Menu fechado

A importância da cultura de paz nas escolas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende que deve ser trabalhada a cultura de paz nas escolas. Afinal, esse sistema tem o intuito de promover um ambiente de respeito e que as diferenças não sejam alvo de exclusão, desrespeito e nem violência. 

Nesse artigo, você irá saber um pouco mais sobre o que é a cultura de paz nas escolas, qual a importância de trabalhar o tema e quais atividades podem ser feitas para fomentar isso nos alunos. Veja a seguir. 

O que é a cultura de paz? 

Valores como respeito, educação, ética, convivência, diálogo e cooperação são muito importantes para a vida em sociedade. Porém, sabemos que, atualmente, eles estão sendo deixados de lado. Por isso, para melhorar as relações humanas, é preciso implementar a cultura de paz nas escolas. 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o significado da cultura de paz é:

“Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados: no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; no pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais; no compromisso com a solução pacífica dos conflitos; nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presente e futuras; no respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens; no respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação; na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedade e entre as nações; e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favoreça a paz.”

(ONU, 2004).

Desse modo, é importante entender que a cultura de paz não significa, necessariamente, a falta de conflitos, mas sim, trabalhar tais questões de forma respeitosa e através do diálogo. Somente assim é possível respeitar as diferenças. 

Qual a importância da cultura de paz nas escolas?

Em 2018 foi aprovada a Lei nº 13.663, a qual incluiu a promoção da cultura de paz e da não violência nas escolas. Hoje em dia sabemos que atividades como bullying são muito comuns nas escolas e que houve um crescimento da violência. 

De acordo com uma matéria da Folha de São Paulo, os casos de violência e ameaças aumentaram 48% em escolas de São Paulo. Portanto, trabalhar com a cultura de paz nas escolas é uma forma de reduzir a violência, promover o respeito à diversidade e fortalecer os direitos humanos. 

Algumas atividades para trabalhar a cultura de paz nas escolas

O Sistema Positivo de Ensino defende que “a cultura da paz nas escolas deve ser a bandeira de todos os que lidam com a atividade escolar”. Dessa forma, os especialistas do sistema deram algumas dicas de como começar a espalhar essa cultura. Veja a seguir algumas ações que podem ser feitas:

  • Planejamento de ações para o ano todo: é preciso que a cultura de paz seja feita continuamente e não somente em períodos específicos. Além disso, é válido criar ações que envolvam toda a comunidade escolar (pais, alunos e educadores).
  • Faça práticas solidárias: atividades como arrecadação de agasalhos e alimentos são alguns exemplos de atitudes que podem ser feitas para ensinar aos alunos sobre solidariedade. 
  • Promova atividades em equipe: o trabalho em grupo é uma ótima forma de ensinar os alunos valores como colaboração e pertencimento. Elas podem ser feitas através de atividades esportivas ou culturais e vale a pena até envolver a comunidade escolar. 

Gostou desse conteúdo?

Para ter acesso a outros assuntos relevantes sobre o universo pedagógico, faça parte da maior comunidade de gestores escolares do Brasil. No Clube dos Diretores, você poderá acessar videoaulas com especialistas, ver dicas, ler e-books e fazer networking com outros profissionais e muito mais.

Post relacionado

1 Comentário

  1. Rosimira Siqueira de souza

    Olá ! Faço parte de uma escola pública, as minhas aulas tem muito momento que envolve o compartilhamento , e vejo que poucos acabam não aceitando realizar, mas o que percebo é que vem da própria criança , que não está acostumada com este sentimento de ouvir e ser ouvido ,pois uma criança que apenas é ouvida não tem o hábito de deixar outa expressar , porque sempre deixaram ela ter o que sempre quer .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *