Sabemos que o calendário é recheado de datas sazonais e que merecem ser exploradas na educação. Para facilitar essa organização, separamos as principais datas comemorativas escolares que podem ser trabalhadas na sua instituição de ensino.
Anote as principais datas comemorativas escolares!
Carnaval (fevereiro)

A data exata do Carnaval varia de acordo com o ano, mas é possível organizar atividades de carnaval para a educação infantil. Para a sala de aula, crie atividades que proponha conhecer o carnaval pelo Brasil e o mundo. Inclua também a confecção de máscaras, fantasias e um desfile no final!
Dia do Livro Didático (27 de fevereiro)
Ensine para os pequenos a importância do livro didático e pratiquem dicas de como cuidar dele. Outra ideia é desenvolver uma atividade para personalizar o livro.
Dia Internacional da Mulher (8 de março)
Que tal preparar uma aula de mulheres que marcaram a história mundial e, como atividade, sugerir que as crianças falem sobre as mulheres que elas admiram?
Dia da escola (15 de março)
Entre as datas comemorativas escolares, o Dia da escola é propícia para explorar a história da instituição de ensino! Faça um exercício de “história da minha escola”, para que a criançada entreviste colaboradores e outros estudantes.
Páscoa (final de março, início de abril)

Assim como o Carnaval, essa é uma data comemorativa em que não há um dia fixo. Mas, as crianças adoram a época do ano. Proponha a confecção de ovos de Páscoa com materiais escolares, como por exemplo a pintura de ovos. Essa é uma ótima lembrancinha de páscoa para a escola.
Dia dos Povos Indígenas (19 de abril)
A cultura dos povos originários brasileiros é muito rica, podendo ser trabalhada durante toda a semana do dia 19. Explore a culinária, lendas e heranças indígenas.
Dia de Tiradentes (21 de abril)
Por ser feriado, o tema pode ser trabalhado antes. É hora de explorar a história brasileira e contar um pouco mais sobre quem foi Tiradentes e o porquê desse nome!
Dia do Descobrimento do Brasil (22 de abril)
A data vale a pena ser debatida com a turma, afinal, já haviam habitantes no território antes da chegada dos portugueses. Recorde como foram as navegações europeias e o impacto dessa presença na vida dos nativos brasileiros.
Dia do Trabalho (1 de maio)
A pergunta “o que você quer ser quando crescer?” pode ser desenvolvida para atividades neste dia. Seja em formato de texto ou teatro, faça com que os estudantes reflitam sobre o futuro profissional.
Dia das Mães (segundo domingo de maio)
É hora de homenagear as mães! E essas mulheres merecem tanto cartinhas, quanto uma apresentação teatral. Sendo assim, separe as melhores atividades para trabalhar o Dia das Mães na escola.
Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho)
Os debates sobre o meio ambiente podem ficar mais fortes nesse dia. É possível explorar o tema em diversas disciplinas, desde ciências até geografia e língua portuguesa, com a proposta de criar redações.
Festa junina (mês inteiro)
Junho precisa ser caracterizado com a temática de festa junina! Apesar de São João ser comemorado apenas dia 24 do mês, os pequenos vão adorar deixar a sala de aula personalizada com bandeirinhas e até uma fogueira falsa.
Dia do Estudante (11 de agosto)
Reconhecimento é uma forma de motivação no ambiente escolar, por isso, não deixe de falar sobre o Dia do Estudante. Reforce também a importância da educação na vida de uma pessoa, através de debates e exibição de filmes.
Dia dos Pais (segundo domingo de agosto)
Assim como o Dia das Mães, os papais também merecem homenagens. Vale cartinhas, teatro e até gincana com os pais dos estudantes.
Dia do Folclore (22 de agosto)
O folclore pode ser a temática para o mês de agosto. Adapte as disciplinas para explorar as lendas folclóricas, seja por meio de contação de histórias ou construção de objetos que remetam à cultura folclórica brasileira.
Dia da Independência do Brasil (7 de setembro)
Não deixe o feriado passar batido! Aprofunde o tema nas aulas de história e proponha atividades artísticas com as cores da bandeira brasileira.
Dia da Árvore (21 de setembro)
Que tal um exercício escolar ao ar livre? E melhor, que contribua para o futuro! Organize com antecedência a plantação de mudas de árvores em um espaço da cidade.
Dia das Crianças (12 de outubro)
Pode apostar: os pequenos esperam o ano todo por essa data. Transforme o Dia das Crianças em uma semana especial na escola, com brincadeiras e atividades diferenciadas.
Dia do professor (15 de outubro)
Cabe à diretoria e administração da unidade escolar realizar uma homenagem aos professores. Entretanto, os alunos também podem participar. Dica: convide esses profissionais para compartilhar suas histórias de vida.
Dia das Bruxas (31 de outubro)

Entre as datas comemorativas escolares, esse é o dia de todos irem fantasiados! Você também pode explorar a ocasião como “Dia do Saci”, para aproximar a realidade brasileira.
Proclamação da República (15 de novembro)
Apesar de ser feriado, a turma pode passar a semana que antecede estudando sobre os presidentes do país e as diferenças dos sistemas de governo (monarquia, ditadura e república).
Dia da Consciência Negra (20 de novembro)
Trabalhe a data durante a semana toda. Explore a história dos negros no Brasil, proponha reflexões sobre a escravidão e sobre o racismo. Heranças culturais vindas do continente africano também podem ser apresentadas.
Outras datas comemorativas escolares
Dias como o Natal, por exemplo, podem ser celebrados antes das férias começarem. Lembre-se também do início das estações, como outono, inverno e primavera, que são ótimos temas a serem apresentados. Não esqueça das boas-vindas e despedidas de início e final de ano, como uma forma diferente de iniciar e encerrar ciclos.