No dia 30 de outubro de 2022, os brasileiros irão às urnas para escolher o próximo presidente do Brasil. Na corrida para o pleito, dois candidatos despontam nas pesquisas e disputam o voto do eleitor, com propostas diversas para a Educação Básica.
No presente artigo é apresentado o panorama atual da educação brasileira. Além disso, realizamos uma seleção de algumas propostas educacionais dos candidatos e fizemos uma pesquisa com pais de todo o Brasil para saber quais delas eles mais se identificam. Veja a seguir:
Qual a situação atual e os desafios da educação brasileira?
A pandemia da Covid-19 trouxe diversos impactos para todos os setores da sociedade, inclusive para a educação. Exemplo disso é que de 2019 (ano anterior à pandemia) para 2021 mais de 650 mil crianças saíram da escola, de acordo com o Censo Escolar de 2021.
Na educação infantil, mais precisamente nas creches e berçários, essa queda foi ainda mais expressiva na rede privada do que na pública. Enquanto a primeira teve uma redução de crianças matriculadas de 21,6%, a segunda teve de 2,3%.
Além disso, dados de um levantamento feito pelo movimento “Todos pela Educação” a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE, mostram que o número de crianças não alfabetizadas entre 6 e 7 anos subiu para 2,4 milhões em 2021, um crescimento de 1 milhão em relação a 2019.
Esses dados não deixam mentir que a situação atual da educação básica brasileira se apresenta bem desafiadora. Portanto, é preciso olhar para a proposta de educação dos candidatos para que esse cenário seja revertido.
Pesquisa mostra a opinião dos pais frente às propostas educacionais dos candidatos à presidência
Através de um formulário digital a pesquisa foi feita com 402 participantes. Dessa forma, foram selecionadas 5 propostas educacionais dos atuais candidatos e os usuários deveriam selecionar entre “Concordo totalmente” e “Discordo totalmente” para cada uma delas.
Para não enviesar as respostas, as propostas educacionais não estavam vinculadas aos nomes dos presidenciáveis. Além disso, foi perguntado “Qual o seu desejo e expectativa para a educação brasileira?” para que os usuários compartilhassem seus anseios. Veja a seguir os resultados:
Proposta do plano de governo do Lula: “Universalizar o acesso à internet de qualidade, principalmente de escolas públicas”:
Proposta do plano de governo do Lula: “Criar um programa de recuperação educacional concomitante à educação regular, para que possam superar esse grave déficit de aprendizagem”:
Proposta do plano de governo do Lula: “Garantir o direito à educação das pessoas com deficiência, investindo em tecnologias assistivas”:
Proposta do plano de governo de Bolsonaro: “Dar continuidade à recuperação do ensino de alunos prejudicados pelo fechamento das escolas na pandemia.”:
Proposta do plano de governo do Bolsonaro: ”Qualificar professores para que lecionem as disciplinas sem conotações ideológicas que apenas distorcem a percepção de mundo.”:
Em relação à pergunta “Qual o seu desejo e expectativa para a educação brasileira?” fizemos uma nuvem de palavras com as que mais apareceram: