O calendário de volta às aulas 2020 está sendo anunciado por cada estado conforme a quarentena se flexibiliza em todo o país. As regiões brasileiras estão elaborando seus planos de volta às aulas de acordo com a gravidade de crise nos estados. Enquanto alguns já finalizaram e apresentaram seu protocolo de reabertura das escola, outros ainda seguem em fase de desenvolvimento.
Veja o calendário de volta às aulas pós-pandemia clicando abaixo: [Atualizado em 11/NOVEMBRO]
Estados ainda sem previsão para o retorno das aulas: RR, AP, AL, MG.
Estados com previsão de retomada: AC, PB, SE, BA.
Estados com escolas abertas: RS, SC, SP, RJ, ES, DF, MT, MS, AM, RO, TO, PA, MA, CE, PE, PI, RN.
Fique por dentro dos nossos conteúdos
+ Volta às aulas após a quarentena: como se preparar
+ Ensino remoto: o caminho até aqui
+ Inadimplência na pandemia: como lidar
VOLTA ÀS AULAS POR REGIÃO
REGIÃO SUL
RIO GRANDE DO SUL
Aulas presenciais permitidas nas regiões que estão nas bandeiras laranja e amarela. As aulas da educação infantil, do terceiro ano do ensino médio e do ensino profissionalizante em Porto Alegre poderão voltar a partir de 5 de outubro.
SANTA CATARINA
PREVISÃO DE RETORNO: 13 DE OUTUBRO
Autorizadas a reabrir a partir de 13 de outubro, em todos os níveis, de forma gradual. De acordo com a portaria que regulamenta o retorno no Estado, publicada no dia 6 de outubro, está autorizado o ensino presencial somente nas regiões com risco moderado ou alto no mapeamento estadual. .
PARANÁ
PREVISÃO DE RETORNO: NOVEMBRO
A partir do dia 19 de outubro, 54 escolas estaduais do Paraná começam a retomada gradual do ensino com as aulas extracurriculares. São 30 cidades de seis regiões que foram escolhidos pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).
REGIÃO SUDESTE
SÃO PAULO
PREVISÃO DE RETORNO: 7 DE OUTUBRO
As escolas públicas e privadas de regiões que estão na fase amarela do plano de flexibilização econômica há 28 dias, e desejarem, poderão antecipar a reabertura para reforço escolar e atividades opcionais a partir do dia 8 de setembro. Estarão abertas 100 escolas estaduais e uma municipal.
RIO DE JANEIRO
As aulas presenciais na rede particular foram autorizadas no dia 1 de outubro.
MINAS GERAIS
Os estudantes do terceiro ano do Ensino Médico voltariam para as salas de aula no dia 19/10, mas uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), determinou que não haverá o retorno das aulas presenciais até que o governo do estado comprove que cumpriram com todos os protocolos.
ESPÍRITO SANTO
A partir da próxima segunda-feira (05), escolas particulares do Espírito Santo já poderão retornar com as atividades presenciais – educação infantil, fundamental I e II, além do Ensino Médio. A rede pública volta no dia 13 de outubro, com exceção do ensino infantil, que volta após esta data. . A Justiça orientou que, até o final do mês, seja feito um monitoramento das instituições de ensino para avaliar se os protocolos de biossegurança para controle e prevenção da Covid-19 estão sendo cumpridos.
REGIÃO CENTRO-OESTE
MATO GROSSO DO SUL
A rede privada está autorizada a reabrir desde 21 de setembro (Educação Infantil). O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, afirmou, na tarde da útlima segunda-feira, dia 5 de outrubro, que as aulas na Rede Estadual de Ensino não voltarão no ano de 2020. Aulas presenciais do Ensino Médio da rede privada de Campo Grande devem voltar no dia 19 de outubro
MATO GROSSO
PREVISÃO DE RETORNO: OUTUBRO
A partir do dia 10 de setembro as escolas de ensino infantil (berçário I e II e maternal I) da rede particular estarão autorizadas a retomar as atividades em Cuiabá. Para as demais etapas, as aulas presenciais seguem suspensas até o dia 11 de outubro.
GOIÁS
SEM PREVISÃO DE RETORNO
Após o anúncio da deliberação do COE (28/10), a Secretaria de Educação de Goiás (SEDUC) informou que a decisão será debatida com o Estado, MP, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO), representantes de pais e alunos.
DISTRITO FEDERAL
PREVISÃO DE RETORNO: 21 DE SETEMBRO
Após audiência, escolas particulares do DF decidiram que a volta às aulas começa a partir de 21 de setembro, começando com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. No dia 19 de outubro, os alunos do Ensino Fundamental II deverão retornar e posteriormente, em 26 de outrubro, será a vez do Ensino Médio e profissionalizante.
REGIÃO NORTE
RONDÔNIA
PREVISÃO DE RETORNO: OUTUBRO
Retorno autorizado na quinta-feira dia 22 de outubro pelo Decreto nº 25.470.
ACRE
PREVISÃO DE RETORNO: NOVEMBRO
Autorizadas a reabrir a partir do dia 16 de novembro. Primeira fase (16/11): do 5º e 9º anos do ensino fundamental; 3º ano do ensino médio; educação infantil; creches; alunos com vulnerabilidades; alunos com dificuldade de aprendizagem e/ou acesso ao ensino remoto; e atividades práticas laboratoriais do ensino superior. Segunda fase (7/12): do 1º e 4º anos do ensino fundamental. Terceira fase (15/01): escolas técnicas e de ensino superior.
AMAZONAS
PREVISÃO DE RETORNO: 06 DE JULHO (Manaus)
Em Manaus, as escolas privadas retornaram com as atividades presenciais no início do mês de julho. A volta às aulas faz parte do quarto ciclo de reabertura de atividades no Amazonas. O retorno da rede pública está previsto para 10 de agosto.
RORAIMA
SEM PREVISÃO DE RETORNO
O governador de Roraima, Antonio Denarium, informou que as aulas presenciais da rede estadual devem retornar em outubro. Contudo, a Secretaria de Educação e Desportos (Seed) publicou nas redes sociais que não há definição de volta às aulas presenciais e que, em outubro, retorna o ensino remoto
AMAPÁ
O governo do Amapá criou um comitê estratégico para avaliar o retorno das aulas presenciais. Uma das possibilidades é que alunos do 3º ano do Ensino Médio voltem primeiro, ainda em 2020, devido ao Enem. A proposta ainda será avaliada.
PARÁ
PREVISÃO DE RETORNO: 1 DE SETEMBRO
Escolas particulares e prefeituras municipais no Pará voltaram com as aulas presenciais a partir após decreto publicado pelo governo estadual. A determinação ocorreu depois que representantes de escolas particulares protestaram pela retomada. Em Belém, as aulas presenciais foram suspensas no dia 30 de outubro após o aumento no número de casos suspeitos. A a medida vale para todas as turmas, menos para o terceiro ano do ensino médio, das redes privada e pública.
TOCANTINS
PREVISÃO DE RETORNO: OUTUBRO
Governo do Tocantins libera aulas presenciais para últimos anos da educação básica. Primeiros anos do ensino regular seguem suspensos até 31 de outubro.
REGIÃO NORDESTE
MARANHÃO
PREVISÃO DE RETORNO: 3 DE AGOSTO
A retomada das aulas em formato híbrido ocorreu apenas na rede privada de ensino. Ainda não há data definida para o retorno das escolas públicas. Ao todo, mais de 50 escolas e universidades particulares retornaram as atividades de modo híbrido (presencial e online), segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão (Sinpe-MA).
PIAUÍ
PREVISÃO DE RETORNO: OUTUBRO
Autorizadas a reabrir para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A presidente do TRT, Liana Chaib, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, determinou novamente o retorno das aulas presenciais no dia 9 de outubro. Parte das escolas privada de Parnaíba retornaram no dia 26 de outubro.
CEARÁ
A partir de 01/10 estarão autorizadas as etapas de 1º, 2º e 9º anos do ensino fundamental, 3º ano do Ensino Médio, Educação profissionalizante e EJA das escolas públicas e privadas da macrorregião de Fortaleza (44 municípios). Oito municípios da região metropolitana decidem que rede municipal só voltar em 2021
RIO GRANDE DO NORTE
PREVISÃO DE RETORNO: OUTUBRO
A prefeitura de Natal publicou na quinta-feira (10/09) o decreto que autoriza a volta às aulas na rede particular, com as regras que devem ser adotadas pelas instituições . Escolas particulares autorizadas a reabrir desde o dia 01 de outubro. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou hoje em suas redes sociais que as aulas presenciais nas escolas públicas do estado só serão retomadas em 2021.
PARAÍBA
PREVISÃO DE RETORNO: NOVEMBRO
A Justiça da Paraíba autorizou, em caráter liminar de urgência, que uma escola particular de ensino infantil e fundamental volte às aulas presenciais em João Pessoa. Inquérito sorológico para volta às aulas na Paraíba começou em 3 de novembro.
PERNAMBUCO
PREVISÃO DE RETORNO: NOVEMBRO
Retorno autorizado para rede privada a partir de 10/11 para anos finais do ensino fundamental. Em 17/11, voltam os alunos de 1º a 5º anos e 24/11, da educação infantil. Semana passada voltou o ensino médio
ALAGOAS
SEM PREVISÃO DE RETORNO
O governador de Alagoas, Renan Filho, sinalizou que a retomada pode acontecer de forma gradativa, considerando as necessidades do setor privado. A retomada das aulas presenciais só acontecerá na última etapa do Plano de Distanciamento Social Controlado. O Decreto 71.749, publicado no dia 20/10, autorizou a volta das aulas presenciais para adultos em instituições de atividades educacionais como cursos livres, de idiomas, de informática ou preparatórios.
SERGIPE
PREVISÃO DE RETORNO: 3 DE NOVEMBRO
Autorizadas a reabrir desde o dia 03 de novembro (rede privada): 3º ano do Ensino Médio, Concluintes da Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Cursos livres pré-vestibulares, Aulas e atividades práticas de curso do Ensino Superior, Aulas e atividades práticas de cursos de EPT
BAHIA
PREVISÃO DE RETORNO: NOVEMBRO
Os estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas particulares de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, retornaram às aulas presenciais no dia 9 de novembro.
Este artigo é o mais completo que já observei em todos os lugares da internet, pois centraliza últimas informações de cada região, essa dedicação de vocês é incrível, muito obrigada!