A disciplina de Matemática costuma causar arrepios em muitos alunos que, às vezes, se sentem frustrados ao realizar as lições de casa e ansiosos antes das provas na escola. No entanto, os números não precisam ser sinônimo de desânimo. Por isso, separamos dicas de como ajudar o seu filho com matemática e sugestões de aplicativos interativos gratuitos.
Desempenho dos estudantes brasileiros em Matemática
Historicamente, o Brasil possui um desempenho ruim em matemática comparado a outros países. Na última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, em inglês), exame que avalia o desenvolvimento da educação entre jovens de 15 anos de idade, o país ficou entre os 10 piores colocados em matemática.Veja também:
+ Descubra como conseguir bolsa de estudos de até 80% de desconto
A média mundial da OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, foi de 489 pontos, enquanto a dos estudantes brasileiros foi de 384. Diversos educadores acreditam que o problema está, muitas vezes, na forma como a matéria é ensinada em sala de aula e como a família incentiva o aprendizado dentro de casa.
Dicas para ajudar seu filho com Matemática
Chata, difícil e complicada são alguns dos adjetivos usados pelos estudantes para descrever a Matemática. Esses rótulos foram criados pela sociedade e, desde muito pequeno, o aluno é encorajado a decorar as fórmulas e passar de ano.Em casa, pela própria dificuldade que alguns adultos possuem, as crianças também não recebem o estímulo adequado para desenvolver seu raciocínio lógico e matemático.
Mas, existem algumas estratégias que podem ajudar. Abaixo, preparamos 7 dicas para que o seu filho sinta prazer em aprender matemática e tenha uma relação mais saudável com os números. Confira!
- Desmistifique a matemática
Antes de mais nada, você deve mostrar que a matemática é uma disciplina como qualquer outra. É normal que os adultos, principalmente aqueles que não gostam de determinada matéria, reforcem crenças criadas pela sociedade. Essa atitude pode acabar desmotivando a criança e fazendo com que ela crie bloqueios com números.
- Torne a matemática divertida Ao ensinar a matemática em casa, dê preferência por jogos e atividades, deixando o assunto mais divertido. Incentivando o aprendizado através de brincadeiras lúdicas, você facilita a compreensão da criança, além de deixar a relação entre estudo e matemática, mais leve.
- Use materiais concretos
Você já reparou que a criança aprende a contar com os dedos e, depois de um tempo, ela passa a fazer as contas de cabeça? Quando ela atinge esse estágio, é porque o raciocínio acontece de maneira automática, abstrata. A manipulação de materiais como ábaco, lego e blocos mágicos ajuda a desenvolver o raciocínio da criança, fazendo com que ela visualize o problema.
Você pode usar itens como frutas, dados, bonecos, carrinhos, caixas e bolas para trabalhar conceitos como a tabuada, adição, subtração e divisão.
- Estimule o raciocínio matemático no dia a dia Incentive o raciocínio matemático além dos horários de estudo. Quando estiver no supermercado, por exemplo, você pode pedir para o seu filho pegar as frutas na quantidade correta, ou mesmo comparar preços. Na cozinha, a criança pode ajudar a medir a quantidade dos ingredientes em uma receita. Já no restaurante, ela pode ficar responsável por pagar a conta, checando se os valores estão corretos.
- Ensine o seu filho a compreender e não a memorizar
Engane-se quem pensa que a matemática limita-se apenas a decorar fórmulas. É claro que isso ajuda, porém, o mais importante é que a criança entenda o conceito e a lógica por trás dos números, o que facilitará a compreensão de assuntos mais complexos, bem como a resolução de problemas mais difíceis.
- Ajude-o a identificar padrões
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, mostra que a habilidade da criança em identificar e criar padrões auxilia não só no desenvolvimento do raciocínio matemático e lógico, mas também em outras áreas de aprendizado como alfabetização e leitura.
- Valorize a dedicação Durante a aprendizagem da matemática, é natural que a criança tenha mais facilidade com certos conceitos, e dificuldade com outros. Sendo assim, é necessário que você seja paciente, valorizando o esforço do seu filho e incentivando-o a melhorar. Caso ele precise do seu auxílio, ajude ele a se organizar melhor, montando uma rotina de estudos.
Jogos gratuitos para desenvolver raciocínio matemático
Atualmente, existem diversos materiais gratuitos disponíveis na internet para auxiliar as famílias e os professores a ensinar matemática para as crianças. Veja a seguir a lista que preparamos com 10 jogos online de matemática para crianças de diversas idades:
- Calcule e pinte
Neste jogo, a criança trabalha as operações matemáticas enquanto pinta o desenho.
- Jogo de Quantidades A brincadeira consiste em associar a quantidade de elementos ao número correspondente.
- Cantina da Dona Maria
Além de divertido, esse jogo auxilia a criança com os conceitos fundamentais da matemática, como soma, subtração, divisão e multiplicação ao escolher o que ela irá comprar da Cantina da Dona Maria.
- Alimente o Animal
A brincadeira consiste em acertar a resposta da operação matemática para alimentar o animal.
- Astronauta no Espaço
Um ótimo jogo para aprender e praticar a multiplicação. O foguete deixa o astronauta no meio do espaço e a criança deve direcioná-lo para o resultado correto da multiplicação que aparece na tela. Se ela acertar, a nave resgatará o astronauta.
- Sudoku
Essa versão adaptada do clássico dos jornais é uma excelente opção para desenvolver o raciocínio lógico das crianças.
- Dez
O objetivo do jogo é mover os blocos e combiná-los na ordem correta, até que a soma dos blocos seja 10.
- Combinando os Pinguins
A criança terá que completar a sequência seguindo o padrão lógico.
- Disparando Subtrações A criança terá que estourar o balão que contém a subtração que resulta no número que aparece no laser.
- Par ou Ímpar O objetivo do jogo é ajudar os macaquinhos a entender a diferença entre os números pares e ímpares.
Gostou dessas dicas? Esperamos que ela ajude a desmistificar a matemática e que aumente o interesse do seu filho pelos números.