O ensino técnico é boa opção para adolescentes?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Ensino técnico integrado ao ensino médio é uma alternativa muito buscada por alunos no Brasil. Geralmente, os jovens que optam por esses cursos de capacitação querem enriquecer o currículo para conquistar boas chances no mercado de trabalho. 

+ Veja como conseguir bolsas de estudos

Por este motivo, diversas escolas possuem turmas focadas em cursos técnicos, o que acaba atraindo o interesse de muitos pais e responsáveis de adolescentes.

O que é ensino técnico?

O objetivo do ensino técnico é  formar novos trabalhadores para diferentes tipos de profissões. Em linhas gerais, o  aluno é submetido a conteúdos específicos, aulas teóricas e estágios para aperfeiçoar as habilidades durante a formação.

Após concluir o ensino técnico, o estudante estará capacitado para dar início à vida profissional. Isso acaba sendo vantajoso tanto para os jovens quanto para  as empresas.  Muitas delas,  estão sempre buscando mão de obra qualificada para diferentes tipos de projetos. 

Como funciona o ensino técnico integrado ao ensino médio?

De forma resumida, o ensino técnico no Brasil oferece um certificado ao aluno após a conclusão do curso. Assim, é confirmado que ele está apto para atuar em determinada área. 

Além das disciplinas tradicionais da escola, o estudante tem a oportunidade de fazer aulas teóricas e práticas. Isso faz com que o jovem tenha mais segurança para ingressar em uma carreira cada vez mais cedo. 

Outra vantagem do ensino técnico profissionalizante é que os alunos aprendem no dia a dia outras matérias específicas. Vale também ressaltar que ele pode ser encontrado em escolas públicas e instituições federais. 

Geralmente, as instituições privadas oferecem bolsas de estudo para famílias de baixa renda ou alunos com bom rendimento. Nesse sentido, esse tipo de desconto acaba beneficiando os alunos e aumentando a oferta de mão de obra qualificada no país

Quem pode fazer o ensino técnico no Brasil? 

De acordo com Ministério da Educação, os cursos técnicos são direcionados para os alunos que vão iniciar o ensino médio. Além disso, aqueles que já terminaram os estudos, mas querem exercer uma profissão, também podem começá-lo.

Na maior parte das cidades brasileiras, essa modalidade é amplamente oferecida de forma integrada ao ensino médio. A vantagem disso é que o aluno otimiza o tempo e consegue concluir a formação de forma mais rápida. 

São várias as opções de cursos técnicos disponíveis atualmente nos colégios brasileiros. Os mais tradicionais são focados nas áreas de:  

  • Curso Técnico de Automação Industrial.

  • Curso Técnico de Eletroeletrônica.

  • Curso Técnico de Informática.

  • Curso Técnico de Marketing.

  • Curso Técnico de Mecânica.

  • Curso Técnico de Logística.

  • Curso Técnico de Química.

  • Curso Técnico de Edificações. 

  • Curso Técnico de Administração.

  • Curso Técnico de Turismo.

  • Curso Técnico de Segurança do Trabalho.


Vale a pena ingressar em um curso técnico?

Em primeiro lugar, é importante saber que não existe certo ou errado para a escolha de uma formação profissional. O aluno precisa tomar esta decisão de forma consciente, juntamente com os seus responsáveis. 

A matrícula no ensino técnico profissionalizante deve levar em conta os interesses do adolescente, as disciplinas que ele mais gosta e os objetivos para o futuro. 

Nesse contexto, é fundamental que os pais evitem impor um tipo de curso, com base em seus interesses pessoais. O melhor caminho é sempre dialogar, pesquisar sobre as áreas técnicas, visitar as escolas e ouvir a opinião do estudante sobre seus interesses. 

Sem dúvidas, um dos principais benefícios do curso técnico é a oportunidade de o estudante sair da escola com certificado para exercer uma atividade. Com isso, o jovem poderá se candidatar a vagas de emprego em diferentes empresas, conquistando a independência financeira com mais agilidade. 

Como conseguir bolsa de estudo para o ensino médio técnico?

Se você está em busca de bolsas de estudo de até 80% em colégios que oferecem cursos técnicos junto com o ensino médio, a melhor recomendação é fazer uma busca no Melhor Escola

Com mais de 193 mil instituições parceiras em todo país, o programa oferece descontos para crianças e adolescentes de diversas cidades brasileiras. 

No portal, é possível encontrar informações sobre as escolas, avaliações de pais e alunos e muito mais. Vale a pena acessar!