Recuperação escolar: como os pais podem ajudar os filhos

Seu filho ficou de recuperação? Saiba o que fazer neste momento.


Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Não importa em qual ano a criança esteja, a recuperação escolar é um acontecimento que qualquer aluno pode enfrentar, principalmente se houver alguma disciplina que ele tenha mais dificuldade. Por isso, é importante que os pais já estejam cientes dessa possibilidade e saibam como lidar, caso aconteça. 


Veja também: + Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)


A recuperação escolar não deve ser vista como um problema ou uma "pedra no sapato'' do estudante. Na verdade, tanto o corpo pedagógico quanto a família devem tratar esse momento como mais uma oportunidade, em que a criança poderá aprender um conteúdo que não foi fixado de primeira. 

Como lidar com a recuperação escolar dos filhos?

A situação traz tensão para os responsáveis, tanto pela preocupação com o desempenho escolar do filho quanto pelas sensações que podem ser desencadeadas a partir disso. Esse é um acontecimento que mexe com a autoestima de algumas crianças, então é necessário que os pais demonstrem apoio e união quando isso ocorrer. 


Reações explosivas e julgamentos irão piorar a situação e aumentar o sentimento de frustração que o pequeno provavelmente está vivenciando. A escola pode ser procurada neste momento, seja para explicar o que pode ter acontecido ou tentar buscar uma solução juntos. 

Qual a importância dos pais nesse momento? 

Os pais devem agir como amigos. Em primeiro lugar, é válido tentar entender o que aconteceu e ressaltar a importância da dedicação aos estudos. Para os pais que já passaram pela recuperação escolar no passado, trocar experiências com a criança é uma alternativa para criar proximidade e abertura em falar sobre a situação.

Como ajudar meu filho a estudar na recuperação escolar? 

Veja 8 ideias do que você pode fazer para ajudar seu filho(a) na recuperação escolar:

1) Entenda quais são as principais dificuldades

Quando falamos sobre dificuldades não é apenas relacionado à aprendizagem da disciplina, como por exemplo, resolver cálculos matemáticos. Às vezes, essa dificuldade pode estar na concentração, foco ou organização na hora de fazer uma prova. 


Pergunte para a criança aquilo que mais incomoda ela, o que ela pensa que poderia ser diferente ou o que ela deseja alcançar com os estudos. Nem sempre a resposta será clara, por isso é importante que os pais acompanhem o desempenho escolar dos filhos.

2) Compreensão e acolhimento 

Ofereça afeto para a criança neste momento. Os pais podem ficar confusos sobre como agir quando o filho fica de recuperação escolar, porém, é válido não desvalorizar todo o processo dos pequenos até o momento. São vários os motivos que podem ter levado seu filho a tirar notas abaixo da média. 


Seja compreensivo e dê espaço para que a criança fale o que achar necessário. O diálogo é a melhor forma de lidar com a situação, pois tira as dúvidas dos pais e permite que o estudante desabafe ou busque ajuda.

3) Motive o aprendizado

Motivação é diferente de recompensas! Explique a importância do conhecimento e como o aprendizado agrega na vida das pessoas, seja criança ou não. Mostre qual é o papel da escola na vida do seu filho e quais são os benefícios em aprender.


Nesta situação, você pode contar histórias de experiências próprias, para mostrar ao pequeno que ele não é o único que já enfrentou dificuldades relacionadas aos estudos.

4) Ajude na organização das atividades

Nem todo mundo nasceu com a facilidade de se organizar. Confira como seu filho normalmente se organiza em relação às tarefas escolares e como ele costuma estudar para as provas. 


Alguns alunos preferem se preparar para as avaliações apenas na véspera, mas nem sempre isso funciona para todos. Faça testes: ao invés de estudar uma disciplina por dia, divida o tempo em duas matérias; use agendas, calendários e post it. Deixe a criança à vontade para testar os recursos que achar necessário. 

5) Busque por métodos alternativos de ensino

É comum que os estudantes utilizem a metodologia de decorar conteúdos somente para as avaliações. Entretanto, essa técnica não é agregadora na maioria das vezes. É válida a tentativa de novos meios de aprendizado, até encontrar uma forma que a criança se adapte melhor e obtenha os resultados esperados.

6) A tecnologia é uma aliada

Em muitos casos, os pais precisam limitar o acesso dos filhos à internet e celulares. Entretanto, não deixe de usar esses recursos como aliados ao aprendizado. Na web existem vários vídeos e tutoriais de aprendizagem, muitas vezes gratuitos e confiáveis. 


Explique para a criança qual a finalidade em usar o celular, tablet ou computador como forma de aprendizagem. Ela não precisa deixar de ver os aparelhos eletrônicos como um objeto de diversão, mas sim criar consciência de que eles também podem ser usados para pesquisas e tirar dúvidas. 

7) Grupo de estudo 

O seu filho não é a primeira e nem será a última criança que terá recuperação escolar. Aliás, é bem provável que na sala de aula dele existam outras pessoas na mesma situação. Converse com os pais desses alunos e cogite a possibilidade de criar um grupo de estudo.


Ter o apoio de outros coleguinhas e ver que não está sozinho é uma maneira de motivar a criança, já que muitas vezes a recuperação escolar pode ser motivo para isolamento ou brincadeiras de mau gosto entre outros indivíduos da turma. 

8) Professor particular 

Nem sempre os responsáveis vão conseguir ajudar, seja pelo tempo disponível no dia a dia ou até pela complexidade das disciplinas. Contratar um professor particular é uma alternativa de resolução, pois provavelmente esse profissional explicará o conteúdo de outra forma para a criança, o que pode facilitar a compreensão da matéria. 


Além disso, o professor particular também auxilia com as atividades de casa e faz com que o aluno se sinta mais à vontade para tirar dúvidas, pois não precisará fazer isso em frente a uma sala cheia de outras pessoas.