As datas comemorativas são ótimas oportunidades para as escolas promoverem campanhas de conscientização entre os alunos sobre temas que fazem parte do nosso cotidiano. Comemorado em 21 de setembro, o Dia da Árvore pode ser abordado em atividades de educação ambiental para crianças e adolescentes de diversas maneiras, como trabalhos em grupo, pesquisas, atividades lúdicas e outras abordagens.
Nas tarefas, é importante que os alunos compreendam a importância da árvore para o planeta e para os seres vivos. Vale destacar, por exemplo, que as árvores:
- Servem de abrigo e alimento para animais;
- Ajudam na manutenção do ar e da umidade;
- Protegem o solo da luz solar;
- Absorvem gás carbônico e liberam oxigênio;
- Embelezam as cidades;
- Preservam a biodiversidade;
- Absorvem a água da chuva;
- Ajudam a diminuir a temperatura.
Os professores podem aproveitar a data para debater a importância da preservação da natureza e incentivar os alunos a terem atitudes sustentáveis no dia a dia, como:
- Economizar água em casa;
- Fazer a coleta seletiva de lixo;
- Não poluir as ruas;
- Economizar energia elétrica.
Quais atividades as escolas podem organizar no Dia da Árvore?
Além de debater a importância das árvores com os alunos, os colégios têm a opção de promover atividades externas para incentivar o contato direto dos estudantes com o meio ambiente.
Em algumas cidades, por exemplo, os professores de educação física organizam trilas ecológicas em parque ou áreas abertas para que os jovens possam ver de perto a importância das árvores para as cidades. Nessas atividades, os professores também podem organizar ações para coleta de lixo nas trilhas ou plantio de mudas.
Esse tipo de iniciativa externa costuma trazer bastante aprendizado para os alunos em questões ecopedagógicas e ainda permite vivências significativas no ambiente natural.
Caso a escola não tenha oportunidade de fazer uma atividade externa com as crianças, outras sugestões para celebrar o Dia da Árvore com sucesso são:
- Plantio de hortas e sementes: é possível usar o pátio da escola para fazer uma horta comunitária, usando materiais recicláveis e envolvendo toda a equipe no trabalho. Os professores podem separar os alunos em grupos e cada um fica responsável por um tipo de semente.
- Palestras: as escolas podem convidar especialistas para abordarem questões ambientais com os alunos e professores.
- Murais educativos e gincanas: outra iniciativa para envolver os alunos é usar os espaços da escola para colar cartazes com a temática ambiental. Os estudantes também podem participar de jogos e competições focadas na preservação do planeta.
- Distribuição de mudas: as escolas podem oferecer mudas e sementes para os alunos plantarem em casa junto com seus familiares.
- Peças teatrais: esse tipo de atividade costuma ser bastante interessante para os alunos da educação infantil, pois as atividades lúdicas auxiliam no processo de aprendizado das crianças de forma significativa e ainda estimulam a imaginação dos pequenos.
- Produção textual: uma dica para trabalhar o Dia da Árvore com os alunos mais velhos é por meio da redação de textos que abordem a temática do desmatamento e do aquecimento global, dois temas muito comuns em provas de vestibular. A escola também pode criar um concurso de redação ou oficinas de leitura sobre estes assuntos.
Divulgue as ações realizadas pela sua escola na data comemorativa!
Como forma de levar o conhecimento e educação ambiental para fora da sala de aula, as escolas também podem divulgar o resultado das ações do Dia da Árvore em seus canais de comunicação.
É possível, ainda, fazer campanhas nas redes sociais sobre o tema, com dicas, depoimentos de alunos, fotos, importância das árvores e muito mais.
Com isso, o colégio leva conhecimento para o público em geral e ainda favorece a troca de experiência com outros profissionais da educação.
Para mais dicas como essas, faça parte da maior comunidade de gestores escolares do Brasil. Entre para o Clube dos Diretores e tenha acesso a mais de 40 horas de videoaulas com os maiores especialistas em educação do Brasil. Clique aqui e saiba mais.