Como uma forma alternativa, mas certeira de ensinar as crianças na escola, a contação de história na educação infantil consiste na leitura, ou somente na narrativa oral (como o próprio nome diz), de histórias para os pequenos. É uma técnica antiga utilizada pelos educadores para transmitir conhecimentos, valores e estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
+ Saiba como captar mais alunos de forma orgânica e gratuita
Desde fábulas, lendas ou crônicas, o que vale é contar, de um jeito lúdico, um texto que está em um livro ou que foi escrito em qualquer outro lugar. Geralmente, as histórias voltadas para esse público contém um enredo divertido e educativo, com lições relevantes.
Durante a ação, as crianças ficam imersas à própria imaginação, o que faz com que o pensamento autônomo seja desenvolvido, principalmente quando escutam/veem um trecho da história que condiz com a própria realidade em que vivem. Envolver os alunos em histórias narradas de maneira cativante promove uma série de benefícios educativos para o desenvolvimento saudável dos pequenos. E é sobre isso que trataremos neste artigo.
Quais os benefícios da contação de história na educação infantil?
Confira os 6 benefícios da contação de história na educação infantil:
- Incentivo à leitura
Antes de iniciar a narração de uma história, mostre o livro a qual ela pertence, para que as crianças façam a associação com a leitura. Estimule os pequenos a brincarem dessa forma também, para que assim possam ler e dar o sentido que quiserem para a narrativa.
- Nova forma de comunicação
A mistura da comunicação verbal e visual, através dos movimentos encenados pelo(a) professor (a), apresenta para os pequenos uma maneira diferente de se expressarem. Além da novidade, há também um estímulo para que eles utilizem essas duas linguagens de forma simultânea.
- Reconhecimento
As histórias podem tocar cada aluno de uma forma, por isso existe a possibilidade deles se identificarem com o que está sendo narrado. As vivências pessoais são associadas às experiências do personagem, o que, muitas vezes, pode tornar mais fácil o entendimento sobre determinados sentimentos e situações.
- Estímulo à criatividade
O cérebro da turminha fica ligado às falas e movimentos durante a narração de uma história! Por isso, além da imaginação, a curiosidade também é despertada, o que soma ainda mais na integração dos participantes.
- Reforço cultural
Contar histórias é um recurso muito antigo na nossa sociedade. Antes mesmo da escrita ser inventada, os seres humanos já se reuniam para passar aos outros suas vivências ou ideias. E é esse resgate cultural que as crianças vivenciam.
- Desenvolvimento da fala e escuta
A contação de história na educação infantil pode auxiliar os pequenos a entenderem o momento certo de falarem e também quando devem ouvir. Existem diversos momentos em que precisamos ficar em silêncio, para ouvir o que o outro tem a dizer, e participar dessas atividades ajuda a turminha a entender essa dinâmica de comunicação.
Leia: + 15 atividades para o primeiro dia de aula
Como aplicar a contação de história na escola?
Confira 5 maneiras de como aplicar a contação de história na escola:
- Prepare um ambiente propício
O cantinho da leitura na escola precisa ter espaço para todos, considerando que as crianças normalmente irão sentar em roda. Decore o local com elementos que remetem à leitura, além de deixar visível os livros de inspiração e objetos que podem ser usados.
- Crie um banco de histórias
Faça uma lista das histórias que podem ser trabalhadas. Lembre-se que elas devem fazer sentido para os pequenos. Para isso, considere a faixa etária da turminha e outros interesses em evidência.
+ 10 atividades de festa junina para fazer na escola
- Faça encenações
É difícil pensar na contação de histórias sem associar com a atuação delas! A expressão corporal enriquece qualquer narrativa e estimula ainda mais a imaginação da criançada.
- Tenha objetos de apoio
Conforme a história for sendo contada, você com professor pode apresentar itens que incrementem a imaginação dos pequenos. Vale de tudo: fantoches, acessórios, roupas, brinquedos e até ilustrações.
- Esteja com a história na ponta da língua
Leia o texto antes e decore os tópicos mais importantes. A improvisação faz parte da contação de história na educação infantil, mas é interessante saber quais são os pontos mais cruciais para você dar a entonação adequada ou planejar alguma ação específica.
Veja também:
+ Entenda a importância do recesso escolar para os professores
+ Veja os benefícios da educação artística nas escolas
E então? Gostou desse conteúdo? Aproveite para compartilhar com outros educadores para que mais pessoas fiquem sabendo sobre como é a contação de história na educação infantil. Acompanhe também outros conteúdos do nosso blog.