10 atividades de folclore para educação infantil

O folclore é um conjunto de atividades culturais transmitidas de geração em geração dentro de um determinado grupo ou comunidade. Essas tradições englobam uma ampla gama de elementos, como mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e costumes, que refletem a identidade, a história e os valores do povo. Assim, para comemorar, é comum as escolas fazerem atividades de folclore para educação infantil.

Entretanto, muitas vezes, ele é reduzido apenas a lendas e criaturas fantásticas, como o Saci-pererê ou a Mula sem cabeça. Embora esses personagens sejam parte importante da cultura popular brasileira, o folclore vai muito além disso.

Ele abrange uma riqueza de conhecimento e sabedoria que foi transmitida ao longo do tempo e que revela a relação do povo com o meio ambiente, a natureza, a espiritualidade, a agricultura, a pesca, a caça e tantos outros aspectos da vida cotidiana.

Continue a leitura para conhecer as melhores atividades de folclore para educação infantil e como elas podem impactar o conhecimento dos alunos.

Por que estudar o folclore na escola?

Estudar o folclore na escola traz inúmeros benefícios e contribui para o desenvolvimento cultural, educacional e social dos alunos. Aqui estão algumas razões pelas quais o folclore é importante no contexto escolar:

Preservação cultural:

Ao ensinar o folclore, a escola ajuda a preservar a riqueza da cultura popular transmitida ao longo das gerações. Isso é crucial para manter viva a identidade e a história de um povo, suas tradições, costumes e valores.

Veja também: + 10 atividades de carnaval para a educação infantil

Valorização da diversidade:

O folclore é uma expressão da diversidade cultural de uma região ou país. Ao conhecer e estudar diferentes tradições folclóricas, os alunos aprendem a valorizar e respeitar as culturas de outras comunidades, promovendo a tolerância e a convivência harmoniosa.

Estímulo à criatividade:

O folclore é rico em personagens, mitos e histórias fantásticas, o que estimula a imaginação e a criatividade das crianças. Essas histórias também podem servir como base para a criação de novas narrativas e expressões artísticas.

Conexão com a história local:

O folclore muitas vezes está enraizado na história e geografia locais. Ao aprender sobre as tradições folclóricas da região em que vivem, os alunos se conectam com a história e o contexto em que estão inseridos.

Desenvolvimento da linguagem oral e escrita:

O estudo dessa manifestação envolve a narração de histórias, a compreensão de mitos e lendas e a discussão sobre diferentes costumes. Essas atividades contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos alunos.

Resgate de valores culturais:

Muitas tradições folclóricas têm valores importantes embutidos nelas, como a importância do trabalho em comunidade, o respeito à natureza e a sabedoria ancestral. Ao estudar esses elementos, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre esses valores e aplicá-los em suas vidas.