Já que o carnaval está logo aí, a folia também pode ser pensada dentro da sala de aula. Para comemorá-lo com as crianças, nada melhor do que ter uma boa lista de atividades de carnaval para a educação infantil que exigem poucos materiais para serem colocadas em prática, mas prometem trazer muita animação, como estávamos acostumados a presenciar nos bloquinhos.
Leia também: + Como captar alunos para escola particular: veja 4 dicas!
Essas atividades possuem a essência da época mais vibrante do ano, com confetes, fantasias, muito glitter e muitos adereços para todo mundo aproveitar. Afinal, bonito mesmo é se sentir feliz e aproveitar cada instante, não é? E essa é justamente a mensagem que queremos passar no carnaval.
Continue a leitura e anote as 10 atividades de carnaval super divertidas para a educação infantil. Boa diversão!
1- Máscara com molde de mãos
Com esta atividade, a tradicional máscara de carnaval ganha um toque especial! Para confeccioná-la, a ideia é usar as mãozinhas das próprias crianças como molde para que ela fique ainda mais personalizada para o rostinho deles.
Comece a brincadeira com uma folha sulfite dobrada ao meio. Em seguida, peça para o seu aluno apoiar a mão aberta em cima dela e use um lápis para contorná-la (caso ele ainda não tenha firmeza para isso, esta parte pode ser feita pelos pais). Depois, é só recortar o desenho, com atenção para que os dedões continuem juntos, e usar a imaginação para decorá-lo! Aqui vale usar tinta de todas as cores, glitter, lantejoula e por aí vai… o céu é o limite!
2- Ideias de fantasias super fáceis e práticas
Já que o Carnaval tem a ver com fantasias e criatividade, por que não ensinar algumas opções super fáceis como atividade divertida nesta ocasião?
Caso você esteja procurando uma fantasia divertida, existem algumas opções, como fazer a tiara para as meninas que quiserem se vestir de Frida Kahlo, utilizando flores feitas com papel crepom ou, quem sabe, de pirata com o tapa-olho e bandana utilizando TNT. As ideias são livres.
Para meninos e meninas, a criatividade pode ir além com a confecção de asas de borboleta utilizando papelão e papel celofane colorido. Fica tão lindo que até parece mágica!
3- Hora do batuque musical
Se tem Carnaval, tem que ter muita música para dançar. Nesta atividade de carnaval para educação infantil, a criança é convidada a fazer o seu próprio instrumento, treinando suas habilidades motoras e, com certeza, se surpreendendo com os novos barulhos que irá aprender com o kabuletê.
Para elaborá-lo, é preciso de poucos materiais (e que provavelmente você tem em sua casa), como papelão e folha sulfite para fazer a base do brinquedo, palito de picolé para segurá-lo e barbante com miçangas (ou botões) para o barulho de batuque.
Além da possibilidade de personalizá-lo, o ritmo ajuda e muito no desenvolvimento das crianças. Só vantagens nessa atividade super divertida!
4- Balões carnavalescos
Essa atividade não tem a ver diretamente com confecção como as anteriores, mas ainda assim desperta a criatividade das crianças.
A dinâmica da atividade é muito fácil: escreva várias tarefas em pequenos pedaços de papel colorido, dobre-os e insira em balões coloridos. Após encher os balões, enfeite-os com lantejoulas e adereços que lembram o carnaval e espalhe-os em um ambiente mais aberto.
Após isso, faça uma roda com os alunos e peça para que cada um estoure um balão com a “tarefa” correspondente e a realize.
5- Dança das cadeiras de carnaval
Essa é uma das mais fáceis e tradicionais atividades de carnaval para educação infantil. Reúna um número de cadeiras e faça um círculo com elas. É importante que o número de cadeiras seja inferior ao número de alunos, para que a brincadeira funcione.
Quando a música – de preferência de carnaval, já que estamos dentro da temática – pausar, os alunos devem sentar cada um em uma cadeira, ligeiramente. O aluno que ficar de fora da cadeira sai da atividade. Cada rodada deve retirar uma cadeira.
6- Colar de macarrão colorido
Já no pescoço, as crianças podem apostar em um acessório feito com macarrões coloridos. Fica super legal e super criativo!
Para que a brincadeira não se torne um desperdício de alimento, dê preferência para as massas que podem ter envelhecido no armário ou usando uma pequena quantidade de cada tipo. Você pode pedir para que cada 3 alunos tragam um pacote de macarrão.
Além do resultado ficar divertido, a atividade é uma opção criativa para crianças de diferentes idades treinarem a coordenação motora. Hora da diversão!
7- Caça ao tesouro de carnaval
Por que também não adaptar a caça ao tesouro para o carnaval? O nível de dificuldade desta atividade pode ser adaptado com base na idade da criança. Esboce um mapa para as crianças ou dicas, indicando onde elas precisam ir e dê a elas pistas sobre o que elas precisarão encontrar.
Deixe mini recompensas junto a essas dicas, como doces ou chocolates, por exemplo. O tesouro final fica a critério do professor, podendo ser uma caixa com doces e outros artigos/acessórios de carnaval.
8- Pintura colorida
Mesmo que os desenhos não sejam o talento dos professores, existem tutoriais na internet que podem ajudá-los a se aventurarem na pintura artística. A pintura já é uma prática conhecida em datas como o Dia das crianças ou até mesmo em aniversários, então o Carnaval também seria uma ocasião perfeita para isso.
A pintura pode ser feita no rosto, nos braços ou onde a criança preferir. No entanto, não se esqueça que, para esta brincadeira, o indicado é usar tintas específicas para a pele do público infantil, combinado?
9- Hora da marchinha
Já que não existe Carnaval sem marchinhas, o desafio é dividir os alunos em dois grupos e fazer um desafio das marchinhas.
O professor pode colocar a marchinha para tocar e pedir para que eles identifiquem o nome dela. Essa é uma das atividades de carnaval para educação infantil que é super fácil e divertida!
10- Baile de carnaval
Por último, mas não menos importante: vamos para o tradicional Baile de Carnaval, que não necessariamente precisa ser feito na sala de aula. Quanto maior o espaço, mais confortável para todos.
Convide as crianças a se fantasiarem com a fantasia que mais gostam, e também para trazerem seus confetes, máscaras e serpentinas e claro, muita alegria.
Hora de colocar muita música e energia para aproveitar a data com os alunos da melhor forma possível. Afinal: é carnaval.