O famoso Arraiá, também chamado de Juninão ou Festa Junina, é, sem dúvidas, uma das festas mais queridas do Brasil, celebrando a cultura caipira, a colheita e a fé, sobretudo católica, com os santos celebrativos.
Já no ambiente escolar, essa comemoração é uma ótima oportunidade para promover a integração entre os alunos, fortalecer a identidade cultural e criar memórias inesquecíveis.
Veja também: + Festa junina escolar: Como organizar um arraiá?
Continue a leitura para aprender sobre 10 atividades de festa junina e celebrar esse mês de junho com muita tradição e alegria, também nas escolas.
1. Decoração caipira:
Sem dúvidas, a decoração das festas juninas são partes fundamentais e que chamam muito a atenção. A imaginação é livre! Portanto, uma dica de atividade de festa junina é fazer bandeirinhas coloridas, espigas de milho, chapéu de palha, fitinhas e outros elementos típicos.
Outra ideia, para utilizar juntamente às comidas típicas, é organizar um concurso de decoração de mesas com temas juninos.
2. Brincadeiras tradicionais:
As brincadeiras não podem faltar, já que dão o clima de diversão da festa. Aqui é possível organizar atividades clássicas juninas, como corrida de saco, pesca, dança da cadeira, quebra-pote, pau de sebo, cabo de guerra e outras gincanas divertidas.
Também é importante incluir brincadeiras que considerem as diferentes habilidades e necessidades dos alunos. Assim, pense em atividades que todas as crianças consigam participar, para se tornar mais inclusiva a festa.
3. Comidas típicas:
Essa, sem dúvidas, é uma das melhores partes da festa. Nas escolas, é possível pedir para os alunos prepararem um cardápio com comidas típicas. Como por exemplo: canjica, pipoca, bolo de milho, pamonha, curau, cuscuz, arroz doce, doce de abóbora, pé de moleque e outros quitutes deliciosos. Deu água na boca!
4. Música junina:
A música também é uma característica super marcante das festas juninas. Aqui vale a pena criar uma playlist com músicas juninas: forró, xote, baião, quadrilha e outras canções típicas para animar a festa.
5. Caça ao tesouro junino:
Um pouco diferente, essa atividade de festa junina promete agitar o arraiá na escola. Você pode organizar para esconder pistas pela escola: cada pista levará os alunos a um novo lugar, onde encontrarão um pequeno prêmio.
Também é válido utilizar temas relacionados à festa junina: usar charadas, enigmas e perguntas sobre a cultura caipira para tornar a caça ao tesouro mais desafiadora e divertida.
6. Quadrilha junina:
A tradicional quadrilha junina não pode faltar, já que é uma das principais atrações de um bom juninão. Aqui vamos precisar de dois passos:
1- Ensinar os alunos a dançar quadrilha: coreografar uma quadrilha tradicional com passos simples e fáceis de aprender – incluindo aquela narração animada durante a música.
2- Figurinos e acessórios: incentivar os alunos a se fantasiarem com roupas caipiras e acessórios típicos. É super divertido!
7. Oficina de artesanato:
A oficina de artesanato pode ser utilizada no período de preparação da festa junina. Confeccionar bonecas de pano, chapéus de palha, espantalhos e outros itens decorativos com a ajuda dos alunos pode ser uma excelente maneira de envolvê-los. Além disso, podem ser utilizados materiais reciclados para criar peças únicas e sustentáveis.
8. Contação de histórias:
A contação de histórias pode ser um momento de muita criatividade e diversão, com lendas, mitos e causos sobre a cultura caipira.
Também é importante envolver e incentivar os alunos a contarem suas próprias histórias juninas.
9. Concurso de poesia:
Essa é uma atividade de expansão da língua portuguesa, também aplicada pelos temas juninos. As poesias podem incluir temas como amor, saudade, colheita, fé ou outro tema que inspire os alunos.
10. Cinema junino:
E por que não exibir filmes e desenhos animados com temática junina? “O Auto da Compadecida”, “Lua de Oiapoque”, “O Menino Maluquinho” e outros clássicos são alguns dos exemplos que podem ser exibidos.
Pipoca e guloseimas: é também mais do que recomendável preparar um lanche especial para que os alunos possam assistir ao filme com mais animação.