Ensino fundamental 1 e 2: entenda as diferenças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Atualizada em 27/06/2024 A educação básica brasileira inclui o ensino fundamental, período que geralmente corresponde dos seis aos 14 anos de idade das crianças. Dividida em duas fases, existem diferenças significativas entre o ensino fundamental 1 e 2. É ao longo de ambas as etapas que as crianças e adolescentes entram em contato com conteúdos de linguagens, ciências humanas, exatas e biológicas, os quais são aprofundados com o passar do tempo e, posteriormente, tratados mais uma vez no ensino médio.

+ Encontre bolsas de estudos do ensino infantil ao ensino médio

O Que É o Ensino Fundamental?

O ensino fundamental tem duração de nove anos e é considerado um direito básico para todas as crianças do país, por isso a matrícula nas escolas é obrigatória.

Essa é a parte mais longa do período educacional e é dividida nos anos iniciais (ensino fundamental 1) e anos finais (ensino fundamental 2).

+ Saiba como fazer a matrícula escolar sem erros

As Séries do Ensino Fundamental 1 e 2

Desde 2006, a duração do ensino fundamental foi ampliada para nove anos. Dessa forma, a divisão entre ensino fundamental 1 e 2 ficou da seguinte forma:

• Ensino Fundamental 1: Corresponde às séries cursadas do 1º ao 5º ano, para crianças de 6 a 10 anos.

• Ensino Fundamental 2: Refere-se às séries do 6º ao 9º ano, destinadas aos adolescentes entre 11 e 14 anos.

Qual o Plano de Aulas para o Ensino Fundamental?

O plano de aulas para o ensino fundamental (1 e 2) deve seguir as referências obrigatórias compostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que determina os parâmetros curriculares para instituições públicas e privadas.

As etapas e progresso do aprendizado essencial, assim como as propostas pedagógicas, são determinadas pela BNCC. É o Ministério da Educação que traça os princípios e propósitos que a educação básica deve ter, visando a inclusão e democracia.

Saiba mais: + Você sabe o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Saiba Quais as Diferenças do Ensino Fundamental 1 e 2

Ensino Fundamental 1

O primeiro ano do ensino fundamental é destinado à alfabetização das crianças, sendo os anos posteriores, dessa primeira etapa, responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo, social e motor dos alunos. Disciplinas como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e educação artística são trabalhadas nas salas de aula.

+ O que é Ensino Fundamental completo?

Ensino Fundamental 2

Quando chegam no último ano do ensino fundamental 1 (5º ano), os estudantes já têm um campo de conhecimento mais extenso e passam a ter mais contato com os professores, além de novas responsabilidades, como deveres de casa mais complexos. O ensino fundamental 2 se caracteriza pela maturidade dos estudantes, que entram em uma nova fase da vida: a adolescência. É obrigatória a adição do idioma inglês como uma disciplina curricular, além de estudos voltados para a história afro-brasileira e indígena. Matérias como química e física também são inseridas na grade dos alunos, geralmente a partir do 8º ano. São nesses anos finais que os alunos começam a ter uma base para o ensino médio, ao longo de uma carga horária anual de 800 horas.

Tabela Comparativa: Diferenças Entre Ensino Fundamental 1 e 2

Aspectos

Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 2

Idade

6 a 10 anos

11 a 14 anos

Séries

1º ao 5º ano

6º ao 9º ano

Foco

Alfabetização e desenvolvimento cognitivo

Maturidade acadêmica e preparação para o ensino médio

Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Artística

Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Artística, Química, Física, Inglês, História Afro-Brasileira e Indígena

Carga Horária Anual

Mínimo de 800 horas

Abordagem lúdica e interativa

Abordagem crítica e analítica

Importância do Ensino Fundamental

O ensino fundamental é crucial para preparar as crianças e adolescentes para se tornarem cidadãos éticos e profissionais nas mais diversas áreas. Além dos conhecimentos teóricos e práticos, as aulas devem fomentar a autonomia do indivíduo e o respeito pelo próximo.

Compreender as diferenças entre o ensino fundamental 1 e 2 é essencial para acompanhar o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes. Compartilhe este conteúdo com outros pais e educadores que queiram saber mais detalhes sobre o ensino fundamental. Acompanhe também outros conteúdos do nosso blog para se manter informado sobre educação.