Personagens de desenhos femininos para inspirar as crianças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A representatividade de meninas e mulheres personagens mudou ao longo dos anos mais atuais. Até meados da década dos anos 2000 era comum que as personagens de desenhos femininos fossem, em sua maioria, frágeis e ficassem à espera de algum personagem masculino para salvá-las ou ajudá-las em sua empreitada. Leia também: + Veja como conseguir bolsas de estudos em escolas particulares. Até então, o desenlace e o desfecho da trama quase sempre resultava em amor romântico, formando um casal no qual a mulher é a protegida, e o homem, protetor. Mas as coisas mudaram…

Hoje existem vários exemplos de heroínas que são também cientistas, filósofas ou mesmo princesas, e que o objetivo de vida não é o casamento. Essa mudança acontece em razão de transformações na própria sociedade, que passou a aceitar e a reproduzir outros padrões de comportamento por parte das mulheres, como a busca pela independência, empoderamento e autonomia. Dessa forma, os desenhos fazem parte de tal mudança e vieram para inspirar as crianças, sobretudo as meninas, a buscarem objetivos em suas vidas. 

Acompanhe a leitura e relembre 7 personagens para se inspirar no empoderamento feminino.

As melhores personagens de desenhos femininos

1) Moana

Produção de 2016 da Disney, Moana é uma das principais personagens femininas do estúdio. O desenho mostra a vida de uma princesa de 16 anos pouco convencional, nascida em uma das ilhas da Polinésia, no Oceano Pacífico.  Ao longo da narrativa, Moana descobre mistérios sobre o seu povo e tenta salvá-lo.

A animação aborda um tema importantíssimo, como a conservação do oceano e de seus biomas, por meio de uma perspectiva ainda pouco explorada: a liderança feminina. Moana é uma menina determinada, forte e destemida, pois se arrisca mar à dentro, enfrenta monstros e um semideus, tudo para salvar a própria aldeia.

2) Mulan

Mulan foi produzida pela Disney em 1998, sendo um dos clássicos dos desenhos infantis da década de 1990. A animação é baseada na lenda chinesa Hua Mulan e conta a história de uma mulher guerreira que se fantasiou de homem para poder entrar no exército e ajudar o próprio pai.

A guerreira Mulan é uma personagem inspiradora, que age com bravura ao não ter medo de assumir riscos para salvar o seu país, a China, além do pai. Entre as mensagens do desenho, está a de que embora a tradição seja importante, algumas regras devem ser revistas com o tempo. 

3) Mulher-maravilha

Criada em 1941 para revista em quadrinhos pela DC Comics, a Mulher-Maravilha é um personagem icônico, símbolo da luta feminista, pois é independente, além de ser a primeira aparição de uma super-heroína nos quadrinhos.

Atualmente, há várias adaptações das revistas da Mulher-Maravilha, existindo séries televisivas, desenhos e até mesmo filmes com ela como protagonista. A personagem é uma semideusa, filha de Zeus com a guerreira Hipólita, que luta pela paz e justiça.

Entre as mensagens do desenho, está a de que as mulheres podem fazer e ser o que quiserem, não existindo um papel ou ação que seja exclusiva dos homens. Mulheres também são heroínas.

4) As meninas super poderosas

Apesar dos nomes diminutivos no Brasil - Florzinha, Lindinha e Docinho -,  não existe diminutivo nenhum para a força dessas personagens. O desenho das Meninas Superpoderosas é mais antigo, de 1998. Desde então, a animação faz sucesso na TV e em plataformas digitais. As irmãs trigêmeas ganham superpoderes após o pai delas, Professor Plutônio, cometer um acidente em um laboratório.

O humor do desenho está no modo como ele mostra as personalidades distintas das irmãs e como elas se unem para combater o mal. Além de super-heroínas, elas são também crianças que vão à escola, brincam, ajudam o pai e, no tempo livre, salvam a cidade de Townsville.

5) X-Men: Tempestade e Jean Grey

Não há dúvidas de que X-Men é repleto de mulheres incríveis. No entanto, a Tempestade possui uma representatividade diferente, já que é uma mutante africana e representa toda a magia e bruxaria existente na região. Os poderes dela podem ser associados com diversos mitos africanos, incluindo com a Orixá Iansã/Oyá. Por si só, a simbologia do nome e dos poderes da personagem já fazem com que ela seja incrível. Assistindo ao desenho, porém, temos ainda mais certeza deste fato. Veja também: + Confira 7 dicas de filmes e desenhos infantis que abordam o racismo
Ainda sobre X-Men, vamos falar sobre a Jean Grey. A personagem cresce e desenvolve os próprios poderes durante vários episódios e o telespectador vive as dificuldades junto com ela. Jean é uma potência e uma das mutantes mais relevantes do desenho.

Jean inspira confiança e a crença de que tudo pode se resolver. Ela faz a gente acreditar que não é porque escuta vozes ou tem a cabeça bagunçada que tudo é impossível. Para tudo existe um jeito e uma solução.

6) Scooby Doo - Velma 

Scooby Doo é um clássico da animação que marcou gerações. Velma é uma das personagens de desenhos femininos mais inteligente que existe, sendo ela quem desvenda, muitas vezes, os mistérios que a turma se propõe a resolver. 

O grau de inteligência dela é tanto que em algumas edições ela chegou a se tornar cientista da NASA. A calma e a esperteza são características marcantes dessa personagem. Sem dúvidas, uma inspiração.

4) Três espiãs demais

As amigas Clover, Sam e Alex são três adolescentes de Beverly Hillls que têm uma vida cotidiana comum. Elas frequentam a escola, fazem compras, se envolvem em problemas românticos e familiares e… salvam o mundo nas horas vagas.

As três meninas trabalham para a WOOPH, uma empresa especializada em investigações secretas. Como espiãs, as três têm uma vida alternativa. Recebem missões inusitadas diariamente, viajam o mundo resolvendo mistérios e possuem os aparatos - inclusive femininos - mais incríveis já vistos.

5) Juniper Lee

Juniper Lee é uma personagem asiática principal de um desenho homônimo. A garota descobriu ainda jovem que havia recebido os poderes de sua avó e que seria uma caçadora de demônios. Sua avó havia cumprido a missão por muitos anos, até chegar a uma idade muito avançada. Após isso, Juniper assumiu a missão.

Seu principal poder é enxergar demônios, que só são visíveis para ela. Além disso, a garota passa a treinar arduamente técnicas de luta. Ela é auxiliada por seu cachorro – que funciona como mentor em sua jornada – e por seu irmão mais novo, que é seu ajudante.

6) Kim Possible

“Chama, liga, que eu sou tua amiga”. Kim Possible é uma heroína que adora andar de skate. 

Kim está sempre entre o possível e o impossível. Ela não tem poderes sobrenaturais e atua basicamente como As Três Espiãs Demais, resolvendo crimes e investigando pistas. Ela é auxiliada por seu melhor amigo que, no decorrer da história passa a ser seu namorado, e por seu animal de estimação, que é uma toupeira. Leia também: + Dicas de como lidar com criança desobediente

7) Valente: Merida

Para fechar a nossa lista de personagens de desenhos femininos, vamos apresentar a princesa Merida, da produção Valente, feita em 2012 pela Disney. Entre as mudanças no estereótipo de princesas, está o seu visual, composto por cabelos cacheados e volumosos que sempre estão soltos, representando a independência da mulher.

No desenho, Merida é obrigada a casar-se com um pretendente escolhido por sua família, em razão de interesses políticos, mesmo contra sua vontade. Contrariada, a menina foge de casa e descobre um mundo de emoções e aventuras.

Ágil com o arco e flecha, a princesa é também uma guerreira de excelência.