O Desenho Universal para a Aprendizagem, também chamado de DUA, é um tema muito relevante para as escolas que pretendem atender às novas perspectivas da sociedade, oferecendo aos estudantes formas de ensino cada vez mais inclusivas e dinâmicas.
Veja também:
- Escola Games oferece jogos e aprendizado para alunos
- Novo Ensino Médio: O que é e como preparar a sua escola?
O conceito do Desenho Universal para a Aprendizagem é baseado em um modelo educacional focado no desenvolvimento do estudante a partir de materiais, técnicas e estratégias diferenciadas, que levem em conta as habilidades e necessidades específicas de cada aluno.
Sendo assim, gestores e professores precisam sempre buscar novas alternativas para tornar o aprendizado 100% eficaz.
Em outras palavras, devemos entender o DUA como uma importante ferramenta para ampliar a construção do conhecimento e a maneira como ele é transmitido em sala de aula.
Os princípios que regem o Desenho Universal para a Aprendizagem são:
- Proporcionar múltiplos meios de envolvimento: para estimular o interesse dos alunos.
- Proporcionar múltiplos meios de representação: para transmitir o aprendizado aos alunos de diferentes maneiras.
- Proporcionar múltiplos meios de ação e expressão do conhecimento: para os alunos mostrarem o que aprenderam.
Por que o Desenho Universal para a Aprendizagem é importante?
As salas de aulas das escolas públicas e particulares do Brasil são repletas de diversidades, com alunos de diferentes classes sociais, faixas etárias, níveis culturais e estruturas familiares.
Tudo isso influencia na capacidade da criança de assimilar o conhecimento e manter o interesse pelos estudos. Além disso, existem os alunos com deficiências ou dificuldades para participar ativamente das aulas.
Estes fatores tornam o trabalho do professor extremamente desafiador e exige que ele crie métodos não tradicionais para transmitir o conteúdo, garantindo mais eficiência no rendimento escolar dos estudantes. Nesse contexto, é preciso ter em mente que é necessário inovar para ter bons resultados.
Estudos da área educacional mostram que o Desenho Universal para Aprendizagem traz diversos benefícios para o desenvolvimento intelectual dos alunos em diferentes aspectos. Isso acontece porque este modelo busca reduzir as barreiras metodológicas que atrapalham o processo de aprendizagem, tornando a prática pedagógica mais flexível e acessível para todos os alunos.
Ou seja, o Desenho Universal para Aprendizagem leva em conta fatores como:
- Deficiência dos alunos,
- Desigualdades sociais e econômicas entre os alunos,
- Diferenças culturais,
- Dificuldades de acesso à informação,
- Idade dos alunos,
- Entre outros fatores.
A partir dos aspectos citados acima, os professores devem investir em planejamento e criatividade para elaborar o plano de aula e tornar o processo de aprendizado significativo para os alunos.
Vale, por exemplo, pensar em recursos tecnológicos, lúdicos, diferentes mídias e outros métodos para envolver os alunos nas atividades.
Os gestores escolares também devem capacitar as equipes de docentes em temas relacionados ao DUA e às deficiências de maneira geral dos alunos.
Desenvolva seus conhecimentos com o Clube dos Diretores!
Gostou deste conteúdo do Melhor Escola? Leia também o artigo sobre as vantagens das Metodologias ativas de ensino.
Para ter acesso a outros assuntos relevantes sobre o universo pedagógico, faça parte da maior comunidade de gestores escolares do Brasil. No Clube dos Diretores, você poderá acessar videoaulas com especialistas, ver dicas, ler e-books e fazer networking com outros profissionais e muito mais.