Educação STEM: principais objetivos e como funciona a prática

Você já ouviu falar sobre o termo “educação STEM?” Ela vai além de ser apenas uma metodologia; pois pode ser vista como uma estratégia abrangente de desenvolvimento para um país inteiro.

Veja também: + Como captar alunos para escola particular: veja 4 dicas!

Focando nas disciplinas das ciências exatas e adotando modelos práticos de ensino, a educação STEM desempenha um papel crucial na solução de dois desafios amplamente enfrentados em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre os principais objetivos e como funciona a prática da Educação STEM.

O foco nos grandes desafios da Educação STEM

Um dos principais desafios observados para a inclusão da Educação STEM é a escassez de mão de obra qualificada, particularmente nas áreas de tecnologia e engenharia, que são os principais pilares desse tipo de abordagem educacional. O outro desafio é o desinteresse dos estudantes, motivado por diversos fatores, incluindo a lentidão na atualização dos métodos de ensino.

Assim, o envolvimento com a metodologia pode ser motivado por diversos papéis, seja como educador, estudante ou simplesmente como um cidadão preocupado com o desenvolvimento do país. Afinal, ciência e tecnologia desempenham papéis fundamentais no futuro de qualquer nação, ou pelo menos deveriam ser reconhecidos como tais.

O conceito da Educação STEM e seus principais objetivos

A educação STEM é um movimento inovador que se baseia em quatro disciplinas específicas: ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Essas disciplinas são integradas de forma interdisciplinar, formando o acrônimo STEM, que representa os pilares desse enfoque educacional.

Cada letra do acrônimo STEM tem um significado específico:

• S: refere-se a ciência, abrangendo principalmente as ciências naturais, como biologia, física e química. Outras disciplinas consideradas como ciências exatas também estão contempladas nas demais letras do acrônimo.
  • T: representa tecnologia, englobando desde conceitos fundamentais de tecnologia até conhecimentos avançados relacionados à programação, big data, internet das coisas e inteligência artificial.
  • E: corresponde a engenharia, envolvendo a aplicação do conhecimento científico na criação ou melhoria de soluções práticas para a vida cotidiana, abrangendo diversas áreas da engenharia, como civil, elétrica e mecânica.
  • M: representa matemática, sendo a base fundamental para muitas experiências e aplicações nas outras disciplinas STEM.

A abordagem da educação STEM difere do modelo tradicional em que cada disciplina é ensinada de forma isolada em sala de aula. Em vez disso, promove a integração dessas disciplinas entre si e com o mundo real, tornando o ensino mais envolvente e relevante.

Essa abordagem é especialmente relevante na atual era da Informação e da revolução tecnológica, na qual as formas de interação, a velocidade da rotina e as fontes de informação e entretenimento passaram por transformações significativas nos últimos anos. Os métodos de ensino tradicionais muitas vezes se mostram obsoletos diante dessa nova dinâmica do mundo em que vivemos.

Como funciona a aplicação da Educação STEAM?

A aplicação da metodologia na educação envolve a criação de um ambiente de ensino interdisciplinar e prático, no qual os alunos são incentivados a explorar, experimentar e resolver problemas do mundo real. Aqui estão algumas maneiras de aplicar o método:

Integração de disciplinas:

Em vez de ensinar ciência, tecnologia, engenharia e matemática de forma isolada, crie projetos ou atividades que incorporem elementos de todas essas disciplinas. Por exemplo, um projeto de construção de um robô pode envolver conceitos de física (mecânica), programação (tecnologia), design (engenharia) e matemática (cálculos de movimento).

Aprendizado baseado em problemas:

Apresente aos alunos problemas do mundo real que exijam soluções baseadas em STEM. Isso incentiva a resolução de problemas, o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento.

Mãos à obra:

Promova atividades práticas, como experimentos de laboratório, construção de modelos, programação de computadores e projetos de engenharia. Essas atividades permitem que os alunos coloquem em prática o que estão aprendendo.

Colaboração:

Incentive a colaboração entre os estudantes, pois muitos problemas do mundo real requerem trabalho em equipe e diferentes perspectivas. Isso também ajuda a desenvolver habilidades interpessoais.

Aplicativos e tecnologia:

Utilize aplicativos, softwares e tecnologias relacionadas às disciplinas STEM para tornar o aprendizado mais envolvente e relevante. Isso pode incluir simulações, realidade virtual ou laboratórios virtuais.