Qual a melhor escola do mundo: conheça os 4 colégios brasileiros finalistas

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Uma premiação criada pela organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, selecionou quatro escolas públicas brasileiras para serem finalistas do "Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024" (World's Best School Prizes, no nome original, em inglês).

Os colégios escolhidos irão disputar o prêmio de US$ 50.000 (equivalente a R$ 250.000), que será dividido entre os vencedores. As categorias do prêmio são:

• Colaboração Comunitária;

• Ação Ambiental;

• Inovação;

• Superação de Adversidade e Apoio a Vidas Saudáveis.

O que é o prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024?

O objetivo do prêmio é reconhecer iniciativas educacionais que transformam a vida dos estudantes de forma criativa, gerando benefícios para determinada região. Os resultados dos finalistas da edição de 2024 foram divulgados nesta quinta-feira (13 de junho).

Ao todo, foram 10 finalistas em cada categoria da premiação, incluindo instituições públicas e privadas de ensino. Sem dúvidas, esse reconhecimento mostra a importância de ações pedagógicas diferenciadas. Além disso, gera orgulho para os professores e para os alunos das instituições.

O ensino público no Brasil ainda apresenta uma série de falhas e lacunas que podem ser melhoradas com uma gestão escolar de excelência. No entanto, isso não tira o mérito das escolas que se empenham em vencer os desafios e contribuir para um ensino de qualidade.

Veja também: + Confira as melhores escolas do Brasil 2023

No mês de setembro, haverá mais uma etapa classificatória do prêmio, que resultará na escolha de apenas três escolas por categoria. O resultado final da premiação sairá em novembro de 2024, após uma criteriosa seleção envolvendo educadores, acadêmicos, ONGs, empreendedores sociais e representantes do governo, da sociedade civil e do setor privado.

No ano passado, a escola do ensino médio Joaquim Bastos Gonçalves, localizada na cidade de Carnaubal, no Ceará, foi a vencedora do prêmio “Melhores Escolas do Mundo 2023”, com um projeto voltado à saúde mental dos alunos. Batizada de “Adote um Estudante”, a ideia surgiu após o retorno das aulas presenciais no período pós-pandemia. Na época, muitos professores perceberam mudanças no comportamento dos alunos, como ansiedade, baixa autoestima e outras fragilidades emocionais, ocasionadas pelos impactos do isolamento social.

Estamos todos na expectativa para saber 'Qual a melhor escola do mundo!’. Boa sorte a todas as instituições selecionadas!

Quais são as escolas brasileiras participantes do prêmio Melhor Escola do Mundo?

Quatro escolas públicas brasileiras se classificaram para ser a Melhor Escola do Mundo. Veja a seguir quais são elas:

1) Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira

Localizada em Itaituba (PA) , a escola, fundada em 2004, educa os alunos como guardiões ambientais da Amazônia. Eles aprendem a proteger a biodiversidade da região e a implementar ações de reflorestamento. No projeto "Projeto Semente do Ipê Amarelo", por exemplo, coletam sementes e plantam árvores em regiões desmatadas.