Menu fechado

Depressão infantil na escola: como lidar?

No ambiente escolar, uma das funções mais desafiadoras para os professores é lidar com os sentimentos e emoções das crianças, não é verdade? Muito mais do que apenas transmitir conhecimento em sala de aula, os docentes também precisam estar atentos aos sinais de que algo não vai bem com o aluno. 

Esse cuidado pode ser fundamental para auxiliar os alunos e também os pais em problemas que necessitam de um olhar mais atento sobre o comportamento das crianças, como por exemplo a depressão infantil

Neste artigo você vai ver:

  • Quais os sinais de depressão infantil na escola?
  • Quais são as causas da depressão infantil?
  • Qual é o papel dos professores na depressão infantil?
  • Como é o tratamento da depressão infantil?

Confira a seguir e boa leitura!

Quais os sinais de depressão infantil na escola?

A depressão infantil pode manifestar-se de várias maneiras nas escolas, em alunos de diferentes faixas etárias. Abaixo, listamos os sinais mais comuns que os educadores devem estar atentos no dia a dia.

Mudanças no comportamento: Um aluno pode se tornar repentinamente mais retraído, quieto ou isolado. Eles podem evitar interações sociais que antes gostavam ou se afastar de amigos próximos.

Queda no desempenho escolar: Quedas significativas no desempenho podem ser um sinal de depressão. Isso pode incluir dificuldade em se concentrar, falta de motivação para completar tarefas ou diminuição da participação em atividades escolares.

Alterações de humor: Oscilações de humor frequentes, irritabilidade constante ou explosões emocionais podem indicar que a criança está lutando internamente.

Queixas físicas frequentes: Crianças com depressão muitas vezes expressam dores de cabeça, dores de estômago ou outros sintomas físicos inexplicáveis. Isso pode ser uma forma de expressar o desconforto emocional que estão enfrentando.

Mudanças no sono ou apetite: Insônia, pesadelos frequentes, sono excessivo ou mudanças no apetite (como perda ou ganho significativo de peso) podem ser indicativos de problemas emocionais e depressão infantil.

Perda de interesse: Perder o interesse em atividades que antes eram prazerosas, como esportes, hobbies ou brincadeiras, pode ser um sinal de depressão infantil.

Baixa autoestima: Crianças deprimidas podem expressar sentimentos de inutilidade, culpa excessiva ou falta de esperança sobre o futuro.

Comportamentos autodestrutivos: Isso pode incluir falar sobre se machucar, comportamentos de risco, ou demonstrar uma atitude de desapego em relação ao próprio bem-estar.

Recusa em ir à escola: Crianças com depressão às vezes resistem em ir à escola, reclamando de dores físicas ou se recusando a sair da cama pela manhã.

Isolamento social: Evitar interações sociais e preferir ficar sozinho pode ser um sinal de que a criança está enfrentando dificuldades emocionais.

É importante que os professores saibam que esses sinais podem variar de uma criança para outra. Além disso, nem todo aluno com esses sintomas pode estar, necessariamente, com depressão infantil. 

No entanto, caso o aluno apresente queixas por um período prolongado ou se forem graves, é crucial orientar os pais a buscarem ajuda profissional. Assim como acontece com os adultos, a saúde mental das crianças necessita de avaliação e suporte adequado.

Quais são as causas da depressão infantil?

As causas da depressão infantil são diversas e podem incluir entre outros:

  • Fatores Genéticos;
  • Fatores Cognitivos 
  • Maus tratos domésticos;
  • Bullying ou brigas no ambiente escolar;
  • Violência psicológica e/ou física;
  • Luto por perda de entes queridos;
  • Separação dos pais;
  • Mudança de escola ou cidade;
  • Dificuldades de adaptação na escola;
  • Traumas ou acidentes;
  • Falta de afeto ou diálogo dentro de casa;

Recentemente, uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou que o uso excessivo de smartphones, tablets, computadores e televisões por crianças aumenta significativamente o risco de depressão na infância. Ou seja, é preciso um trabalho constante das escolas e dos pais para que o uso da tecnologia não gere danos à saúde mental dos pequenos.

Qual é o papel dos professores na depressão infantil?

O trabalho de prevenção à depressão infantil na escola deve ser feito de forma integrada entre a família e a equipe pedagógica. Nesse contexto, a pedagogia afetiva pode ser uma grande aliada para auxiliar os docentes no dia a dia. Nesse método, os educadores utilizam o vínculo emocional para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem e se aproximar dos alunos.

Na opinião da mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora da escola de educação infantil espaço ekoa, Ana Paula Yazbek, a escuta sensível dos professores em casos de depressão infantil na escola pode ajudar os alunos a se sentirem mais confortáveis para falar sobre seus problemas. Afinal, a criança precisa se sentir amparada e segura para superar esse momento desafiador.

Por outro lado, cabe às instituições e aos diretores promover a capacitação da equipe escolar para que cada vez mais professores saibam atuar de forma efetiva nos problemas emocionais dos alunos. 

Também é importante promover ações de combate ao bullying, atividades de integração, palestras motivacionais, reuniões com as famílias e outras atividades que estimulem um crescimento saudável. A prática esportiva também pode ser uma grande aliada para combater a depressão infantil na escola.

“Conversas, brincadeiras e espaços de escuta podem ser criados no cotidiano escolar. Se desde a educação infantil as crianças tiverem a oportunidade de se expressarem e comunicarem tanto seus incômodos como suas alegrias e sentirem que estão em um ambiente seguro e que podem contar com adultos atentos, elas vão construir maneiras de autorregulação das emoções e saberão solicitar ajuda na mediação de conflitos”, comentou Ana Paula Yazbek em entrevista ao Portal Minha Vida.

Como é o tratamento da depressão infantil?

Como foi explicado, os sintomas da depressão infantil são variados, podendo incluir sinais físicos ou mudanças comportamentais. Para a psiquiatra Gabriela Crenzel, membro do grupo de trabalho de saúde mental da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a condução correta do problema é crucial para resultados satisfatórios no tratamento.

criança negra triste no sofá com pelúcia

“A depressão em crianças de até cinco anos de idade, muitas vezes, se manifesta de forma somatofórmica, com dores de cabeça, cansaço, dor de barriga, alterações no sono e padrão alimentar”, explicou a especialista. 

O diagnóstico de depressão infantil deve ser feito apenas por um médico. Geralmente, os pediatras costumam encaminhar os pacientes para profissionais especializados, como psicólogos, psiquiatras e até mesmo nutricionistas. 

Em alguns casos, os sintomas de depressão podem estar relacionados a deficiências na alimentação, que acabam resultando em anemias, excesso de desânimo, falta de concentração e cansaço nas crianças.

O tratamento para depressão infantil pode incluir uso de medicamentos prescritos por profissional e  acompanhamento psicológico. Brincadeiras ao ar livre, atividades manuais, momentos de lazer, meditação e brincadeiras lúdicas também podem ajudar bastante. 

Sendo assim, é fundamental que os professores invistam em ações diversificadas para combater a depressão infantil. Vale a pena, por exemplo, estimular o interesse pela leitura, desenhos, pinturas, esporte, contação de histórias infantis e outras atividades criativas ou de socialização. 

E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros educadores que queiram saber mais sobre depressão infantil na escola. Aproveite e leia outros conteúdos do nosso blog.

Publicado em:Ambiente Escolar

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *