Geração Alpha: veja se o seu filho faz parte

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Você já vivenciou algum conflito de gerações? Quando, por exemplo, pessoas de idades diferentes têm opiniões completamente opostas sobre um tema — e não existe certo, nem errado na história —. Situações assim são comuns, principalmente se for com integrantes da geração Alpha, a turminha mais nova do momento! 


| + Encontre bolsas de estudos do ensino infantil ao ensino médio 


Qual é a geração Alpha?

Pessoas nascidas entre 2010 e 2025 são consideradas da geração Alpha, também conhecida como “Gen A”. Esta é a primeira geração iniciada no século XXI, além de marcar o atual momento que vivemos. 


Pode-se dizer que as crianças nascidas na geração Alpha são filhas dos Millennials, aqueles nascidos entre 1981 e 1996, os quais podem ser chamados de geração Y. Entre os dois grupos mencionados, está a geração Z, que engloba as pessoas que nasceram entre 1997 e 2009. 


Vale ressaltar que os anos determinantes podem variar, de acordo com a fonte de pesquisa, mas que não há implicações nisso, tendo em vista que há um consenso geral sobre as características marcantes e contexto de cada época.

Quais principais características da geração Alpha?

Se você confirmou que seu filho faz parte da geração Alpha, vale a pena conferir quais são as principais características dessas crianças. Confira:

Crianças nativas digitais

A geração Alpha é a primeira considerada nativa digital, pois os pequenos estão imersos em tecnologia e mídias digitais desde o nascimento. Antes mesmo da alfabetização, e muitas vezes antes da fala, eles já desenvolvem habilidades para interagir com celulares, tablets e computadores.


Veja também:

+ Como ajudar na alfabetização do meu filho 

+ 10 livros infantis ilustrados em PDF para download gratuito

Acesso constante à informação

Por estarem conectados o tempo todo, as crianças se sentem mais curiosas com o que está acontecendo com o mundo. Mas essa exigência por informação não se restringe apenas às notícias, mas também a trends e outras tendências momentâneas. Mais do que nunca, a sensação de “não quero ser o último a saber” está presente. 


Por isso, é importante tomar cuidado com a quantidade de tempo de tela que seu filho passa. Afinal, essa busca constante por informações pode acabar gerando ansiedade nele. 

Multitarefas 

Jogar um jogo enquanto escuta música, faz download de imagens e deixa um vídeo rodando é moleza para os integrantes da geração Alpha. Todavia, isso pode fazer com que sejam mais distraídos e tenham dificuldade de manter o foco quando necessário. 

Aprendizado digital 

Já que o contato com o meio digital costuma vir antes da escrita ou leitura física, é esperado que a turminha da geração atual se interesse por aprender virtualmente. Seja por games ou metaverso, a inteligência artificial torna-se aliada da educação básica para quem nasceu a partir de 2010.


Saiba mais: Encontre bolsas de estudo na educação básica

Consciência social e ambiental

A inclusão de minorias ganha cada vez mais força e, apesar desse tema não provocar uma boa reação em todos, a geração Alpha é educada de forma mais receptiva à diversidade e globalização. O mesmo vale para questões ambientais: desde cedo eles se preocupam em construir um mundo mais sustentável. 

Quais as principais diferenças entre as gerações?

Desde o século passado, o ser humano passou a dividir períodos de tempo por gerações. Essa foi uma forma de agrupar grupos sociais, que compartilhavam de características em comum, devido à sociedade da época. Com o mundo mudando cada vez mais rápido, principalmente por conta do avanço da tecnologia, o tempo entre uma geração e outra tem se reduzido. 


O primeiro grupo ficou conhecido como geração Silenciosa (nascidos de 1928 a 1945), os quais são marcados por não terem contato com tecnologia e mídia de massa; depois, vieram os Baby Boomers (de 1946 a 1964), geralmente associados a países da Europa e EUA, devido ao aumento da natalidade após períodos de guerras. 


A partir de 1965 a 1980, veio a geração X, que viu grandes inovações tecnológicas, mas que ainda prezava por valores conservadores, especialmente relacionados ao trabalho. Como dito anteriormente, entre 1981 e 1996 surgiram os Millennials, os quais sentiram mais o impacto da tecnologia, principalmente a internet, na rotina.


Diferente das gerações anteriores, os Millennials já têm maior preocupação ambiental e social, além de olharem para a carreira profissional de forma mais colaborativa. A geração Z, que vem logo após e antecede os Alphas, segue na mesma linha, porém prezando por uma comunicação ainda mais rápida e visual, priorizando sempre o porquê das coisas. 


Dessa forma, é importante que você valorize essa curiosidade nas crianças. Colocá-las em escolas de qualidade é a melhor forma de fazer isso. Portanto, entre no site do Melhor Escola e encontre a instituição de ensino que esteja dentro dos seus requisitos e dentro do seu bolso.