De acordo com uma pesquisa divulgada pela UFMS, no ano passado, ainda enfrentamos dificuldades para atingir uma Educação 5.0 efetiva. O modelo primordialmente seguido nas salas de aula ainda é o tradicional 1.0, onde o professor toma a frente no processo de aprendizagem e os alunos apenas recebem as informações, passivamente.
Porém, nos últimos anos houve uma aceleração nesse processo de transformação educacional, já que a pandemia de Covid-19 influenciou fortemente às escolas adotarem ferramentas digitais para o ensino. Esse é um dos pontos que definem a Educação 5.0, a qual preza pelo desenvolvimento de habilidades humanas na área tecnológica e também para o bem-estar socioemocional.
O que é a Educação 5.0?
Na educação 5.0 o principal meio de fazer mudanças é através da tecnologia, por isso, essa é uma vertente aprofundada na formação. Além disso, as inovações tecnológicas são reconhecidas como uma maneira de contribuir para a esfera do trabalho, indústria e saúde.
O estudante inserido na Educação 5.0 passa a ter contato com um ensino mais humanizado, que tem como objetivo a formação integral do indivíduo a partir de explorações da essência humana, que devem contribuir diretamente para a geração de soluções na vida em comunidade.
Qual a diferença da Educação 4.0 para a 5.0?
A Educação 4.0 não foi anulada por essa nova forma de educar. Na verdade, houve uma atualização desse modelo: antes, a ideia de tecnologia, precisão e rapidez no meio educacional pareciam distantes; agora, essas características estão mais presentes no cotidiano escolar, seja na sala de aula ou nas tarefas de casa.
Como dito anteriormente, nos anos em que a pandemia obrigou-nos a praticar o estudo à distância, pudemos estar mais próximos das evoluções digitais. Agora, para atingirmos a Educação 5.0, é necessário implementar um tipo de aprendizado que busca promover a saúde, segurança e reduzir o impacto ambiental atual. Em outras palavras, as capacidades sociais e emocionais devem ser mais exploradas.
Leia também: + Atividades lúdicas para educação infantil: veja 10 dicas
Quais as vantagens da Educação 5.0?
A importância da educação 5.0 se destaca quando buscamos atingir uma sociedade mais ética, produtiva e inclusiva. Através desse formato educacional, a humanidade é colocada como prioridade. Além disso, as principais vantagens são:
- Maior fluidez na comunicação,
- Valorização da criatividade,
- Gestão de conflitos,
- Destaque para trabalhos colaborativos,
- Melhora no relacionamento interpessoal.
Como aplicar a Educação 5.0 nas escolas?
Um dos primeiros passos é a capacitação dos professores. Os profissionais devem ter uma formação diferenciada, juntamente com articulação do currículo, aplicação de novas metodologias e ampla experiência com tecnologias digitais, pois o conceito de sala de aula invertida receberá ainda mais espaço no futuro. Esse é um tipo de estímulo que deve vir tanto de quem é educador, quanto das instituições de ensino.
Para concretizar essa ideia, os colégios também devem investir em tecnologias educacionais, como softwares. Uma sugestão é buscar por programas de gestão que deixem os pais alinhados com os processos escolares, como uma forma de supervisionar e garantir os resultados esperados pela Educação 5.0. O apoio dos responsáveis é fundamental para que a escola consiga aplicar esse modelo amplamente acolhedor e qualificador.