Quais são as séries do ensino infantil?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Seu filho está prestes a entrar em idade escolar e você quer saber mais sobre o tema? É muito comum que mães e pais de primeira viagem não saibam nem quais são as séries do ensino infantil, afinal, as etapas escolares sofreram algumas mudanças há algum tempo. 

O site Melhor Escola preparou este artigo para tirar todas as dúvidas que você possa ter sobre o ensino infantil. Confira a seguir tudo o que pais ou responsáveis precisam saber: 

O que é o ensino infantil?

O ensino infantil é considerado o primeiro contato da criança com o ambiente escolar, sendo de grande relevância para o desenvolvimento de meninas e meninos. Segundo o Ministério da Educação, ele é direcionado para crianças de zero até cinco anos. Mas vale lembrar que ele só é obrigatório para alunos a partir de quatro anos. 

Até os três anos de idade, o indicado é que as crianças sejam matriculadas em creches ou escolas com turmas voltadas para essa faixa etária. Já no caso de alunos com quatro ou 5 anos, os pais devem procurar a pré-escola.

Educação infantil vai até que série?

A seguir você verá quais são as séries escolares da educação infantil e quais as características que os seus filhos podem desenvolver em cada etapa. Confira:

Berçário ou Creche

O berçário, geralmente indicado para bebês de 4 a 11 meses, é o primeiro contato com o meio escolar. Assim, as crianças ampliam seu convívio social e descobrem o mundo ao redor. 

É um período muito importante para o desenvolvimento integral da criança, que vai além dos cuidados básicos, como higiene e alimentação.

Como os bebês são muito pequenos, estão começando a reconhecer os limites do próprio corpo e a se relacionar com o ambiente ao seu redor, apurando os cinco sentidos. Dessa forma, a creche (ou berçário) tem um papel fundamental em promover atividades que estimulam os sentidos e o conhecimento motor.

Os profissionais e pedagogos são responsáveis por garantir a segurança e o bem-estar dos alunos, além de proporcionar um ambiente rico em estímulos sensoriais e motores. Esses estímulos são essenciais para o aprendizado e a descoberta do mundo, respeitando sempre a individualidade e diversidade de cada criança. 

A interação constante com os professores ajuda a criar uma base sólida para o desenvolvimento futuro, tornando o berçário um espaço de crescimento e descoberta para os bebês.

Infantil 1 

No Infantil 1, também chamado de Grupo 1 do Ensino Infantil, é a etapa de ensino para crianças de 1 a 2 anos. Ou seja, é a idade em que as crianças começam a dar os primeiros passos e a se comunicar com palavras e frases curtas.

Além disso, elas já têm mais autonomia e aprendem explorando o ambiente, sendo curiosas e imitando os outros. Portanto, é uma fase marcada por descobertas. 

Diferente dos níveis de Educação Básica e Ensino Médio, a Educação Infantil não tem uma base curricular comum. O Ministério da Educação (MEC) sugere que as escolas trabalhem com os seguintes eixos: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.

No Infantil 1, a escola foca em desenvolver habilidades através de brincadeiras e atividades lúdicas que estimulam:

  • Foco e atenção;

  • Movimento e equilíbrio;

  • Criatividade e imaginação;

  • Comunicação e expressão.

Nessa etapa, o objetivo é promover o desenvolvimento psicológico, intelectual e físico da criança de um ano.

Infantil 2

O grupo 2, também conhecido como Infantil 2, é voltado para crianças de 2 anos. Essa etapa é  fundamental para desenvolver as habilidades motoras, de comunicação e de relacionamento. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as escolas devem usar atividades lúdicas e multidisciplinares para apoiar o desenvolvimento das crianças. Sendo assim, confira o que é esperado que as crianças aprendam no Infantil 2:

  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

  • Deslocar-se e realizar movimentos com mais destreza;

  • Identificar sentimentos e expressões, melhorando sua comunicação e interação;

  • Explorar os cinco sentidos através de diferentes texturas, sons, cores, gestos e alimentos;

  • Conhecer a si mesma e construir sua identidade pessoal, cultural e social.

Infantil 3

O Infantil 3 é o grupo que contempla crianças de 3 anos. Nesta terceira etapa, as escolas devem oferecer aos estudantes um ambiente alfabetizador por meio de dinâmicas que estimulem a fala e a leitura entre os pequenos.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional, criado pelo Ministério da Educação, a partir dessa fase, as atividades do ensino infantil devem contemplar os seguintes eixos: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

Dito isso, é esperado que no Infantil 3 as crianças aprendam a:

  • Comunicar-se de várias maneiras e contar suas experiências em ordem;

  • Reconhecer números, fazer operações e contagens orais, e entender noções espaciais;

  • Desenvolver noções de grandeza, posição, direção, sentido e tempo;

  • Aprimorar movimentos de pegar, encaixar e lançar objetos;

  • Entender e seguir normas de convivência, como falar e ouvir de forma organizada;

  • Manipular diferentes materiais, objetos e brinquedos para melhorar suas habilidades manuais.

Infantil 4

É muito comum que as famílias se perguntem “o Infantil 4 é que série?”. O Infantil 4, ou pré-escola, é para crianças de 4 anos. Nesta fase importante para a alfabetização, o objetivo é mostrar que tudo o que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito

As atividades lúdicas ajudam a aprimorar habilidades já adquiridas e a desenvolver novas capacidades, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

Ao final desta etapa, espera-se que a criança aprenda a:

  • Desenvolver a coordenação motora fina e grossa;

  • Ter maior controle dos seus movimentos e coordenação;

  • Adquirir um vocabulário mais rico e complexo;

  • Diferenciar letras de números e mostrar interesse pela escrita e leitura;

  • Entender conceitos espaciais e comparar quantidades e tamanhos;

  • Expressar sentimentos e sensações verbal e corporalmente;

  • Demonstrar empatia e desenvolver um espírito democrático, moral e cívico para uma convivência harmoniosa.

Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento físico, emocional e cognitivo, e as práticas de ensino variam conforme a escola e o método pedagógico utilizado.

Infantil 5:

No último grupo da educação infantil, as crianças de 5 anos conquistam mais autonomia, sendo capazes de reconhecer as palavras, formar frases, se comunicar e se relacionar melhor com o mundo ao redor.

O desenvolvimento é promovido por meio de experiências e brincadeiras que incentivam a alfabetização, a coordenação motora, a sociabilidade e o raciocínio lógico.

Ao final o Infantil 5, espera-se que a criança aprenda a:

  • Comunicar-se de várias maneiras e contar suas experiências em ordem;

  • Reconhecer números, fazer operações e contagens orais, e entender noções espaciais;

  • Desenvolver noções de grandeza, posição, direção, sentido e tempo;

  • Aprimorar movimentos de pegar, encaixar e lançar objetos;

  • Entender e seguir normas de convivência, como falar e ouvir de forma organizada;

  • Manipular diferentes materiais, objetos e brinquedos para melhorar suas habilidades manuais.

E depois do infantil 5 vem o que? O Ensino Fundamental! Saiba mais sobre o Ensino Fundamental aqui. 

Qual é a importância do ensino infantil?

Antes de saber quais são as séries do ensino infantil, é preciso saber a sua importância. Durante a Educação Infantil, a criança é submetida a atividades capazes de desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais. As metodologias são acompanhadas por pedagogos e docentes, podendo englobar:

  • Atividades lúdicas.

  • Brincadeiras em grupo.

  • Narração de história.

  • Atividades com música e dança.

  • Leitura.

  • Moldagem em massinha.

  • Estímulos sensoriais.

  • Entre outras opções.


A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estabelece que as escolas trabalhem aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais na criança durante a educação infantil. Com isso, elas terão recursos para desenvolver aptidões essenciais para a formação humana. 

Geralmente, na educação infantil os professores usam a exploração, a experimentação e as descobertas para tornar o aprendizado mais significativo para os alunos. 

Como o Melhor Escola ajuda a encontrar escolas do ensino infantil?

O Melhor Escola é um site criado para ajudar as famílias na busca e na escolha de uma escola de qualidade. Assim, possuímos as informações mais relevantes a serem analisadas na hora de escolher uma escola. Como por exemplo, a avaliação de outros pais. 

Além disso, garantimos bolsas de até 80% de desconto com escolas parceiras do site. Saiba mais sobre como conseguir as bolsas escolares com o site Melhor Escola aqui