Vagas na creche: veja como garantir a do seu filho

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Atualizado em 08/04/2024.

A busca por vagas em creches é um momento importante para muitas famílias. Afinal, a educação nos primeiros anos de vida é fundamental para o desenvolvimento das crianças, e uma creche de qualidade desempenha um papel crucial nesse processo.

| + Veja como conseguir bolsas de estudo

No entanto, o processo de encontrar a vaga ideal para o seu filho pode ser desafiador. Neste artigo, vamos orientar você sobre como consultar e como escolher para garantir a melhor educação para o seu pequeno na creche. Continue a leitura para saber mais detalhes.

Qual o cenário das vagas nas creches no Brasil?

O IBGE divulgou hoje (08/04/2024) um levantamento de que, no Brasil, mais de 2 milhões de crianças de até 3 anos de idade estão sem vagas em creches por alguma dificuldade de acesso ao serviço.

Segundo Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação (TPE): “Mais de 2 milhões de crianças fora de creche no Brasil estão nessa condição ou porque não têm creche perto de casa, têm mas falta vaga, ou até mesmo pelo fato de a creche não aceitar a criança por causa da idade. Há algumas unidades que só aceitam crianças a partir dos dois anos, por exemplo. São crianças cujas famílias querem colocar numa creche, desejam o atendimento, mas não conseguem obter do Estado esse direito. Por isso, o número chama muita atenção”.

Apesar de não ser obrigatório que as crianças frequentem a creche, segundo a Constituição, tanto as crianças quanto suas famílias têm esse direito, e é responsabilidade do governo garantir vagas disponíveis. De acordo com o Plano Nacional de Educação, estabelecido pela Lei 13.005/2014, o objetivo é que até 2024, pelo menos metade das crianças com até 3 anos esteja matriculada em creches.

Como consultar vagas na creche na minha cidade?

1. Comece a pesquisar com antecedência

A demanda por vagas na creche pode ser alta, e muitas instituições têm listas de espera. Portanto, é aconselhável começar sua pesquisa e solicitações com bastante antecedência.

Isso é especialmente importante se você tiver datas específicas em mente para quando deseja que seu filho comece na creche.

2. Conheça as creches em sua região

Pesquise as creches disponíveis em sua região. Isso pode ser feito online, por meio de grupos de pais locais, ou perguntando a amigos e familiares. Avalie fatores como localização, horários de funcionamento, custos e, o mais importante, a qualidade do ensino e os valores da instituição.

No site do Melhor Escola  você consegue pesquisar por creches e escolas na sua cidade e bairro  para ver quais todas essas informações. Além disso, você também pode ver quais creches possuem bolsas de estudo. Clique aqui e confira.

3. Cuidado com as listas de espera

De acordo com uma reportagem do G1, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. A educação infantil, que inclui as creches, é o estágio em que frequentemente se observam demandas por vagas altamente competitivas. De acordo com informações de 2022, na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, havia um registro de 595 crianças aguardando vagas em creches específicas.

4. Entre em contato com as creches

Depois de identificar algumas creches potenciais, entre em contato com elas para obter mais informações. Faça uma lista de perguntas relevantes, como:

• Qual é a faixa etária das crianças atendidas?

• Quais são as taxas e políticas de pagamento?

• Quais são os horários de funcionamento?

• Qual é a relação professor-aluno?

• Quais são os currículos e abordagens de ensino?

• Qual é a política de segurança e higiene?

• Existe uma lista de espera e, se sim, como funciona?

5. Agende visitas às creches

Uma das etapas mais importantes é visitar as creches pessoalmente. Isso permite que você avalie o ambiente, conheça os educadores e veja como as crianças estão envolvidas nas atividades. Durante a visita, faça as seguintes considerações:

• A creche é limpa, segura e organizada?

• Os funcionários são amigáveis, experientes e bem treinados?

• As crianças parecem felizes, envolvidas e bem cuidadas?

• O programa educacional atende às suas expectativas?

• Você se sente confortável com as políticas e procedimentos da creche?

6. Inscreva-se e fique atento a prazos

Após escolher a creche que melhor atende às suas necessidades e expectativas, siga o processo de inscrição. Muitas delas têm datas de inscrição específicas, por isso é essencial ficar atento aos prazos.

7. Mantenha contato com a creche

Uma vez que seu filho tenha uma vaga confirmada na creche, é importante manter um diálogo constante com a instituição. Participe de reuniões de pais, esteja disponível para reuniões com professores e certifique-se de que as necessidades do seu filho sejam atendidas.

Encontrar a creche certa para seu filho é um processo importante, e leva tempo e esforço. Ao seguir essas etapas e fazer sua pesquisa cuidadosa, você pode garantir que seu filho tenha um início sólido em sua jornada educacional, em um ambiente seguro e acolhedor.

Lembre-se de que a educação na primeira infância é uma base fundamental para o futuro sucesso acadêmico e desenvolvimento de seu filho.