale é uma jovem que, após ser levada por um ciclone para a mágica Terra de Oz, embarca em uma longa jornada para encontrar o Mágico de Oz e retornar para casa. Ao longo do caminho, ela encontra três novos amigos – um Espantalho, um Homem de Lata e um Leão Covarde – que a ajudam em sua aventura. Esse clássico deixa muitas lições para levarmos para a vida.

Razões para Exibir:

• Lições de Coragem e Amizade: A história de Dorothy e dos outros personagens ensina sobre a importância da coragem, do amor e da amizade.

• Criatividade e Imaginação: O visual deslumbrante e a transição do preto e branco para o colorido estimulam a imaginação das crianças.

2. Mary Poppins (1964)

Sinopse: A linda Mary Poppins é uma babá mágica que chega à casa da família Banks para cuidar das crianças Jane e Michael. Com sua personalidade única e encantadora, além de suas habilidades mágicas, ela transforma a vida da família, trazendo alegria e harmonia.

Razões para Exibir:

• Mensagens Positivas: Mary Poppins mostra o valor da bondade, da família e da importância de encontrar alegria nas pequenas coisas.

• Elementos Musicais: As canções encantadoras ajudam no desenvolvimento da musicalidade e da apreciação cultural da criança.

3. A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Filme infantil antigo A Fantástica Fábrica de Chocolate

Sinopse: Sem dúvidas, esse é um dos maiores clássicos que mais tarde contou com algumas releituras. Charlie Bucket é um menino de uma família humilde que encontra um dos cinco bilhetes dourados que lhe dão acesso à fábrica de chocolate de Willy Wonka. Durante a visita, ele e outras crianças descobrem um mundo incrível e aprendem valiosas lições de vida, além de oferecer uma conexão que vai além dos muros da fábrica.

Razões para Exibir:

• Valores e Consequências: Ensina sobre a importância da honestidade, do comportamento e das consequências de nossas escolhas e ações.

• Inovação e Criatividade: Estimula a imaginação com suas invenções fantásticas e cenários exuberantes.

4. E.T. – O Extraterrestre (1982)

Filme infantil antigo E.T. - O Extraterrestre

Sinopse: Elliott é um garoto que descobre um extraterrestre perdido em seu quintal. Os dois criam uma amizade profunda e Elliott ajuda E.T. a voltar para casa, enquanto enfrentam desafios e aventuras ao longo do caminho. Lembra daquela cena da bicicleta voando? Faz parte desse clássico!