Hábitos de higiene para ensinar às crianças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Os hábitos de higiene devem ser praticados desde os primeiros dias de vida, pois sabemos que os pequenos não conseguem fazer sozinhos mas os papais já podem ir tomando como rotina ao fazer a limpeza dos ouvidos, lavagem nasal, escovar os dentinhos e tudo mais.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre a importância disso para a vida toda, os riscos que a falta de higiene pode trazer e no final ainda tem cinco hábitos para ensinar às crianças.

Qual a importância dos hábitos de higiene?

Sabemos que as crianças precisam de cuidados especiais em vários aspectos da vida. A higiene é um desses importantes pilares e garante, entre outros benefícios, uma proteção mais efetiva contra doenças. A infância é a hora certa de ensinar à criança os hábitos que ela deve levar para a vida, já que isso serve como um aprendizado.

Riscos da falta do hábito de higiene

A falta de higiene pode afetar algo muito importante na vida de uma criança: a imunidade. A falta de higiene contribui diretamente na qualidade de vida e saúde dos pequenos, então fazê-la de um hábito diário pode reduzir bruscamente a chance das crianças virem a se contaminar com doenças.

Dentre os riscos que a falta de higiene traz, algumas doenças podem aparecer, tais como cáries, gengivite, infecções de pele, dermatites, entre outros. Os problemas também podem acometer os órgãos internos, por exemplo em casos de infecções urinárias, na garganta e em outras partes do corpo.

Leia também | + Puericultura na educação infantil: a atenção integral à saúde da criança na escola

Como ensinar hábitos de higiene para as crianças

A parte de ensinar os pequenos pode ser muito divertida e repleta de lembranças boas, pois é aqui que eles vão descobrir mais sobre o senso de limpeza, cuidados e sobre o próprio corpo. Por mais que seja um momento legal, a tarefa também pode não ser tão fácil.

Colocar músicas e inventar ou ler histórias ajuda bastante na compreensão da criança, tornando a hora da higiene pessoal mais divertida. Por exemplo, cite algum desenho ou personagem que seu filho goste e invente uma história de banho em cima do mesmo. Aqui vão mais algumas dicas que podem ajudar:

• Incentive a participação da criança (colocando a pasta na escova, por exemplo);

• Apresente os objetos de higiene de forma descontraída e deixe a criança explora-lo;

• Conte com a ajuda de livros e gibis (existem diversos livros infantis que ajudam nesse momento).

5 hábitos de higiene que devem ser ensinados para as crianças

1) Lavar as mãos

Não podemos falar de higiene sem antes citarmos a limpeza das mãos. Crianças estão em constante contato com o chão, alimentos e sujeiras. Elas tendem a ser curiosas e encostar em tudo com a mania de levar à boca, olhos e nariz, sem a adequada limpeza das mãos, o que faz com que os agentes causadores de doenças entrem em contato com o organismo dos pequenos.

2) Cortar as unhas

Já que estamos falando da limpeza das mãos, não podemos esquecer de cortar as unhas! Às vezes, mesmo fazendo a limpeza adequada das mãozinhas, alguns resíduos podem permanecer embaixo das unhas, por isso sempre mantenha elas cortadas, para evitar que bactérias, fungos ou vírus entrem em ação.

Cortar as unhas também é uma maneira de evitar que as crianças se arranhem. Uma dica para fazer isso, no caso de bebês, é esperar eles dormirem para cortar, já que nem todos gostam dessa parte. Desde cedo, estimule a limpeza das mãozinhas e a importância de mantê-las higienizadas.

3) Tomar banho

O banho é um dos atos de higiene mais fundamentais para garantir a saúde dos pequenos e a limpeza completa do corpo. Redobre a atenção nesse momento, pois o suor pode ser responsável por assaduras e alergias, então sempre mantenha o banho do seu filho em dia.

E quem nunca foi chamar a criança para tomar banho e levou um “não quero”, não é mesmo? Nessa hora, tente uma abordagem de “escolha”, como, por exemplo: “filho, você quer tomar banho com o carrinho ou com a sua bola?” sempre funciona!

4) Escovar os dentes

Nunca é cedo para começar a escovar os dentes das crianças e a praticar o uso do fio dental. Ambos devem fazer parte da rotina matinal e noturna, no mínimo. Mas o recomendado é que os dentinhos sejam escovados pelo menos três vezes ao dia ou após todas as refeições.

É importante lembrar de visitar regularmente o dentista com as crianças e fazer disso um momento descontraído, no mínimo uma vez ao ano. A higiene bucal é essencial para evitar o desenvolvimento de cáries, gengivite e reduzir a placa bacteriana e o mau hálito.

5) Roupas limpas sempre

Esse também é um ato de higiene muito importante. Após o banho, as roupas devem ser trocadas, principalmente roupas íntimas e meias. Mantenha uma rotina de troca das peças, algumas vezes as camisetas e shorts podem ser repetidos, mas certifique-se de que eles ainda estejam limpos antes de colocá-los mais uma vez na criança

O incentivo é a base de tudo

Incentivar a criança a fazê-la e criar hábitos de higiene são etapas muito importantes da educação infantil. Seja exemplo e esteja atento às atitudes do seu pequeno. Acompanhar os filhos durante a escovação dos dentes, higienização das mãos e no banho é uma maneira de reforçar ainda mais a necessidade desses atos no dia a dia.