Preparar um encontro com os responsáveis dos estudantes pode ser um desafio para muitas pessoas, porém, a dica ideal é incluir uma dinâmica reunião de pais para descontrair o ambiente e gerar diálogos produtivos.
Além disso, prepare a pauta para reunião de pais com antecedência e inclua atividades que envolvam a todos.
15 dinâmicas para reunião de pais
1) Pintura surpresa
Entre as opções de dinâmica reunião de pais, os desenhos não podem faltar! Enquanto algumas atividades contam com orientações, neste caso, a pintura surpresa deve ser feita de forma livre.
Estipule um tempo para que os pais possam desenhar o que quiserem. Ofereça os materiais necessários e direcione para que eles pintem aquilo que quiserem, escrevendo ao lado o significado do desenho.
O objetivo desse exercício para reunião de pais e mestres é que todos entendam que as pessoas têm diferentes visões de mundo.
2) Teia de barbante
Para garantir mais diálogo na reunião de pais e mestres, faça a dinâmica da teia de barbante. Você precisará de um rolo grande de barbante e um espaço para que os participantes possam formar um círculo.
Dê o rolo para uma pessoa segurar e compartilhar algo sobre a educação dos filhos. Após isso, ela deve segurar uma parte do fio e jogar o rolo para outro pai/mãe e a conversa deve fluir, até que todos estejam segurando uma ponta do barbante.
3) Receita do monstrinho
Entregue os materiais necessários para cada participante e explique que eles irão fazer um monstro, a partir das orientações da/o professora(o).
A pessoa responsável pode direcionar citando as características do monstro, como: a boca será grande, os olhos arregalados, o nariz pequeno e triangular, o corpo peludo, haverá chifres, entre outras ideias.
A ideia dessa dinâmica reunião de pais é que eles percebam que mesmo a professora ensinando todos igualmente, a compreensão do conteúdo não será idêntica para o grupo, como é visto na sala de aula.
4) Dinâmica do nó
Corte pedaços de barbante e distribua entre os responsáveis. O desafio é que eles consigam dar um nó apenas com uma das mãos. Você também pode usar uma bala, que precisa ser aberta dos dois lados, e pedir para que abram com uma única mão.
Provavelmente poucas pessoas vão conseguir completar o desafio, e esse é o objetivo! No final, após um tempo limite, debata sobre a necessidade de pedir ajuda ao próximo e de contar com outros indivíduos para atingir as metas.
5) Recadinho no mural
Uma dinâmica reunião de pais sem post-it não é uma atividade completa! Por isso, utilize essa ferramenta para que os pais escrevam recadinhos aos filhos e colem no mural. Assim, os pequenos poderão ver as mensagens durante as aulas.
6) Roda de balões
Entregue uma bexiga para cada participante e peça para que encham e amarrem. A ideia é que todos joguem os balões para cima no mesmo momento e não deixem nenhum cair no chão por um tempo, como forma de se ajudarem num mesmo objetivo.
7) Caixa dos desafios
Peça para que os responsáveis formem uma roda e entregue uma caixa fechada para um deles. Ligue a música e deixe que eles passem a caixa enquanto o som está tocando. Ao pausar a música, quem está com a caixa deve abri-la e pegar um papel.
Escreva em vários papeis os principais desafios na educação de uma criança, como por exemplo lidar com notas baixas ou bullying. O objetivo é que o participante leia o desafio e sugira uma solução para ele.
8) Identifique os rostinhos
Em um cartaz, coloque fotos com apenas a metade do rosto das crianças. A ideia é que os pais identifiquem os próprios filhos e escrevam seus nomes ao lado de cada imagem.
A ideia dessa dinâmica é que os responsáveis prestem atenção aos detalhes e se atentem também ao desenvolvimento constante dos mais novos.
9) Dinâmica das diferenças
Semelhante à dinâmica do monstrinho, aqui os desenhos são mais livres e apenas com uma orientação. O responsável deve pedir para que os participantes desenhem algo específico, como uma estrela, bola, flor ou até um animal.
Ao final, compare os desenhos e peça para que identifiquem os traços que são iguais e aqueles que são diferentes.
10) Árvore genealógica
Também conhecida como herança genética, esse exercício é ideal para a reunião de pais educação infantil, como forma dos responsáveis identificarem características marcantes nos próprios filhos, as quais também estão presentes neles.
Imprima uma árvore em diversas folhas e distribua para todos. Peça para que eles coloquem duas características dos avós, depois dos pais e depois de si próprios, seguindo a lógica de quais eles herdaram dos mais velhos.
11) Caixinha com espelho
Esse exercício é ideal para encerrar a reunião de pais e mestres, porque costuma gerar muita comoção e relembrar os mais velhos sobre sua importância na vida dos filhos.
Em uma caixinha decorada, coloque um espelho ao fundo e não avisa aos participantes. Peça para que eles vejam o que tem dentro da caixa e ressalta sobre a importância do que está ali.
12) Caixa dos bons momentos
Que tal reforçar e manter vivas as melhores lembranças? Peça para que os responsáveis escrevam, pelo menos, três bons momentos que passaram com os filhos. Depois, misture os papeis e oriente para que cada um leia um papel alheio.
13) Peixinhos no aquário
Falar sobre diversidade na escola é essencial, tanto para os pais quanto para os estudantes. Nesta dinâmica, faça um aquário na lousa e peça para que cada responsável desenhe um peixinho.
No final, o aquário estará cheio de peixes, mas todos serão diferentes e estarão convivendo no mesmo espaço, assim como funciona a escola. Discuta a ideia com os papais e mamães.
14) Bolinha da expectativa
Todo responsável cria expectativas sob os mais novos, principalmente em relação ao desempenho escolar.
Entregue uma folha de revista velha para todos os participantes, peça para quem está na primeira carteira de uma fileira, dizer sua expectativa para aquele ano escolar do seu filho.
Então, a pessoa deverá fazer uma bolinha após expor a expectativa e passá-la para trás. O participante seguinte colocará o papel em volta da primeira bolinha, para aumentá-la. O processo deve ser feito até o último pai de cada fileira.
Ao final, o professor reunirá as várias bolas de papel e discutirá sobre o tamanho das expectativas criadas e como, nem sempre, elas correspondem à realidade.
15) Conheça as borboletas
Antes da reunião de pais educação infantil, peça para que as crianças desenhem e recortem borboletas, as quais serão usadas na reunião.
No dia do encontro, entregue cada borboleta para o respectivo responsável. Eles deverão escrever os principais desafios e conquistas dos filhos naquele papel. Depois, os familiares deverão trocar as borboletas e lerem as mensagens escritas.
O objetivo é entender outras dificuldades e compartilhar soluções, assim como oferecerem apoio uns aos outros.
O que colocar na pauta da reunião de pais?
Na pauta para reunião de pais, considere a rotina da sala de aula para expor os principais desafios e avanços. Porém, não deixe de pontuar outros tópicos essenciais, como:
- Apresentação do projeto pedagógico;
- Como é feita a adaptação de novos alunos;
- Atividades extras e eventos que ocorrerão ao longo do ano;
- Reforce as regras da instituição;
- Apresente toda a gestão escolar, corpo docente e outros funcionários;
- Explique a metodologia e sistema de avaliação;
- Aborde sobre a importância da presença familiar no desenvolvimento das crianças com os estudos;
- Como é feito o uso dos materiais escolares;
- Informações referentes a faltas por motivos de saúde;
- Disponibilize um espaço para dúvidas e perguntas no final.