Mudar de escola: principais vantagens, desvantagens e como ajudar seu filho

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Está pensando em mudar seus filhos de escola? Esse processo pode gerar apreensão tanto nos pais quanto nas crianças, já que adaptar-se ao novo ambiente nem sempre é simples. Nesse sentido, mudar de escola pode ser particularmente desafiador para os pequenos, que, além de deixar para trás amigos, não têm a certeza se vão criar amizades na nova escola.

| + Encontre bolsas de estudo para o ensino básico

Portanto, é crucial que a família forneça todo o suporte necessário para que esse período seja enfrentado de maneira saudável. Neste artigo, você verá dicas de como lidar com a mudança de escola e quais as principais vantagens e desvantagens da transferência escolar. Confira!

As principais vantagens e desvantagens em mudar os filhos de escola

Antes de abordarmos como apoiar os filhos ao mudar de escola, é importante saber quais as vantagens e desvantagens dessa mudança. A seguir, listamos as principais, veja quais são:

Vantagens:

• Novas oportunidades educacionais: Um novo colégio pode oferecer diferentes abordagens educacionais, ampliando as experiências de aprendizado da criança.

• Aumento da socialização: A mudança proporciona a oportunidade de fazer novos amigos, expandindo a rede social do pequeno.

• Adaptação a diferentes lugares: A capacidade de se adaptar a diferentes ambientes tornam os pequenos capazes de se ajustar a novas situações.

• Desenvolvimento pessoal: A mudança pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Desvantagens:

• Dificuldade inicial de adaptação: A transição pode ser desafiadora, levando a um período inicial de desconforto e ajuste.

• Sentir falta dos amigos antigos: Deixar para trás amigos pode ser emocionalmente difícil, causando tristeza e saudade.

• Quebra da rotina estabelecida: A mudança pode interromper a rotina estabelecida, o que pode ser desconcertante para a criança.

• Possíveis diferenças no currículo: A nova escola pode ter um currículo diferente, o que pode exigir adaptação e ajuste.

Ao considerar mudar uma criança de escola, é crucial avaliar cuidadosamente esses prós e contras, levando em conta as necessidades individuais do seu filhose as circunstâncias familiares.

Agora que já vimos um pouco sobre as principais vantagens e desvantagens, vamos entender melhor sobre quais as melhores formas de lidar com a mudança de escola.

7 estratégias para facilitar o processo de mudança de escola

Independentemente dos motivos que levam à decisão de mudar de escola, esse processo pode ser mais acolhedor com algumas estratégias que abordamos detalhadamente abaixo.

1) Prepare a criança antes:

Informe seu filho sobre a mudança o quanto antes, proporcionando tempo para aceitar o desafio. Além disso, transmita segurança, explicando que mudanças fazem parte da vida e que você estará presente durante todo o processo para ajudá-lo no que for necessário.

2) Deixe seu filho participar da escolha:

Envolver o pequeno na decisão da nova escola promove autonomia e também faz com que ele se sinta participante da escolha. Afinal, vale ressaltar que é importante que a criança esteja confortável com a nova escola.

3) Mantenha um diálogo constante:

Manter um diálogo aberto é essencial. Encoraje a expressão de sentimentos antes, durante e após o início das aulas. Demonstrar interesse na rotina escolar, fazer perguntas e oferecer suporte são práticas importantes.

4) Incentive a participação em atividades extracurriculares:

Ao mudar de escola, é importante que os pais incentivem os filhos a participarem das atividades extracurriculares. Isso não só desenvolve habilidades, mas também familiariza a criança com o novo ambiente. Portanto, quando estiver no processo de busca por um novo colégio, veja se ele  oferece opções semelhantes às anteriores.