Veja quais são as melhores escolas particulares de Belém

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Artigo atualizado em 19/06/2024.

O período de matrículas escolares já está aí e encontrar uma boa escola não é uma tarefa fácil. São diversos critérios que as famílias consideram quando vão matricular os seus filhos. Dentre eles, o preço é o mais determinante para a escolha. Pensando nisso, o site Melhor Escola preparou um ranking das melhores escolas particulares de Belém.

Ranking das melhores escolas particulares de Belém:

Para participar dessa lista, foram selecionadas instituições de ensino que receberam no mínimo 4 avaliações até 19 de junho de 2024, na plataforma do Melhor Escola.  Além disso, para critério de desempate foi considerado o número de avaliações das instituições.

É importante ressaltar que as avaliações são feitas de forma voluntária pelos usuários dos site e baseiam-se nos seguintes pilares: infraestrutura, desenvolvimento socioemocional, participação da comunidade e motivação dos estudantes. A nota obtida é uma média geral dos critérios avaliados e pode ir de 0,5 a 5.

Veja a seguir a lista das melhores escolas particulares de Belém de acordo com a opinião de pais, alunos, ex-alunos e professores:

1) Centro De Estudos Ethos

Avaliação Geral: 4,98.
Endereço: Conjunto Verdejante I Quadra I Lote 24, 173- Águas Lindas, Belém - Pará.

Veja aqui informações sobre o Centro De Estudos Ethos

2) Espaço Educacional Facilita

Avaliação Geral: 4,84.
Endereço: Conjunto Providência. Av. Contorno Leste, 382 - Maracangalha, Belém - PA - Pará.

Veja aqui informações sobre o Espaço Educacional Facilita

3) Colégio Marista Nossa Senhora De Nazaré

Avaliação Geral: 4,81.

Veja aqui informações sobre o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré

4) Nossa Escola

Avaliação Geral: 4,80.
Endereço: Travessa Francisco Caldeira Castelo Branco, 1758- Guamá, Belém - Pará.

Veja aqui informações sobre a Nossa Escola

5) Sistema De Ensino Estrela

Avaliação Geral: 4,88.
Endereço: Travessa Estrela - Entre João Paulo E São Pedro, 3345- Marco, Belém - Pará.

Veja aqui informações sobre o Sistema De Ensino Estrela.

6) Centro De Estudos John Knox

Avaliação Geral: 4,78.
Endereço: Tv Eneas Pinheiro, 1752- Marco, Belém - Pará.

Veja aqui informações sobre o Centro De Estudos John Knox.

7) Colégio Da Vinci

Avaliação Geral: 4,72.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 4856- Souza, Belém - Pará.

Veja aqui informações sobre o Colégio Da Vinci.

8) Colégio Progresso

Avaliação Geral: 4,63.
Endereço: Rua W-4, 277- Campina De Icoaraci, Belém - Pará.

Veja aqui informações sobre o Colégio Progresso

9) Colégio Santo Antônio

Avaliação Geral: 4,19.
Endereço: Praça Dom Macedo Costa, 128- Reduto, Belém - Pará.

Veja aqui informações sobre o Colégio Santo Antônio

10) Cooperativa Educacional Alternativa – Coeda

Avaliação Geral: 4,03.
Endereço: Travessa Tupinambás, 900- Batista Campos, Belém - Pará.

Veja aqui informações sobre a Cooperativa Educacional Alternativa – Coeda.

Veja agora escolas particulares em Belém que oferecem bolsas de estudo, clicando aqui.

Como foi feito o ranking das melhores escolas particulares de Belém?

Como dito anteriormente, apenas são considerados os colégios que possuem pelo menos 5 avaliações no site do Melhor Escola. Além disso, os usuários podem dar uma nota de 0,5 a 5 para os seguintes critérios:

• infraestrutura,

• desenvolvimento socioemocional,

• participação da comunidade,

• motivação dos estudantes.

Com isso, é feita uma média da nota dos critérios avaliados acima. Além disso, participam da avaliação tanto as escolas particulares parceiras do Melhor Escola, quanto as não parceiras.

Como critério de desempate é considerado o número de avaliações. Ou seja, a instituição que tiver mais avaliação fica na colocação acima. Porém, caso a nota e o número de avaliações sejam os mesmos, é declarado o empate entre ambas.

O Ranking foi  feito com o intuito de informar de modo claro e resumido quais são as escolas mais bem avaliadas no portal Melhor Escola. Vale ressaltar, ainda, que todas as avaliações são voluntárias, não havendo qualquer direcionamento do Melhor Escola na análise feita pelo usuário.

Melhores escolas particulares de Belém no Enem 2019

Com base nos dados públicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), elaboramos também a lista das escolas com melhor desempenho no Enem em 2019. Veja a seguir:

1) Centro De Estudos John Knox

Nota: 685.
Endereço: Tv Eneas Pinheiro, 1752- Marco, Belém - Pará.

2) Colégio Marista Nossa Senhora De Nazaré

Nota: 668.
Endereço: Avenida Nazaré, 902- Nazaré, Belém - Pará.

3) E E I F M Tenente Rego Barros

Nota: 664.
Endereço: Av Júlio César- Souza, Belém - Pará.

4) Sistema De Ensino Equipe

Nota: 661.
Endereço: Gentil Bittencourt, 706- Canudos, Belém - Pará.

5) Col Sta Catarina De Sena

Nota: 657.
Endereço: Avenida Nazaré, 1016- Nazaré, Belém - Pará.

Veja como encontrar outras escolas parceiras do Melhor Escola

Caso alguma das escolas do ranking não sejam as desejadas, você pode acessar o site e encontrar outras instituições parceiras. Para isso, você precisa seguir o passo a passo a seguir:

• Entre no site do Melhor Escola;

• Digite o nome da sua cidade, bairro ou série e clicar em “Encontrar escolas”;

• Selecione a opção “Somente com bolsas de estudo” para ver as escolas parceiras;

• Clique em “Filtrar” e pronto, irão aparecer as instituições;

• Caso queira, você pode também usar os filtros de “séries”, "vantagens" ou “redes de ensino”;

• Após isso, você consegue ver todas as escolas parceiras disponíveis!