Menu fechado

Como funciona a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares?

Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares

No último dia 16 de janeiro, o Governo Federal publicou a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, que determina um passo significativo dado em prol da saúde mental nas instituições educacionais do Brasil.

Veja também: + Capte alunos de forma orgânica e gratuita!

Essa Política promove a integração das áreas de educação, assistência social e saúde. Quer saber como funciona essa lei e como ela impacta a comunidade escolar? Continue a leitura.

O que é a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares?

A Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares é um compromisso claro com a saúde mental nas comunidades escolares, visando criar ambientes educacionais mais saudáveis e acolhedores para todos os envolvidos.

Assim, a sua implementação ocorrerá em sintonia com a Lei nº 13.935/2019. A nova legislação entra em vigor na data de sua publicação, consolidando-se como um marco para a promoção do bem-estar mental nas escolas brasileiras.

Leia também:
+ Veja como as escolas podem apoiar alunos com transtornos de saúde mental
+ Cuidados com a saúde emocional do gestor escolar

Quais os objetivos Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares?

A nova legislação traz consigo objetivos claros e diretrizes específicas. Entre os principais objetivos estão a promoção da saúde mental da comunidade escolar, o acesso à atenção psicossocial para todos os envolvidos, e a formação continuada para gestores e profissionais das áreas pertinentes.

A execução da Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares será realizada em colaboração com o Programa Saúde na Escola (PSE), o modelo de assistência em saúde mental, o Sistema Único de Assistência Social e a rede de atenção psicossocial.

A governança ficará a cargo dos Grupos de Trabalho Intersetoriais do PSE, garantindo a participação de representantes da saúde e da comunidade escolar. Além disso, eles ficarão responsáveis por apresentar relatórios ao final de cada ano letivo, detalhando as ações realizadas e avaliando o alcance dos objetivos.

Quem Compõe a Comunidade Escolar?

A comunidade escolar, conforme definido pela lei, abrange alunos, professores, profissionais que atuam na escola e pais ou responsáveis pelos alunos matriculados. A inclusão desses grupos reflete a abordagem holística adotada para garantir um ambiente educacional saudável.

Quais as diretrizes da Política?

As diretrizes estabelecidas visam à participação ativa da comunidade escolar e da comunidade local. Além disso, a abordagem multidisciplinar e a integração com serviços de saúde e assistência social são enfatizadas.

Vale ressaltar que outras diretrizes que a Política atribui são:  não discriminação, o respeito à diversidade e a participação ativa dos alunos na construção da atenção psicossocial.

E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que também queiram saber mais detalhes sobre a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Aproveite para acessar e conhecer outros conteúdos do nosso blog.

Publicado em:Ambiente Escolar,Universo pedagógico

Post relacionado