Evasão escolar: principais causas e como evitar

A evasão escolar tem sido um desafio persistente na educação brasileira ao longo de décadas, mas a pandemia da Covid-19 intensificou esse problema social de maneira significativa. O ensino remoto, adotado como medida de distanciamento social, revelou deficiências na qualidade, afetando desproporcionalmente grupos social e economicamente vulneráveis.

Veja também: + Estratégias para captação de alunos: veja 5 recomendações

Embora a pandemia tenha agravado as questões educacionais do país, outras variáveis também contribuem para a evasão escolar. É fundamental explorar mais a fundo esse conceito, identificar suas principais causas e buscar estratégias para mitigar esse fenômeno que impacta profundamente o desenvolvimento educacional do Brasil.

Compreendendo a Evasão Escolar: Diferenças e Características

É crucial esclarecer que a evasão escolar não é sinônimo de abandono escolar. Enquanto o abandono refere-se à desistência abrupta a qualquer momento, a evasão ocorre quando o estudante não retorna para efetivar a matrícula no ano seguinte.

A evasão escolar afeta especialmente alunos entre 16 e 18 anos, predominantemente do sexo masculino e de origem negra, além de ter mais prevalência no ensino médio. Segundo o IBGE cerca de 20% da população entre 14 e 29 anos abandonou ou não concluiu as etapas dos ensinos fundamental e médio.

Quais são as principais causas da evasão escolar?

Impacto da pandemia:

Uma pesquisa realizada pela Unicef aponta que o ensino remoto, adotado durante a pandemia, é um fator significativo na evasão, pois muitos alunos enfrentaram dificuldades de acesso à internet de qualidade, comprometendo a aprendizagem.

Mas, o retorno às aulas presenciais não eliminou completamente os desafios, pois dois milhões de jovens não retornaram às escolas, e os que voltaram relatam dificuldades em acompanhar o conteúdo.

Dificuldades financeiras:

A crise econômica é um problema que afeta muitas famílias brasileiras e essa dificuldade financeira é um dos fatores que contribuem para a evasão escolar. Dessa forma, uma solução para que esse problema não afete sua escola, você pode fechar parceria com programas de bolsas de estudo.

Desinteresse da família:

O envolvimento da família no desempenho acadêmico é crucial. Quando não há incentivo em casa, o estudante pode se desmotivar. Portanto, a comunicação entre família e escola é essencial para entender e abordar eventuais desafios enfrentados pelo aluno.