Atualizado em 11/03/2025
A educação infantil marca uma fase muito importante da vida e pode ser um momento de dúvidas e receios, principalmente para os pais de primeira viagem.
É nessa etapa do desenvolvimento que as crianças passam a frequentar diariamente outro ambiente além da própria casa. Com uma nova rotina, a escola representa uma grande mudança no cotidiano da família.
Por isso, é preciso muito cuidado com a educação infantil e atenção ao colégio escolhido para matricular os pequenos, levando em conta coisas como: a estrutura física, o número de alunos em cada turma, as metodologias e até o currículo dos professores.
Por trabalhar com crianças, também é papel da escola de educação infantil oferecer cuidado e segurança para as famílias, tornando esse processo de pesquisa e procura tão importante.
Visite diferentes colégios, marque uma conversa com os coordenadores, informe-se sobre o lugar que seu filho passará boa parte do dia e verifique, também, o que é responsabilidade da escola e o que fica por conta da família, além dos projetos pedagógicos aplicados para cada faixa etária.
Para te ajudar a entender mais sobre educação infantil e prover o melhor para seus filhos, trouxemos este artigo com tudo que você precisa saber e a participação especial da Coordenadora Pedagógica da Rio International School, Raquel Alves Pereira.
Formada em Pedagogia Educacional pela Universidade Gama Filho, ela tem especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Isabel, Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes e curso de extensão em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Com uma trajetória de 40 anos dedicados à educação, Raquel Pereira é apaixonada por ensinar e acredita que ser educador vai além de uma profissão, sendo uma vocação que exige entrega, dedicação e constante adaptação às mudanças e demandas da sociedade.
Neste artigo você irá ver:
O que compreende a educação infantil?
Qual é o principal objetivo da educação infantil?
Importância da Educação Infantil
Dados da educação infantil no Brasil
Qual a idade da educação infantil?
O que se ensina na Educação Infantil?
O que compreende a educação infantil?
Qual é o principal objetivo da educação infantil?
Importância da Educação Infantil
Dados da educação infantil no Brasil
Qual a idade da educação infantil?
O que se ensina na Educação Infantil?
O que compreende a educação infantil?
A escola de educação infantil compreende a primeira etapa da educação básica, obrigatória para todos no Brasil, principalmente porque é na primeira infância que deve ocorrer o desenvolvimento educacional e social das crianças.
Essa idade da educação infantil é quando se inicia a construção das habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais dos filhos. Por isso, são essenciais as atividades que estimulam a criatividade, a curiosidade e o relacionamento.
“A rotina na educação infantil é super dinâmica e cheia de atividades: as crianças têm momentos de aprender, explorar, descansar e brincar, que também é essencial, já que é através das brincadeiras que as crianças aprendem de verdade”, pontua Raquel Pereira.
Do mesmo modo, o ambiente e as pessoas ao redor, fazem toda a diferença na formação infantil. Com anos de prática, a especialista completa:
“As salas de aula, nessa fase, geralmente têm quadros coloridos, fantoches, instrumentos musicais e outros itens para tornar o ambiente mais lúdico, trabalhando muita música, história, brincadeiras e atividades que ajudam a desenvolver habilidades como o contar, desenhar e se expressar”.
O que é considerado Educação Infantil?
Dentro da educação infantil estão inclusas:
Creche (0 a 3 anos);
Pré-escola (4 a 5 anos).
A creche é uma etapa não obrigatória e fica a critério e necessidade dos pais aderir, ou não, essa parte da formação da criança, pois, além da função educacional, a instituição tem papel social no Brasil.
Com turno integral, a creche oferece para os alunos um ambiente seguro, com cuidados e proteção, possibilitando, por exemplo, que os pais trabalhem e não precisem recorrer a familiares ou cuidadores.
Já a pré-escola foca mais na parte educacional, com enfoque na ação em sala de aula e atividades direcionadas para a alfabetização.
Em ambos os casos, como pontuado por Alves, “a ideia é estimular a curiosidade, a criatividade e as habilidades sociais, tudo de um jeito bem leve e divertido”.
Qual é o principal objetivo da educação infantil?
O principal objetivo da Educação Infantil é promover o desenvolvimento integral da criança nas suas várias dimensões. Por isso, para Raquel Pereira:
“A educação infantil tem como principal objetivo ajudar no desenvolvimento das crianças, oferecendo uma base sólida para que elas cresçam de forma saudável, felizes e preparadas para aprender, pois é um período essencial para formar as bases do aprendizado e do crescimento emocional!”.
Usando atividades lúdicas e pedagógicas, busca-se o incentivo à criatividade, autonomia e capacidade de se relacionar com os outros, afinal, como explica Raquel:
“Nessa fase, o foco não é só ensinar conteúdos tradicionais, mas sim, estimular a criatividade, o brincar e a socialização, tudo isso de um jeito leve, para que o aprendizado seja prazeroso e natural”.
Importância da Educação Infantil
Muita gente não acredita na importância da educação infantil por pensarem que as crianças ocupam seu tempo apenas brincando. Essa visão, no entanto, é muito equivocada.
Além de ser o momento da alfabetização, as atividades lúdicas também são indispensáveis para que os alunos conquistem novas habilidades, como autonomia, junto da interação com outros da mesma idade, necessária para o amplo desenvolvimento.
No entanto, o direcionamento é o maior diferencial da escola de educação infantil, como explica Raquel:
“O simples brincar em casa é super importante, mas na escola tem um viés um pouco diferente. Além de ser divertido, ele tem um objetivo de aprendizado, com brincadeiras pensadas para ajudar as crianças a desenvolverem várias habilidades, como:
Trabalho em grupo;
Aprender a resolver problemas;
Desenvolver a criatividade;
Entender regras.”
O objetivo da escola é, então, desenvolver as capacidades cognitivas, motoras e emocionais das crianças, respeitando seus limites e maturidade. Assim, por meio do convívio, elas aprendem o dividir e a paciência, entendendo sobre ganhar e perder.
Dados da educação infantil no Brasil
Os dados da educação infantil, segundo informações recentes do MEC e Censo Escolar, são:
Aproximadamente 9.4 milhões de crianças estão matriculadas na educação infantil no Brasil, das quais:
4.1 milhões em creches, sendo: 66,8% na rede pública e 33,2% na rede privada;
5.3 milhões em pré-escolas, sendo: 78,1% na rede pública e 21,9% na rede privada.
Há mais de 630 mil crianças na fila de espera para creches;
44% das cidades contam com fila de espera nessa etapa do ensino;
A rede privada concentra aproximadamente 28% das matrículas na educação infantil;
As matrículas em creches privadas aumentaram e seguem uma tendência de crescimento de 4,7% ao ano;
A importância da educação na primeira infância
Uma educação de qualidade na primeira infância impacta diretamente no sucesso escolar futuro e no bem-estar emocional. A fase é importante para as crianças receberem estímulos à linguagem, ao raciocínio lógico e à capacidade de resolver problemas.
Além disso, em um mundo cada vez mais rico em diversidade e com maiores demandas de socialização, o espaço escolar também irá promover a inclusão e o respeito às diferenças.
“As crianças aprendem sobre empatia e a importância de respeitar os outros, desenvolvem a linguagem e a coordenação motora, além de começarem a entender como funcionam as regras e o convívio em grupo”, destaca a Coordenadora Pedagógica.
Com os primeiros 5 anos de vida representando o período de maior plasticidade cerebral, encontra-se nessa etapa, então, a criança mais receptiva ao aprendizado e ao desenvolvimento de habilidades.
Assim, dá-se a importância da educação na primeira infância! Por isso, busca-se construir uma base sólida para a vida escolar, com o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro.
Qual a idade da educação infantil?
A idade da Educação Infantil cobre a faixa etária de 0 a 5 anos, sendo obrigatória a partir dos 4 anos. Seguindo essa cronologia, as etapas da educação infantil são:
Berçário: bebês de até 11 meses,
Grupo 1 (G1): crianças de 1 a 2 anos,
Grupo 2 (G2): crianças de 2 anos,
Grupo 3 (G3): crianças de 3 anos,
Grupo 4 (G4): crianças de 4 anos,
Grupo 5 (G5): crianças de 5 anos,
Considerando essa etapa da vida, a coordenadora pedagógica destaca que:
“A escola na primeira infância é como um lugar mágico onde as crianças começam a descobrir o mundo e a si mesmas, aprendendo, de forma divertida e acolhedora, a se relacionar, explorar novas ideias e desenvolver habilidades importantes para a vida”.
Por isso, em cada grupo, as atividades usam diferentes tipos de materiais, que são voltados para a rotina na educação infantil, para ampliar o universo das experiências, dos conhecimentos e das habilidades das crianças.
Assim, para que o trabalho da educação infantil tenha resultados, é fundamental contar com um serviço pedagógico dinâmico, criativo e motivador para os pequenos, como reforça Raquel:
“Os desafios para a equipe escolar nessa etapa são grandes, porque cada criança tem um ritmo e uma forma de aprender. Para quem quer trabalhar com a educação infantil, é essencial ter amor pelo que faz, paciência e empatia. Ser flexível, estar sempre disposto a aprender e entender que o aprendizado nessa fase é feito através do brincar e da vivência. E, claro, gostar de lidar com a energia e curiosidade das crianças”.

O que é o ensino na educação infantil?
O ensino na educação infantil é uma das fases com maior proveito do tempo em sala de aula, exigindo bastante do professor e da escola. São muitos os materiais para serem explorados e a energia que será gasta no dia.
“As ferramentas são bem variadas e vão além do material tradicional, como lápis, papel e livros, fazendo uso de muitos brinquedos, jogos e atividades que estimulam a criatividade e o aprendizado de forma divertida”, lembra Raquel Pereira.
Voltado para o desenvolvimento físico e emocional, os bebês gastam a maior parte do tempo em sala aprendendo a explorar o mundo ao seu redor por meio de atividades sensoriais e motoras, preparando-os para a pré-escola.
Já dos 3 aos 5 anos, prepara-se as crianças para o Ensino Fundamental 1, com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, dando início a conceitos básicos, como números e letras, além da ideia de tempo, autonomia e rotina.
“Essa fase dá as primeiras ferramentas para a criança se relacionar com o mundo ao seu redor, ajudando no desenvolvimento da linguagem, do raciocínio lógico e da autoestima”, aponta a especialista.
É na educação infantil, então, que as crianças desenvolvem suas habilidades de socialização e resolução de problemas.
O que se ensina na Educação Infantil?
O que se ensina na educação infantil, considerando os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é:
O eu, o outro e o nós
Trabalha a formação da identidade, o desenvolvimento da autonomia e da convivência social. Aprende-se sobre: emoções, responsabilidades e a importância do respeito mútuo.
Corpo, gestos e movimentos
As crianças desenvolvem suas habilidades motoras, a coordenação, a expressão corporal e a percepção do espaço. Atividades relacionadas: dança, brincadeiras e esportes. Sobre isso, Raquel Alves faz uma importante diferenciação:
“Em casa o brincar é mais livre e espontâneo, enquanto na escola ele é guiado por atividades que incentivam o aprendizado de forma mais estruturada. Então, a grande diferença está no foco do desenvolvimento, sem perder o aspecto lúdico e prazeroso”.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
As crianças aprendem a se expressar, a ouvir e a compreender as ideias dos outros, desenvolvendo a linguagem e o raciocínio. Atividades relacionadas: contação de histórias e músicas.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Foco no desenvolvimento do pensamento lógico e matemático. Materiais recomendados: água, areia e relógio.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Abrange a linguagem verbal e não verbal, promovendo a comunicação, a expressão de pensamentos e sentimentos. Ações recomendadas: interações orais, leitura, escrita e desenho.
“Por isso, quando falamos de tecnologia, ela entra de forma bem leve. Tablets e computadores podem ser usados para jogos educativos e vídeos que ajudam a explicar conceitos e até para explorar novas ideias de forma interativa”, lembra a Coordenadora Pedagógica.
Esses campos de experiência permitem que as crianças aprendam de maneira lúdica, afetiva e cognitiva, respeitando seus tempos e ritmos. Então verifique se a escola do seu filho segue a BNCC!
Por fim, Raquel deixa uma recomendação importante para os pais dos alunos da Educação Infantil:
“Aproveitem cada momento dessa fase! A educação infantil é cheia de descobertas e aprendizados, então, estar presente, ouvir e apoiar as crianças é super importante. É legal criar uma rotina de carinho e incentivo em casa, sempre respeitando o tempo de cada um. E, principalmente quando tiverem dúvidas ou preocupações, conversem com os professores – o trabalho em equipe entre família e escola faz toda a diferença”.
Agora que você já sabe tudo sobre a Educação Infantil, aproveite para repensar a escola e educação dos seus filhos e compartilhe o conhecimento com outras famílias que estão vivendo essa fase também.
A importância de escolher uma boa escola
Quando pensamos em criação de filhos não se pode esquecer da influência que os ambientes fora de casa e da própria família terão nos pequenos. O principal dos lugares para se pensar é a escola, responsável por boa parte da educação infantil.
Por isso, não deixe de encontrar a melhor educação para seus filhos pelo preço que cabe no seu bolso!