Garatuja: o que são e qual a importância?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A garatuja é uma parte essencial do desenvolvimento infantil, pois proporciona uma base sólida para a aprendizagem de habilidades manuais complexas, como a escrita e o desenho planejado. É uma atividade presente na evolução e crescimento intelectual, emocional, social e motor das crianças.

+ Encontre bolsas de estudos do ensino infantil ao ensino médio

O que é garatuja?

Garatuja é um termo usado para descrever os desenhos feitos de forma desorganizada e espontânea, geralmente por bebês ou crianças pequenas. Elas marcam o início do desenvolvimento da capacidade de desenho e escrita.

A criança ainda não possui habilidade de planejamento, portanto faz rabiscos livres, descontrolados e irregulares, sem algum significado específico. Não existe padrão ou forma reconhecível nas garatujas.

A garatuja é presente em qual faixa etária?

As garatujas acompanham as fases do desenvolvimento motor da criança, presentes principalmente nas faixas entre um a quatro anos, e portanto são observadas em diferentes níveis:

1) Garatuja desordenada (de um a dois anos)

Nos primeiros anos de vida, os pequenos podem produzir marcas aleatórias e irregulares, sem um padrão definido e sem nenhum controle dos movimentos ou intenção de criar algo.

A criança está explorando a sensação de prazer no movimento e na descoberta da função dos materiais de desenho, e como as ações interagem com o mundo à sua volta. Esta fase ajuda a desenvolver a coordenação entre as mãos, os olhos e a força muscular.

Veja também: + Como escolher uma escola de Educação Infantil

2) Garatuja controlada (de dois a três anos)

É nessa fase que a criança adquire algum controle sobre os movimentos de suas mãos e dedos. As linhas são mais direcionadas, podem apresentar repetição proposital e padrões, como formas geométricas simples e fluidas (principalmente círculos) e linhas paralelas.

Apesar de ainda se tratar de uma etapa exploratória, o pequeno pode apresentar intencionalidade nos rabiscos. A coordenação motora melhora e é introduzida a associação de formas com objetos e ideias.

3) Garatuja com nome (três a quatro anos)

Nessa última fase da garatuja, o pequeno começa a atribuir nomes e significado aos desenhos, tentando representar objetos ou pessoas, mesmo que essas formas ainda não sejam facilmente compreendidas por adultos.

Ainda assim, os rabiscos se tornam tentativas de expressar coisas do mundo real usando formas orgânicas e abstratas. A criança compreende que o círculo pode ser usado para criar um rosto, e as linhas paralelas para o cabelo, e pela primeira vez passa a planejar o que desenhar.

Atribuir significado às ilustrações ajuda na criatividade, capacidade de entendimento e interpretação de imagens, além de ser um preparo crucial para o progresso da habilidade de escrita.