6 atividades para trabalhar o Dia das Mães na escola

dia-das-maes-na-escola

O Dia das Mães, sem dúvidas, é uma das datas mais esperadas, sobretudo no comércio e nas escolas. A primeira celebração dela ocorreu pela primeira vez no dia 12 de maio de 1918, em Porto Alegre e, em 1932 e o Dia das Mães foi oficializado pelo ex presidente Getúlio Vargas. A ideia surgiu do movimento feminista no país, a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, com intuito de valorizar o papel das mulheres na sociedade.

Mas voltando ao contexto escolar, pode-se dizer que a escola é um pequeno reflexo do mundo; com as situações e desafios ali encontrados e as conexões estabelecidas com os colegas de turma, contribuindo com excelentes ferramentas para o desenvolvimento de uma criança madura e preparada para lidar com a vida.

Sendo assim, é fundamental que as instituições de ensino sejam um ambiente inclusivo e acolhedor, onde a diversidade é respeitada e a empatia, cultivada. Cabe, dessa forma, aos pedagogos e professores dar o exemplo e proporcionar a reflexão de ideias e conceitos que abordem essas diferenças.

Em 2001, o Ministro da Educação (MEC) instituiu o Dia da Família na Escola e, desde então, diversas instituições de ensino passaram a incluir a data aos seus calendários. Outros colégios foram além, dando fim às comemorações como o Dia das Mães e dos Pais e substituindo-as pelo Dia da Família. A iniciativa surgiu com o intuito de acolher todos os alunos, abraçando a diversidade e promovendo o respeito entre as crianças.

Se a escola decidir celebrar o Dia das mães ou o Dia da Família, separamos algumas ideias para serem trabalhadas na escola, com atividades que envolvem alunos e mães/familiares. Continue a leitura e saiba mais!

O Dia das Mães na escola

O Dia das Mães na escola é uma data importante para reforçar os vínculos entre a instituição e a família. A data, muitas vezes resumida a presentes e apresentações, é potente para falar do papel da maternidade na formação dos alunos – e esse não precisa ser um debate acadêmico.

Para além das ações, o que a escola precisa levar em consideração para trabalhar o Dia das Mães:

• Entender o real motivo da data;
  • Reconhecer e retribuir o afeto, o cuidado e o trabalho da criação de uma criança;
  • Compreender as diversas formas de família, promover o respeito e a diversidade;
  • Reforçar a importância da família no processo de ensino-aprendizagem e na parceria com a escola.

6 atividades para trabalhar o Dia das Mães na escola

Olhando sobre essa perspectiva mais inclusiva e diversificada, além de quebrar estereótipos e pré-conceitos existentes em torno da configuração familiar, celebrar o Dia das Mães ou Dia da Família é uma ótima forma de incentivar a participação de todos na educação das crianças. Confira algumas atividades que podem ser realizadas na data:

1) Elaboração de cartões e homenagens por parte dos alunos

Essa atividade pode ser feita de maneira prévia pelos alunos até mesmo em salas de aula. Cartões, músicas, poesia, cartazes com frases são apenas algumas opções de como surpreender as mães ou cuidadores na data especial.

2) Vídeo colaborativo

Produza um vídeo com professores e todos os funcionários da instituição mandando uma mensagem especial para as mães e/ou famílias. Vocês podem escrever um texto bem especial, como se fosse uma carta e cada um grava uma parte do texto.

Outra opção é reunir mensagens individuais de cada profissional e fazer uma junção de todas elas. Aproveite para agradecer as mães pelas parceria durante o ensino remoto.

A execução é simples: cada membro do time grava sua parte do vídeo e uma pessoa fica responsável por fazer a edição final do material. A escola pode enviar individualmente, postar nas redes sociais ou encaminhar por e-mail.

4) Piqueniques coletivos, com a participação de todos

Os piqueniques coletivos são ótimas alternativas para envolver as famílias em um ambiente mais externo. Eles podem ser até realizados em ambientes externos, como um parque ou clube, por exemplo. Música ao vivo também não seria uma má ideia, não é mesmo?

5) Brincadeiras e jogos coletivos e colaborativos

Se esse é para ser mais um dia feliz e alegre, as brincadeiras não podem ficar de fora.  Essa é mais uma oportunidade de comemorar a data ao ar livre em algum parque ou praça arborizada.

6) Post nas redes sociais

Produza um conteúdo em comemoração a data e publique nas redes sociais da sua escola. Essa é uma maneira de mostrar que a instituição se lembrou das famílias e que se importa. Dessa forma, você mantém vínculo e contato.

Uma opção interessante é tirar capturas de tela das mães com os filhos durante as aulas e publicar um compilado das imagens, reforçando a importância delas para o processo de ensino, em especial no ensino remoto. Não importa a forma, desde que essa data seja marcada por alto diferente e relevante para as mães e as famílias. O importante aqui é que seja construído um senso de comunidade e que todos se sintam bem recebidos.

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado