Em um mercado altamente competitivo, como a educação, a captação de alunos é um desafio constante para as instituições de ensino. Atrair estudantes em um mercado onde as opções são diversas requer estratégias eficazes e inovadoras. Nesse contexto, o uso de um CRM se torna fundamental para impulsionar o sucesso na captação de alunos.
Nesse artigo você vai entender mais sobre:
- O que é CRM?
- A importância de um CRM específico para o mercado educacional
- Como um CRM ajuda a captar mais alunos?
- Quais as vantagens de utilizar um CRM para escolas?
O que é CRM?
O CRM, ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é um software desenvolvido para otimizar a comunicação entre uma empresa e seus potenciais clientes. Essa ferramenta desempenha um papel essencial ao organizar todo o processo de gestão da interação entre a empresa e leads.
Existem diversas ferramentas como essas disponíveis no mercado, no entanto, quando se trata de escolas, o ideal é que seja utilizado um CRM desenvolvido especificamente para esse segmento.
A importância de um CRM específico para o mercado educacional
Geralmente, um CRM é projetado para apoiar empresas de diferentes setores. Isso significa que não existem recursos específicos e fundamentais para atender às necessidades das instituições de ensino.
O Wakeme One foi criado para resolver exatamente essa dor. Ele foi desenvolvido pensando no dia a dia do processo de captação de alunos para as escolas, pois mesmo entre instituições de ensino básico e superior, existem diferenças no processo da captação.
Como um CRM ajuda a captar mais alunos?
Um software de CRM educacional é uma solução completa para gerenciar e automatizar todo o processo de captação de alunos. Entre as diversas funcionalidades que ajudam na captação de alunos, três se destacam:
Acompanhamento do desempenho da captação com indicadores intuitivos:
Em um cenário competitivo e em constante evolução, é fundamental que as empresas acompanhem de perto o desempenho de suas estratégias de captação de clientes. Para facilitar essa análise, os indicadores surgem como uma poderosa ferramenta de acompanhamento e tomada de decisões.
Veja também: + Como captar alunos para escola particular: veja 4 dicas!
Um indicador intuitivo é uma representação visual dos principais indicadores de desempenho relacionados à captação, apresentando de forma simples e clara os dados relevantes para a equipe de marketing e vendas.
Previsibilidade das matrículas de novos alunos:
Ao utilizar um sistema de acompanhamento do funil de matrículas, é possível identificar os estágios pelos quais os potenciais alunos passam durante o processo de captação.
Isso inclui etapas como visitas à instituição, solicitação de informações até a efetivação da matrícula. Através de gráficos e métricas atualizadas, a equipe consegue acompanhar em tempo real o desempenho em cada etapa do funil, identificando problemas e recalculando a rota para garantir a eficiência do processo.
A instituição de ensino pode antecipar o número de matrículas esperadas para cada período letivo, permitindo um planejamento mais preciso.
Eficiência no relacionamento com o acompanhamento e gerenciamento das atividades:
Estabelecer um relacionamento eficiente com pais e alunos é essencial para gerar uma boa experiência. O acompanhamento e gerenciamento adequados das atividades de relacionamento desempenham um papel fundamental nesse processo.
Calendários de atividades e automação no envio de comunicados são essenciais para garantir a eficiência necessária no acompanhamento e gerenciamento das atividades.
Afinal, o que é um funil de matrículas?
Para melhor compreensão do assunto, vamos esclarecer alguns termos importantes antes de continuar.
Um funil de matrículas para o ensino básico é um processo que envolve várias etapas para a seleção e inscrição de estudantes em escolas de ensino fundamental e médio. Pense nesse processo como um funil, onde muitos estudantes interessados entram no topo e, à medida que avançam nas etapas, alguns são selecionados e acabam se matriculando. Geralmente ele acontece da seguinte forma:
Sabemos que cada funil de captação é único e possui suas particularidades, no entanto, esse modelo é o mais comum em escolas.
O que é Lead?
Um lead é uma pessoa que demonstrou interesse em algum produto, serviço ou conteúdo de uma empresa. Ele se encontra no topo do funil pois é a primeira etapa da captação de alunos.
Imagine que você está navegando na internet e encontra um site que oferece um e-book gratuito sobre um assunto que você gosta. Para fazer o download desse e-book, o site pede que você preencha um formulário com seu nome e endereço de e-mail. Quando você preenche esse formulário, você se torna um lead para essa empresa.
Isso também acontece em escolas quando os pais e alunos compartilham suas informações de contato.
Como acontece a qualificação do Lead?
A qualificação do lead acontece para entender a probabilidade dele se tornar um aluno de fato. Dados como idade, localização geográfica, expectativa de investimento e outros, personalizados de acordo com a instituição, são importantes para definir se o lead é qualificado ou não.
Quais as vantagens de utilizar um CRM para escolas?
A principal vantagem de utilizar um CRM para escolas é que ele possui ferramentas específicas para o processo de captação de alunos em instituições de ensino básico. Isso permite que toda a equipe de captação otimize o processo e que as ações realizadas sejam mais certeiras.
No Wakeme One, por exemplo, algumas vantagens específicas são:
- Gerenciamento de leads: é possível administrar todos os leads em um único lugar. Ou seja, saber quantos leads estão sendo gerados, a origem de cada um deles e ter registrado no software todo o histórico de relacionamento com ele.
- Atividades: organizar as atividades de relacionamento do time em um único local é mais uma vantagem. É possível agendar e visualizar todas as visitas, ligações e outras atividades de relacionamento com os leads. Isso permite uma maior organização da equipe.
- Agendamento de Visitas: com um CRM para escolas, os pais podem agendar a visita de forma online e automática, sem que um funcionário tenha que fazer a mediação. Isso permite que a equipe otimize seu tempo e foque mais em estratégias para melhorar os resultados da campanha.
- Landing Pages: as Landing Pages são páginas da web desenvolvidas justamente para receber visitantes que chegam por meio de uma campanha de marketing. No processo de captação de alunos ela faz parte do topo do funil, na captação de leads por meio de formulários, e no meio do funil, fornecendo a possibilidade de agendamento de visitas.
- Funil: é possível criar diversos funis com a jornada do lead até a matrícula de acordo com sua necessidade.
- E-mail e lembretes automáticos: outra vantagem é a possibilidade de enviar emails e outras mensagens de forma automática de acordo com a etapa do funil que o lead se encontra.
Wakeme One – O CRM para Escolas
Agora que você já sabe tudo isso, vou compartilhar um pouco da ferramenta ideal para ajudar sua escola na captação de alunos: o Wakeme One.
Buscando atender todas essas necessidades que citamos no artigo e oferecer um CRM completo para escolas, a CRM Educacional desenvolveu um software específico para atender as necessidades e captação do ensino básico.
Com o Wakeme One, sua escola terá acesso a todas as funcionalidades necessárias para otimizar o processo de captação.
Conheça as funcionalidades que tornam esse software a solução perfeita para sua escola:
- Painel de controle (Dashboard) que apresenta indicadores do processo de captação de alunos.
- Capacidade de registrar leads e acompanhar todo o histórico de interações.
- Cadastro e gerenciamento de unidades educacionais.
- Registro de ofertas, como cursos, turmas e séries oferecidas pela escola.
- Agendamento online e gerenciamento de visitas.
- Gestão de atividades relacionadas à captação de alunos.
Esses são apenas alguns dos requisitos relevantes que tornam o Wakeme One a solução ideal para sua escola. Com funcionalidades abrangentes, eficazes e simples, o Wakeme One possui o melhor desempenho possível no auxílio à captação de alunos!
Ao escolher o Wakeme One, você estará investindo em uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento da sua instituição educacional. Conheça o Wakeme One!